Obrigado Nelson...Abs!!
Versão Imprimível
Pégasus,
Eu nunca deixaria de comprar o modelo, mesmo que fosse ocorrer essa mudança.
Outra, eu acompanho muito a mecânica, trabalho indiretamente, escrevo umas poucas matérias e faço algumas avaliações, para ajudar, a muito tempo gosto de mexer em meus carro e um amigo que tem uma oficina sempre me ajuda nos pepinos que quebro a cabeça para resolver, hoje muito raramente levo o carro para ele mexer, tudo sou eu que faço, muitas vezes preciso de ajuda ou ferramenta específica ai novamente recorro a ele.
Sobre os motores flex, isso na minha opinião é uma ilusão ridícula que a industria alimentou e os brasileiros cairam no conto!
Raro foram os motores que tiveram um bom acerto no flex, os únicos que gostamos onde o consumo não ouve uma piora, foram os 1.6 16v da Peugeot (207 e 307) e o do Corolla 1.8 16v (na versao antiga, na nova nao sei se fizeram outro acerto da injeção) em todos os outros motores sempre ouve uma piora no consumo, um grande exemplo que tivemos, foi o New Civic, a primeira safra dos Flex, pasmem tivemos um EXS o carro andando sempre na casquinha a média no álcool nunca foi melhor que 5 na cidade, na estrada para conseguir entre 8.5 a 9 era quase impossível, ai abastecido com gasolina o consumo era maior que antes na versão apenas a gasolina, ou seja de que adiantou a Honda fazer ele Flex? Depois de muita reclamação de muitos donos, ela refez a calibragem na injeção, ouve uma melhora, mas não como era o modelo apenas a gasolina.
Resumindo, carro Flex ao meu ver é uma gambiarra, a calibração da injeção e taxa de compressão está sempre no meio para que possa ser usado tanto o álcool ou a gasolina...Prefiro um carro de um único combustível, pois ai ele é acertado apenas para aquele combustível.
Outra faça uma viagem para interior de SP, tipo Ribeirao Preto, no caminho vai passar por várias plantações de cana, ao chegar na cidade, vai descobrir uma coisa muito desagradável, o valor do Etanol é bem mais caro que em SP, detalhe e você vai estar próximo de muitas usinas e então pq isso? Isso é a ladroagem em nosso país, lembro que antes de começarem a soltar os carros flex, o preço do álcool era menos da metade do valor da gasolina, ai os usineiros começaram a subir disparadamente o valor para que ficasse próximo da gasolina para que não chegasse em uma diferença tão excessiva, foi no que chegou hoje.
Se um dia fizer uma viagem para Sul do brasil ou para o RJ vai ver a sacagem que fazem com o Etanol...Na minha opinião não vejo vantagem alguma...
Agora deixo meu exemplo do consumo do Jimny, o meu é 2012, a primeira média que eu tirei, bateu 12.6 de média apenas na cidade, usei bastante o ar e para conseguir uma boa média, evite acelarar por mais de 3mil rpm ou acelerações bruscas, use uma gasolina de um posto que seja confiável...
É quase certo que o modelo 2015 será flex. A Suzuki não tem como deixar de produzir esta porcaria de motor:-( por uma questão de mercado: infelizmente se não for flex não consegue bom volume de vendas. Estou esperando o lançamento do flex para comprar o Jimny; quero ficar com todos os modelos fabricados pela Suzuki no Brasil. Já tenho o Grand Vitara que é de meu uso, tem o SX4 que é da “Rádio-Patroa” e o Jimny vai para minha filha com uso-fruto meu.
Eu devo estar ficando velho e rabugento...
Mas Jimny no Flex, vai ficar uma b...omba... Vai perder potência e aumentar o consumo, além de deixar de usar um motor que é usado no mundo todo pra usar uma Gambiarra... Eu pessoalmente acho que essa mudança deve demorar mais que só 2015...
Mas eu também sou contra Airbag e Abs no 4Sport, então... posso estar errado denovo... eu pessoalmente fico puto quando o governo me obriga a ter uma coisa pro "meu bem"... eu gosto do meu direito de reijeitar o que eu não gosto.
Em Suma... se eu fosse trocar meu 4Sport, eu ia procurar outro 2013, Gasolina e sem frescura =D. ( pareço os Seniors falando de Willys... )
Com aumento do consumo, ele terão que providenciar uma solução para o pequeno tanque...
Pois a autonomia seria ainda mais prejudicada...
Jimny movido a etanol é o apocalipse. Já ouvi falar de Jimny movido a etanol no Japão, mas nesse site ele está listado como "não adequado" a gasolina com 55 ou 10% de etanol. Imagina com 25% como a nossa. No final da página tem explicações.
Can my vehicle operate on Ethanol blend petrol? : FCAI
Experimentem a Podium. Eu tô usando direto. Melhorou o consumo e o motor gira muuuito mais redondo na alta.
[ ]'s
Olhando novamente, vi que está anotado SOHC ao lado. Ou seja, Jimnys modelo 2001 em diante (DOHC) são compatíveis com E5 e E10.
Seria bom mesmo se a Suzuki trouxesse a versão diesel. Nem sei se ainda vendem o Jimny diesel na Europa. Quanto ao flex eu concordo com o Cocatriz. Acho que vale mais pegar o motor do jeito que tá, a gasolina e japonês. Não arriscaria numa versão flex que pode ser uma alteração feita pela souza ramos.
Abs,
Marcus
Detalhe importante é que os carros com motor flex estão rodando só na gasolina. Aliás, já faz uma cara! Quem entende a política neste país?! Álcool já faz um tempo que está caro.
Bruner!
Obrigado pela resposta! Eu concordo 100% com o que você disse!!! Também tive exemplos de carros que somente a gasolina tinham ótimo consumo, e quando comprei o mesmo carro, já sendo flex, o consumo deste na gasolina era bem maior. Realmente a mania do flex, foi algo que o acabou tomando o mercado, que fica cego para um modelo totalmente a gasolina quando há o respectivo bi-combustível. Eu tenho a mesma opinião que você, ou somente a gasolina ou somente a etanol! Na baixada santista o etanol esta 2,20 no posto BR, e a gasolina já vatendo os 3,10... Isso é ridículo! Quando eu tive meu primeiro Gol flex em 2005 eu gastava 38,90 e enchia o tanque dele! Mas essa alegria durou poucos meses!
Eu acho mesmo que vou optar pelo Jimny a gasolina, sua média é excelente! E eu pretendo ficar com ele também por vários anos, creio que a desvalorização no final das contas seja a mesma de um possível modelo flex!
Agora vou aguardar vender meu carro, e logo em seguida vou a Suzuki mais próxima pegar o meu Pegasus Azul! ahhahahaha
Abraços !
Obrigado pela resposta Annibal!!! Também gosto muito da Suzuki, sempre produziu carros com qualidade. O SX4 já esteve na minha mira uma vez, mas resolvi aguardar na época e acabei comprando outro veículo! Desta vez o Jimny não me escapa! Vendo o relato do Bruner, eu acho realmente que compensa comprar o modelo unicamente a gasolina! Uma vez que pretendo ficar uns 5 anos com ele, a desvalorização não será tão diferente. Abraços!!!