Postado originalmente por
Maranguas
O torque dela é muito boa sim... a Hilux tem 35 mkgf e a Ranger 38,7 mkgf (ambas a diesel)
Mas voltando a sua pergunta a resposta é não... definitivamente não. Torque é a simples força que faz a roda girar. Ai vc se pergunta: Mas quanto mais força, mais rápido a roda gira? Novamente não... ou melhor... não necessariamente.
Vou explicar novamente e usar exemplos práticos para diferenciar Potencia (hp e cv) de Torque (mkgf)
Torque: é uma força que tende a rodar ou virar objetos
É gerado um torque toda vez que é aplicado força usando uma chave de boca. Apertar as porcas das rodas do carro é um bom exemplo. Quando é usada uma chave de roda, acaba por aplicar uma determinada força para girá-la. Essa força cria um torque sobre a porca, que tende a girar sobre o eixo (prisioneiro).
Potência: é a medida de quão rápido um trabalho é executado
Ex: Usando uma alavanca, você pode gerar um torque de 200 libra-pés, mas será que conseguiria girá-la 3 mil vezes por minuto? Logo a medida potência é utilizada como referência no universo automotivo para automóveis leves e médios, que possuem a proposta maior de velocidade. Na linha pesada (caminhões e ônibus) e camionetes diesel o mandatório é o torque, pois todas essas são construidas para carregarem peso... necessitam de muito torque
Podemos fazer a seguinte analogia: imagine um prédio de 20 andares, com duas caixas d’água de 15 mil litros cada. Logo a bomba d’água deverá abastecer as caixas d’água com certa rapidez. A potência pode ser comparada com a velocidade em que a água chegará às caixas (tempo necessário para a subida). O torque pode ser comparado com a força ou volume de água em que a bomba consegue empurrar até as caixas.
Trazendo isso para o mundo automotivo, um bom exemplo, um motor a diesel Caterpillar de 12 litros utilizado no caminhão C-12 de 430hp de potência entrega mais de 228 kgfm de torque a apenas 1.200 rpm, enquanto que o motor de um Ford Mustang preparado, de semelhantes 437 hp entregam “apenas” 48,9 kgfm de torque a 5.600 rpm.
Qual acelera mais ?
Costumo dizer que o torque é como um "coice" ao se arrancar com o veiculo... ou seja, a pressão sentida no volante quando se acelera, mas nao está ligado a aceleração. São coisas distintas.
Motores diesel geralmente são "torcudos" por sua natureza e proposito de sua função: carregar peso com mais eficiencia que um motor a gasolina.
Se não entender eu tento explicar novamente... mas é só pesquisar sobre o assunto para destinguir as duas coisas.