Postado originalmente por
Paulo André BR
OsmanGioia, bom dia
Com disse, estou com o meu a tão pouco tempo, que ainda não tive muita condição de fazer experimentos!
Eu sempre gostei de andar com pneus cheios, os meus estão com 28lb, mas não sei se isso é muito ou pouco, mas pelo que percebi dá para esvaziar um pouco, sem problemas.
Minha esposa que dirige ele durante a semana, e quando eu pego ele no final de semana, acho tudo lindo! kkk
Mas vamos lá, a melhor maneira de saber a pressão correta, é o desgaste que o pneu está tendo:
1. se tiver desgastando as bordas, é por que está com baixa pressão
2. se tiver desgastando o centro, está com muita pressão.
3. se tiver desgastando por igual, obviamente, a pressão está correta
Isso é mais fácil de ver nos pneus traseiros, que não sofrem tantas variações quanto os dianteiros (arraste em curva, alinhamento, cambagem, etc...)
Como cada pneu tem suas peculiaridades, independente das dimensões, o correto é quem dirigi sentir que o carro está legal, e ficar de olho no desgaste. Se o pneu é "zero bala" e estiver com a calibragem muito fora, com 1000Km já se nota um desgaste desigual.
Portanto, para mim, a calibragem do manual é mais um balizador que uma regra, mesmo pq o Jimny original (japa), vem com pneu 205/70-15, que tem menor banda de rodagem que um 215/75-15, portanto trabalha com pressão maior.
Cada um sabe como quer o carro, entre erros e acertos, uma hora acha e pressão desejada!
Abraço e boa sorte!