Rubens, 30Psi é muito pra um pneu de Jipe, vai pular demais, no máximo 26psi se você estiver com preguiça de por 23/26psi.
Agora o Shimmin geralmente é por causa do balanceamento das rodas.
Versão Imprimível
Rubens, 30Psi é muito pra um pneu de Jipe, vai pular demais, no máximo 26psi se você estiver com preguiça de por 23/26psi.
Agora o Shimmin geralmente é por causa do balanceamento das rodas.
Rubens, os Pirelli Scorpion têm dado problemas de balanceamento.
Os meus deram trabalho pro rapaz lá, foi chumbo pra caramba! Mas ficou lisinho agora.
Veja se não é isso.
Abraço
Rubens,
Eu tive o mesmo problema desde zero.
Por recomendação do pessoal da concessionária, fui até uma loja de balanceamento de confiança e acompanhei todo o serviço.
Da primeira vez melhorou muito, mas não resoleu o problema. Sem cerimônia, retornei no dia seguinte e pedi pra refazer. Eles mesmo admitiam que o Jimny é um carro difícil de acertar o balanceamento e isso ocorre por dois motivos básicos: o furo central da roda é muito grande e as máquinas não centralizam a roda direito. O operador precisa gastar um bom tempo pra centralizar a roda e poder fazer o balanceamento. Se não estiver bem centralizada, não vai dar certo. É trabalhoso; o segundo fator é que o modelo da roda não permite fazer o balanceamento lateral completo, mas apenas o vertical, ou seja, o chumbo compensa o peso do pneu, mas não compensa a diferença do peso entre os dois lados do pneu porque os chumbos ficam colados quase que no meio da roda. E é aí que está o grande problema do 'shimmy' - a diferença de peso lateral que faz a roda 'abanar'.
A solução eu mesmo pedi pra fazerem. Pedi pra retirarem todo o chumbo de adesivo e colocaram os chumbos com grampos. Isso leva o contrapeso para as laterais na parte mais extrema. Com isso, o balanceamento ocorre com menos chumbo e compensa a diferença entre a banda de fora e a de dentro. Não fica muito bonito, mas RESOLVEU!
Mas lembre-se: se o operador não centralizar a roda direito, sem chances.
Antes que pergunte, a necessidade de centralizar vem do fato de que o furo central é muito grande e a máquina tem o eixo pequeno. A roda fica frouxa e fora do centro. O ajuste nesse caso tem que ser manual até centralizar no eixo. Se fizer o balanceamento 'no local', esse problema não vai existir. Ok?
Abraço e boa sorte!
Valeu Mauro B pela explicação do Skid Plate.... Estávamos todos na maior dúvida sobre o equipamento.
Após sua explicação e citação de Cocatriz, tive a condição de reparar melhor na peça após ver algumas fotos, cujo o ângulo permitia uma melhor análise.
Na Strada Adventure do meu pai, 28 PSI são mais que suficientes para um bom desempenho...mas jipe é diferente, e como nunca tive um, calibragem e balanceamento será tudo uma novidade. Só espero que eu não tenha tantos problemas de balanceamento nos pneus do Jimny quando eu pegá-lo. Mas, fico tranquilo em qualquer situação desse tipo, após leituras em fóruns e ótimas análises dos foristas deste e demais espaço...
Agora estou aqui me divertindo na casa de minha irmã, que é mãe e com a outra irmã mamãe tbm e claro, com a nossa mãezona comandando tudo...rs. E desejo aos participantes deste espaço, um bom dia ao lado das incríveis mães que temos...
Abraços a todos...
Não podemos esquecer também a questão de trânsito. Pelos horários que eu ando com ele, dificilmente fico preso em trânsito. Dá para andar boas distâncias sem ficar naquele para e anda de trânsito pesado. Além do que o meu já está indo para os 13.000 km e 2ª revisão ( no final deste mês mesmo). Se eu não me engano o seu é recem tirado e deve ter pouca quilomeragem e isso faz diferença no começo...