Postado originalmente por
Renato Fraga
Bom, em primeiro lugar, eu te aconselho a pesquisar um pouco mais dobre o assunto. Percebi que você não conhece os conceitos básicos para uma suspensão dianteira eficiente.
Observando essas fotos que postou, já te digo que dá pra melhorar muito e não siga adiante da forma que está, se não quiser ter aborrecimentos !!!!
Em primeiro lugar, defina seu sistema de direção como já comentei. A barra que liga o pitman ao munhão é denominada de DRAG LINK.
Essa barra deve ficar o mais horizontal possível. Se houver uma inclinação exagerada, é conveniente elevar o ponto de fixação dela ao munhão. Isso é possível de ser feito com um High Steer.
O esquema que você comentou, de ligar a drag ling à um olhal próximo ao terminal é bastante utilizado, mas existe uma certa dificuldade de encontrar esse terminal com o olhal.
Indo adiante, como eu comentei anteriormente, panhard e drag link devem ser paralelas e ter o comprimento o mais semelhante possível. São princípios básicos para você não ter o temido BUMPSTEER, e outros efeitos que atrapalham a dirigibilidade. Se essas barras ficarem muito inclinadas, ocorre um deslocamento excessivo do eixo lateralmente, durante o balanço da suspensão, não que isso atrapalhe muito, mas pode trazer consequencias indesejadas, do tipo molas que ficam raspando nos suportes, etc etc etc.
Este aspecto portanto, é indesejável:
O adequado é esse aspecto:
Quanto a utilizar as torres da Hilux, esqueça. Mão vai oferecer o resultado que você deseja.
Abraços