Postado originalmente por
Thiago Pereira
Jorge,
Muito obrigado pelo link, perguntei para o vendedor se tinha alguma tabela no site e ele disse que não. :parede:
Comparei com o Punto, por ter a referencia dos valores e por ter um motor com deslocamento similar, mas depois também comparei com a Hilux que é 4X4 e diesel e mesmo assim o Jimny perde em valores.
O vendedor comentou do fato de ser 4X4, mas desculpe, tenho 4X4 desde meus 18 anos e isso não justifica.
Pela tabela do site na primeira revisão é trocado óleo e filtro do motor e anel do cárter, alem do óleo do diferencial (o Jimny tem dois diferenciais, por estar no singular só trocam de um?). Não sei as quantidades, mas estimando 4 litros de um excelente óleo sintético no motor, seria uns R$160, filtro de óleo e um anel, chute alto uns R$40,00. Se trocar o óleo dos dois diferenciais não deve passar de três litros, não são diferenciais de deslizamento limitado então o óleo deve ser um 80W90 comum, coisa de R$20 o litro... Nisso são R$260, onde a Suzuki justifica cobrar R$461 nessa revisão? Mão de obra? Normalmente na primeira revisão a mão de obra não é grátis? E isso só de itens obrigatórios, como você disse corre-se o risco de empurrarem muito mais coisas.
O Jimny é um excelente 4X4 robusto e muito confiável, talvez a opção de abandonar a garantia depois de uma quarentena realmente seja a melhor.
Mas a Suzuki tinha que rever esses valores com urgência, para minha amiga que não precisa de um 4X4 (ela apenas acha o Jimny bonito), não tem um conhecimento de mecânica, não tem um mecânico de confiança e o dinheiro para manutenção é limitado realmente fica complicado. No caso exclusivo dela é muito melhor (ou seria menos pior, rs) um Fit.