Eu dirigi o Tiguan e na mesma ocasião dirigi a Amarok. Entre os dois existem uma diferença abissal.
usando o cambio no modo manual, em primeira marcha a diferença entre os dois carros é pequena. Nas retomadas, a Outlander responde mais rápido na redução de uma marcha e mais rápido ainda na redução de duas marchas.
Se o Tiguan é 4x4 integral, já fica mais um defeito: afinal o carro sabe melhor quando vou precisar da tração ou sou eu que sei a minha necessidade? Na Outlander, você seleciona o uso da tração. Isso tudo sem mencionar o despreparo do vendedor da VW que informou que o carro tem tração na dianteira... apenas!
Questão de motor xoxo normalmente é o uso que a gente faz do carro ou diferença na sensibilidade do acelerador... Apenas para comparação, na data em que fiz o test drive no Tiguan o tempo era ensolarado e no dia que fiz o test drive com a Outlander chovia, o que me permitiu sentir as diferenças no uso da tração simples, integral e com diferencial reduzido.
O porta malas pode não ser um diferencial a ser considerado por você, mas com o banco traseiro da Outlander totalmente afastado (sim, a Outlander também tem o banco traseiro sobre trilhos deslizantes...) e reclinado para oferecer mais conforto ao passageiro no banco de trás, ainda assim, a Outlander tem um porta-malas maior.
Embora seja um tópico sobre o Tiguan, me permita uma comparação entre os dois modelos da Outlander: R$ 25K é um valor alto para ter cortina de abs, teto solar e farol AFS já que o kit multimídia também é opcional para a GT (pelo menos assim informaram).
De toda a forma, minha opinião é mera impressão de test drive, confirmada e melhorada no caso do uso que venho dando a minha Outlander e não pretendo polemizar mais sobre o assunto.
aos colegas de forum que tenham ficado aborrecidos com uma opinião contrária ao modelo escolhido por vocês, peço que desculpem... isso é apenas força do hábito de me expressar livremente. Calouro é assim mesmo....