Exato, esse é o ponto, como se diz, merda acontece, o negócio é encarar ela da maneira certa e não desanimar.Citação:
Espero que não o desistimule em viagens futuras!
[]'s
Versão Imprimível
Exato, esse é o ponto, como se diz, merda acontece, o negócio é encarar ela da maneira certa e não desanimar.Citação:
Espero que não o desistimule em viagens futuras!
[]'s
Sempre acompanho os topicos sobre viagens, e este em particular pelo entrosamento com os hermanos.
Acho que ficamos todos muito curiosos com a falha do MWM, e o que levou a isto. Será que foi um problema isolado? ou um problema causado por um fator especifico ou a combinação de alguns. Fica na minha opnião alguns como repotenciação do motor chipado, qualidade combustivel, altitude e deficiencia de refrigeração. Tem uma tecnica de identificação de problemas, que é responder algumas perguntas e avaliar estas respostas: o que mudou? quando mudou? porque mudou?
A autorizada MWM poderá dar um laudo, mas deve empurrar o problema pro chip, combustivel, mau uso etc. Seria bom o Ramalho trazer as peças danificadas pra que fossem avaliadas por outros tecnicos.
Desejo ao Ramalho sorte, e que aproveite as partes positivas desta experiencia. Bola pra frente.
Abs
Bom, seguindo no campo das especulações, pelo pouco que andei na América do Sul, acho difícil ter alguma relação com a qualidade do combustível. Até mesmo quando vendido em bombonas na casa de um boliviano (comprei diesel assim) é melhor que o diesel brasileiro, ao menos tem uma aparência muito melhor. No tópico citado do Club Nissan, tem link para algumas ocorrências de problema no turbo da XTerra/Frontier, parece ser algum problema crônico. Além disso, acho que li em algum lugar que o Ramalho, além de ter chipado a Frontier, estava testando um "alinhador de moléculas" ou o diabo que o valha de um aditivo de combustível.
De qualquer forma, o que podemos ver é muita solidariedade dos hermanos argentinos. Desfazendo o mito burro que argentino é arrogante. Solidariedade, que pude comprovar em Resistência quando tive problemas com a bomba da DH.
[]'s
Li todo o tópico no fórum club nissan argentina, e confesso para vocês, mudei a minha opinião sobre os hermanos, e espero que a nossa comunidade saiba retribuir da mesma forma , como eles colaboraram com o Ramalho, no caso de precisarem de ajuda por nossas paragens.:palmas::palmas:
Em 2004/05 também tive um problema com minha S10 , mas felizmente estava em campo grande/ms e consegui resolver e seguir viagem , mas ao atravessar de Olagüe à Yuni por trilhas e seguindo a linha de trem , a meu coletor de escape afrouxou e queimou a junta do mesmo, fazendo com que a turbina assobiasse muito alto , chegando a yuni encontrei uma oficina aonde fiz os reapertos necessários e uma solda na mola ( isto mesmo soldaram a mola ) e consegui chegar até Corumbá aonde foi posto uma mola nova e segui viagem até minha cidade.
Como diz o Jeisonk , as coisas acontecem e o negócio e encarar da melhor forma e não desanimar.
Cbridi,
Mais um chute: No www.clubnissanarg.com.ar diz ter encontrado a turbina Borg Warner travada, pode ser por mancais fundidos por falta de lubrificação (óleo não adequado) na partida do motor com temperaturas ambientes muito baixas ou quebra do eixo, então podemos pensar que as paletas encostaram-se à carcaça e quebraram, pedaços de metal foram para a câmara de combustão ---> pistões, cabeçote danificados.
Não dá para generalizar, nem prum lado, nem pro outro. Conheci alguns "hermanos" muito gente fina, mas também tem do outro tipo...
Aqui perto (50Km) fica a divisa, na aduana brasileira tinha uma faixa "Bievenidos Argentinos". Se alguém achar uma faixa dizendo "bem-vindos brasileiros" em alguma fronteira, por favor mande uma foto!:lol:
Um amigo meu foi tão mal recebido num restaurente em Oberá, que eu nem teria tido coragem de comer... Um dia antes eles tinham perdido um jogo da Libertadores para um time brasileiro, nem sei qual. Meu amigo também não sabia de nada, só depois é que entendeu. Em várias outras situações vc se sente um "peixe fora d'água", e eles fazem questão de deixar isso claro.
Eu posso elogiar os Gendarmes, que nos receberam em um parque nacional, fora de época, fora de horário (22:00h) e ainda nos ofereceram a própria geladeira para guardarmos os perecíveis e bebidas.
Já outro amigo meu passou mal na mão dos gendarmes... Ficou uma hora parado numa barreira, reviraram todo o carro e claro, nada de "gentilezas". A bagagem ficou toda espalhada no chão, e como não encontraram nada "fora do normal", deram às costas e deixaram ele lá plantado, sem nem saber se podia ir embora. Se ele tivesse dado "la propina"...:lol:
Talvez sejam casos isolados, mas é sempre bom ter cautela.
