Hoje recebi um telefonema da VW pedindo para voltar à concessionária e repetir o test drive do Tiguan. Pedi maiores detalhes, mas a atendente não tinha acesso.
Na concessionária me informaram que o carro que havia testado parece ter recebido muito críticas (14 em 18 consumidores naquele dia) e a VW fez recall do carro (já tinha sido vendido há coisa de 2 meses) e constatou diversas falhas na eletrônica do carro.
Como filho feio não tem pai, ninguém sabe dizer quem fez a cagada, mas fica o registro da atitude da VW em buscar a satisfação do cliente e tentar entender o motivo de tantas críticas.
Foi disponibilizado um carro para test drive já 2010/2011 com interior em couro, mas sem o volante com a borboleta para mudança de marchas.
O sistema de som parece ser bem interessante, mas só deu para usar o rádio. O computador de bordo tem uso mais fácil que o computador de bordo da Outlander, mas as funções de display são as mesmas. Não deu para testar configurações.
Senti o assento do banco um pouco curto, deixando o joelho sem apoio, mas esse é um detalhe que sempre procuro resolver por um problema nos meus joelhos. Para o usuário comum é confortável.
O espaço interno para os passageiros no banco de trás vai do céu ao inferno com as regulagens dos assentos.
O porta-malas já é conhecido e realmente é pequeno para as minhas necessidades.
Agora chega de críticas: o carro anda bem, parece que consome bem (cavalo que anda é cavalo que come...), estável e no trajeto que fiz (saí de Laranjeiras e fui até a Barra da Tijuca - 56 kms de transito médio) deu para perceber que o carro tem fome de velocidade, ao contrário do carro que tinha testado. Anda melhor que a Outlander por conta da seleção sport do câmbio alemão, mas em D não vi grande diferença. Usando no manual, senti mais controle na Outlander, mas nada de absurdo.
Sob pena de ser apedrejado, eu diria que o motor alemão merecia um câmbio melhor porque não me fez sentir pena por ter escolhido a Outlander.
Vale como um segundo carro, que dependendo do momento em que tiver de trocar pode ser o caminho. Para as minhas necessidades, não dá para abrir mão de um carro maior.
Concluindo, o Tiguan é carro para quem ainda está na fase esportiva. Como já ando na fase familiar faz muito tempo, vou mantendo a minha Outlander.
Parabéns aos colegas que compraram o carro, parabéns a VW pelo respeito ao cliente, mas vou te dizer uma coisa: quem comprou o carro bichado não entende nada de carro... se comprasse um Cross Fox tava servido da mesma forma.