Postado originalmente por
Renato Fraga
Francione, parabéns pelo serviço. Aparentemente está tudo como deve ser.
Uma observação é referente ao arranjo das barras de direção. Pode acontecer da sua direção ficar bem rápida (oque é bom), porém um pouco pesada, o que pode danificar a caixa de direção. Geralmente, a drag link pega do pitman até aquele olhal mais externo do High Steer que você não utilizou. É questão de testar...
Referente aos amortecedores, vai uma orientação:
Para você não perder nada do curso da sua suspensão, primeiro confeccione os batentes limitadores. O ideal é que eles fiquem em uma altura em que a mola possa ser comprimida por completo, mas sem bater elo com elo. Assim, meça a espessura do fio da mola, multiplique pelo número de elos da mola e saberá a medida dela toda comprimida. Usando essa medida como base, transfira para os pratos das molas e confeccione os batentes. Com o carro apoiado apenas nos batentes, agora coloque o amortecedor em posição, mas com ele todo comprimido, e faça os suportes. É válido lembrar que essas medidas devem ser tomada no que seria o suporte do batente, imaginando que com a interposição da borracha que sempre usamos nos batentes, nunca o eixo chegará a esse limite. Se chegar, pode estourar o amortecedor e danificar outros componentes.
Nessa hora a suspensão por molas helicoidais oferecem uma baita vantagem: retirando as molas, é possível avaliar todo o "travel" da suspensão e observar se nada vai bater em nada, bem como observar a amplitude da suspensão. Sendo assim, você consegue definir onde é melhor fixar os amortecedores e també avaliar se as barras de direção, panhard e mesmo o eixo cardã não vão bater em nada.
Quanto mais longo for o seu amortecedor, maior será o curso obtido. Pode acontecer até da mola não acompanhar toda a abertura da suspensão, mas basta ela estar presa em uma extremidade apenas que ela sempre voltará para o seu lugar.
Abração