Postado originalmente por
pmen
Minha viatura está com pouco mais de 31000 KM. Realizei a revisão de 30.000 KM (que deve ser realizada com hodômetro entre 29500-30500 KM) segundo manual de manutenção e dos termos de garantia Kia.
Os valores orçados em duas concessionárias diferiam um do outro. Uma delas no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) onde fui informado pela atendente que o total seria de R$ 1035,00. Na cidade onde resido, interior do RJ/Macaé (Koremac), este valor foi menor, R$ 910,00 com mais R$ 120,00 para higienização do sistema de AC. Optei por fazer na região, pois ficamuito mais viável em termos de locomoção. Havia antes consultado com dois colegas, quanto a impressão do serviço realizado pela Koremac.
Ambas respostas foram de que o serviço não eram bons. Fiz o agendamento, deixando o veiculo às 8:00 para resgatá-lo no fim do dia. Esta concesionária possui serviço com motorista que leva você até sua residência ou trabalho (ponto positivo).
Fiz algumas observações, como trepidação do conjunto óptico que foi corrigido. Do sacolejo e ruídos proveniente dos assentos, mas continua da mesma forma. Creio que seja uma deficiência do sistema de fixação das fileiras dos bancos. Um ruído (tek) quando do engate da primeira marcha (Drive) para ré, que não sei se seria normal no veículo, pois não recebi resposta e o barulho continua quando engatando de uma posição a outra (D) para (R).
Fazendo a leitura do manual, dos itens verificados em cada manutenção, vi que não cumprem com o que está descrito.
Dois dias após realizada a revisão, tratei de abrir o compartimento do filtro de ar, e pude constatar que não havia sido aberto pela oficina para verificação. O lado do filtro onde deve reter poeira e todo e qualquer elemento sólido estava bastante sujo. Deixei o filtro cair ao piso, de uma altura de +/- 20 cm, por 4 vezes, a quantidade de poeira e algumas folhas de árvores presas, delatavam que ESTE ITEM NÃO FOI VERIFICADO. Outra estranhesa, foi do nível de óleo no compartimento da direção. O nível estava correto, apesar de TER ABSOLUTA CERTEZA que não foi desatarrachada a tampa de acesso, pois a mesma encontrava-se empoeirada sem qualquer possibilidade de alguém removê-la, sem que ali ficassem as marcas das mãos/luvas ou até mesmo uma limpezinha após verificação (que normalmente é feito). Fiquei bastante revoltado, pois me senti enganado. Acredito que estão enganando também a Kia Motors. Daí várias dúvidas pairam no ar???? Será que efetuaram a troca de óleo do motor??? Será que efetuaram a troca do elemento filtrante de combustível e óleo??? Ainda não fiz reclamação formal, mas tratei de registrar através de fotos tais observações. Bem, fica aí minha dica para aqueles que utilizam rede de serviços Kia...Koremac, definitivamente não recomendo...ou se tiver disponibilidade de tempo, pessa para acompanhar o processo de revisão.
Abs,
Paulo