Sobre o Ramalho, acho que tem um fator que funcionaria em qualquer lugar do mundo: a internet. Quando vc participa de alguma comunidade virtual, como a nossa aqui do 4x4 Brasil por exemplo, não tem como alguém ficar isolado. Em algum lugar, sempre terá alguém disposto à ajudar. Se estiver próximo de sua cidade então, mais fácil ainda. Tem gente que eu só conheço daqui, nunca nos falamos frente à frente. Mas se um dia sentarmos numa mesa de bar, vamos parecer amigos de infância.
Qualquer um, brasileiro, argentino, boliviano, etc, será bem recebido aqui no Fórum e com certeza fará amigos. Amigos que conhecem amigos, que conhecem uma oficina... e por aí vai. Com informação e contatos, por pior que seja a situação, vc consegue dar um jeito.
O hermanos Fórum Club Nissan estão de parabéns mesmo. Excelente o apoio que deram ao Ramalho.:palmas:
[]'s
Tá certo Giovani, não podemos generalizar e agora vejo que esqueci uma palavra na minha colocação anterior, corrigindo seria assim: "Desfazendo o mito burro que todo argentino é arrogante."
Quanto aos problemas com os Gendarmes, vá para Foz do Iguaçu e veja como os policiais rodoviários do Paraná tratam quem está voltando pro RS, já quiseram desmontar o forro das portas porque não encontraram nada irregular (e realmente não havia!) em outra parte do carro. Isso depois de tirarem e revirarem toda a bagagem. Aqui eu tbem aposto que "la propina" teria agilizado as coisas... mas tbem não dá pra generalizar. :-D
No meu problema com a bomba da DH em Resistencia não tive nenhum contato virtual. Abordei o primeiro proprietário de Ranger que encontrei na rua e perguntei onde poderia trocar a bomba da DH. O cara me levou, no carro dele, em 3 opções diferentes de mecânicos e, no final, me deixou com bagagens e tudo mais na porta de um hotel. Não sem antes entrar no hotel, explicar minha situação e chorar um desconto pra mim. :-)
Quanto a ter cautela, concordo contigo, afinal "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém"... :lol:
[]'s
Eu já rodei bastante pelo mundo, mas conheço pouco da America do Sul. Em minhas andanças aprendi que em todo canto existe gente boa e gente indiferente, mas felizmente a maioria é solidaria e esta sempre disposta a ajudar. Sinceramente não sei qual é a melhor sensação, se é ajudar ou ser ajudado, principalmente por pessoas totalmente desconhecidas.
Os costumes, culturas e personalidades diferentes, as vezes nos dão uma falsa impressão, mas a experiencia nos ensina a contornar estas diferenças.
Piada politicamente errada que ouvi de um mexicano: "Voce sabe qual é o melhor negocio do mundo? - comprar um argentino pelo que ele vale e vender por quanto ele acha que vale".
Abs
Boa tarde pessoal,
Sou novato, mas estou pensando se seria possível acompanhar alguem nesta viagem ao Atacama & demais destinos. Quando o JeisonK vai partir? E o Pedro Mattos? Já tem datas e roteiros definidos? Gostaria também de receber o Check lists para estas viagens. Agradeço antecipadamente as informações.
Até que enfim....
Ramalho já está voltando.... saiu hoje (22/10) de volta o Brasil....
Com motor todinho novo.... agora a Frontier vem q vem....
Boa Viagem de volta!
Abraços a todos...
Oi Henrique, bem vindo ao fórum.
Provavelmente vc já deve ter lido todo o tópico e está sabendo mais ou menos os roteiros de todos que irão. Eu partirei dia 18/02/2009 e acho que fora algumas regiões e datas os roteiros são muito parecidos. Sugiro que faça seu próprio roteiro de acordo com sua disponibilidade de tempo e preferências dos locais que quer conhecer e poste aqui. Acho que no final vamos acabar nos cruzando e ai poderemos seguir em comboio, sem problemas. Mesmo porque ainda não defini por onde será o meu retorno. Porém se quiser ir junto desde o começo é só combinar.
Excelente fórum e excelentes dicas de viagem! Bem, estou viajando com minha esposa a região da puna Argentina (Cafayate, Salta, Paso Sico), Norte do Chile e Perú até Macchu Picchu, com uma opção de Uyuni na Bolivia caso a situação esteja calma por lá. Já fizemos a região de Jujuy, Purmamarca, Humauaca, Paso Jama e Atacama de moto em 2005, motivo pelo qual alterei um pouco o roteiro para chegar até M. Picchu.
Até o momento estou com dificuldade de conseguir informações sobre o acesso à Uyuni pelo Chile, via Ollague (Iquique, Pica, Salar de Huasco, Paso Salar de Ollague). São cerca de 170km da fronteira até Uyuni mas não consegui nenhuma informação sobre o estado das estradas. Após Uyuni pretendo Ingressar na Argentina por Villazón/La Quiaca e dormir em Purmamarca ou Jujuy, e me parece que é um dos melhore trechos do sul boliviano. Saio de Porto Alegre dia 20 de dezembro e retorno dia 12 de janeiro. Se alguém já tiver feito estre trecho (Uyuni/Villazón) gostaria muito de receber informações sobre distâncias, tempo de viagem, travessia de rios etc... Abraços a todos!