Aos caros amigos que ainda confundem torque com potência
Citação:
Postado originalmente por
tulhoxtt3
Maranguas,
Pelo que entendo, e até pelo que vc explicou, parece-me que o torque tem a ver sim com a aceleração, pelo menos para as velocidades mais baixas. Afinal, o que seria o tal "coice", senão um golpe de aceleração?
A comparação do trator, permita-me a opinião, não é tão boa, por questões outras como relações de marchas, Cx e peso.
Mas retomando meu raciocínio, sei que os motores elétricos são supertorcudos e o pico ocorre a 0 RPM (embora tenham potência baixa), por isso mesmo são dos prediletos para os trens urbanos. Aceleram muito rápido, mas não são bons de velocidade final.
Mas vou ficando por aqui, porque acho que já estou sendo "offtopic" demais. De qquer forma, obrigado pelas explicações. :concordo:
Abs, T.
Não acho esse assunto off topic, ate pq queremos aprender muitas cosias por aqui sobre esses assuntos. Talvez seja de interesse geral.
Tulhão... exatamente pelo contrário. Realmente fiz uma comparação extremista com o motor de um C-12... mas contudo, definitivamente não existe nenhuma relação direta entre torque alto e aceleração do carro, mesmo partindo da inércia. Aceleração vem decorrente da potência do veiculo mesmo em velocidades baixas. Falei do "coice" mas acho q só serviu para lhe confundir. Estava tentando dizer sobre o momento angular...
Ao inves de me alongar novamente com explicação e definição, vou simplesmente pegar alguns modelos disponíveis no nosso mercado.
S10 2.8td mwm 136cv- torque 34kgfm a 1800 rpm 0 a 100 km/h 15,4s
Hilux 3.0td 163cv - Torque 35 mkgf a 1400 rpm - 0 a 100 km/h 13s
Tucson 2.7 v6 175cv - Torque 24,6 mkgf a 4000 rpm - 0 a 100 km/h 12,6s
Civic SI 2.0 200 cv - Torque 19,2 mkgf a 6100 rpm - 0 a 100 km/h 7s
Tiguan 2.0T 200 cv - Torque 28,5 mkgf a 1700 rpm - 0 a 100km/h 8,5
Ranger Rover 4.4 V8 286 cv - Torque 44,9 mkgf a 3.600 rpm - 0 a 100 km/h 10,3s
BMW X5 4.4 V8 286cv - Torque 44,9 mkgf a 3.600 rpm - 0 a 100 km/h 9,3s
BMW 320 2.0 16v 150cv - Torque 20,4 mkgf a 3.600 rpm - 0 a 100 km/h 9,7s
Moto Suzuki Hayabusa 1.3 172cv - Torque 14,1 mkgf a 7.000 rpm - 0 a 100 km/h 3s
*Nesses dados fico devendo o peso de cada veículo mas dá para ter uma noção comparativa.
Note que não dá para fazer uma relação direta entre torque e aceleração do veículo. Isso porque a aceleração, bem como a velocidade final, está atrelada exclusivamente pela relação Peso X Potência (cv's). O torque vária de acordo com a necessidade e propósito do véiculo. Quanto mais utilitário, mais o fabricante do motor vai prestigiar o torque. As relações de marcha são para prestigiar a aceleração ou o torque.
Já dirigiu uma hilux diesel ou uma ranger 3.0 ? Quando, na imobilidade, vc acelera no rpm do melhor torque o carro tenta literalmente se erguer de tanto torque, mas isso não tem nada e nadinha com aceleração horizontal e muito menos aceleração inicial.
Uma curiosidade é que motores a diesel, no geral, possuem maiores torques que os motores a gasolina e etanol. Por isso frequentemente esse tipo de motor é utilizado em utilitários para trasporte de peso e uso severo.
Achei impressionante o quanto rápido está disponível o torque máximo do Tiguan... apenas 1.700 rpm é muito bom para um motor a gasolina.
VAG-COM (VCDS) para veículos VW e Audi
Caros, alguém topa rachar o software VCDS, que permite configurar uma série de dispositivos da Tiguan, entre outros veículos?
Achei algum bem razoável... (leiam os comentários ao final da tela do produto)
http://produto.mercadolivre.com.br/M...an-bus-usb-_JM
Abs!
VW RCD510 video interface built-in GPS
Eu comprei minha interface direto deste fabricante na China. Aliás, existem n fabricantes que produzem a mesma solução para várias marcas (VW, BMW, Land Rover etc.) Para o final do mês, eles prometem uma interface que já contemplará o GPS embutido. Será que vale a pena?
http://www.eglober.com/shownews.asp?id=74