Finalmente um hermano descobriu a causa do problema do Ramalho: la camionete ya salió rota de Brasil...
Ramalho: espero que já tenhas conseguido chegar em casa!
[]
Mário.
Versão Imprimível
Finalmente um hermano descobriu a causa do problema do Ramalho: la camionete ya salió rota de Brasil...
Ramalho: espero que já tenhas conseguido chegar em casa!
[]
Mário.
Ramalho/Jeison, se puderem mandar o roteiro para mim agradeço muito.
otavio_fgn@hotmail.com
abraços
Blz Edu,
Vamos sair de São Paulo. O roteiro ainda não esta fechado, mas com as muitas contribuições deste forum estamos montando. Vamos sair por Foz - Corrientes - Salta - Cafayate - Jujuy - SPA - Uyuni - Tupiza - La Quiaca - Quebrada - Jujuy - Corrientes - Foz -SP. Quando ele estiver mais bem montado, postarei aqui para sentir a opinião do pessoal.
Saimos dia 25/12 com retorno 15/01. Nossa ideia inicial tambem era ver a largada do Dakar, mas abortamos a idéia em favor de passar mais tempo na região do NOA, Chile e Sul Bolivia.
Temos inclusive alguns amigos indo para Buenos Aires...
É mais ou menos isso. Como anda sua programação?
Abraço
Prezados parceiros,
Agora, já em casa, vamos esclarecer mais alguns pontos com relação aos problemas enfrentados com a Nissan. Para explicar seria necessário um papo em torno de uma mesa com muita cerveja. Mas vamos tentar resumir ...
O que estava diferente no veículo era o Remapeamento do Chip, o uso do aditivo Teccom no óleo combustível e um filtro de ar secundário que foi colocado em Salta na Argentina quando da troca do óleo.
Com relação ao remapeamento, não acredito, pelos seguintes pontos:
Com relação ao uso do Teccom também não acredito pois, da mesma forma, já vinha usando a uns 2 meses antes da viagem e notava também um rendimento muito bom, nenhuma fumaça preta, e até uma pequena economia com relação ao consumo.
- Antes da viagem eu já tinha feito pequenas viagens tipo Vitória - Arraial do Cabo - Vitória, bem como viagens pelos arredores por aqui, em condição off-road e a Nissan se comportava muito bem, com reserva de potência inclusive.
- O Henrique Caldas (oficina) eu já conheço a mais de 5 anos e na época que não existia carro flex, eu tinha uma kombi que era tri-fuel (álcool - gás e gasolina).
- Meu perfil de motorista é muito tranquilo, até pela idade, com mais de 3 milhões de kilometros rodados em 3 continentes, sob as mais diversas condições (deserto, neve, auto estradas, etc).
- Até dar o defeito na cordilheira, a uns 4500 km de Vitória, a Nissan estava fantástica. A subida da Cuesta de Lipan (4072m) e mesmo de Jujuy até Purmamarca (100 km de subida mediana) nem parecia sofrer com a altitude.
- Em momento algum houve sobre-esforço. Os instrumentos não registraram aumento de temperatura.
- Quando deu o problema o carro estava a mais de 4700 metros de altura e perdeu potência de uma vez, apresentando uma fumaça negra como eu nunca ví.
O diesel na Argentina até por ser superior, o consumo estava em torno de 12 a 13 km por litro na estrada, andando acima de 110 km por hora (isso é normal por lá em função da qualidade das estradas) e sem sentir a altitude.
Finalmente com relação ao filtro secundário, que fica após o filtro principal, no Brasil eu nunca usei. Na Argentina, até por ter muitas estradas de rípio, eles usam. O que poderia ocasionar uma menor entrada de ar na altitude ( o ar faz falta mesmo), mas não sei se seria uma agravante.
Resumindo: O problema que deu foi um dos pistões ter fundido em sua cabeça. Com isso suas 3 válvulas também foram para o espaço. Um outro teve uma pequena avaria mas nada que impedisse o funcionamento e os outros dois foram trocados pois os mecânicos lá são lentos mas muito criteriosos.
Como o motor estava fora, foi trocado também o disco de embreagem pois tinha algum desgaste mas acrediro que não do problema em sí mas de esforços anteriores nas trilhas brabas aqui do estado.
Antes de sair de Jujuy para o Brasil fiz um teste até a cidade de Vulcan na cordilheira para ver as condições do motor. A Nissan subiu por mais 70 km até uns 3000 metros sem problema. O defeito da patinação ocorreu no dia seguinte, na volta, e em descida.
O Arnaldo da Pasola Diesel aqui da Vitória falou que provavelmente não foi dado um pase do platô (coisa usual) e por isso apresentou problema.
Realmente com o transcorrer na viagem a situação foi melhorando e do Rio de Janeiro para cá já estava mais administrável.
Na próxima segunda feira vou dar uma verificada no motor pois está em garantia e trocar ou revisar o problema da embreagem.
Finalizando: Continuo amando meu carro. Ocorreram problemas de toda a natureza com ele e coisas conexas também, mas a cada problema surgiam como por encanto pessoas maravilhosas e situações fantásticas que me fazem estar programando a próxima viagem.
Um abraço a todos e se precisarem de alguma informação sobre os lugares que passei e situações que enfrentei fiquem a vontade.
Grande Ramalho!!! seja bem vindo, acompanhei todo o seu drama através do clube nissan dos hermanos argentinos. Por falar nos hemanos que galera show!:palmas: tenho certeza, que assim como eu muita gente mudou de opinião com relação a eles. valeu Ramalho sei que vc tirou coisas maravilhosas dessa experiencia. abraços.
Ramalho, muito bom ter você por aqui novamente.
Infelizmente houveram alguns contratempos mas pelo visto você e dona Gloriete tiraram de letra e aproveitaram muito bem a região, muito bom isso.
Ouvi alguma coisa no fórum Nissan sobre a turbina, teve algum problema com ela?
Bom, passado esse drama da picape, como foi na região de Salta? Muita coisa bacana?
.'. Abraço
André, estamos montando o roteiro, até pelo fato de poder parte do rally (uns 3 dias) e também curtir a viagem. Por enquanto está mais ou menos assim: Sairemos 26/12
Sul de minas - Uruguaiana - Buenos Aires - Mendoza - Los Andes(CH) -La Serena - Copiapó (entre Los Andes e Copiapó acompanhar uns dois dias do rally e conhecer mais do Chile) - San Pedro Atacama - Uyuni - e volta por Foz do Iguaçu.
Esse é o primeiro traçado, feito com pesquisa somente em mapas e com previsão para uns 25 dias, portanto poderá sofrer modificações com certeza, e aproveito para recorrer aos amigos do fórum para sugestões, toques.
Os seus amigo que vão pra Buenos Aires, como está a programação deles?
Valeu André, a gente vai se falando.
Abraço a todos!
Bom dia Ramalho,
Bem vindo de volta. Pena que as coisas não ocorreram conforme planejado.
Estou tentando me programar para em janeiro ou fevereiro fazer alguma expedição pela américa do sul. Ainda não tenho local definido, mas a esposa é parceira.:concordo:
No que precisar estou à ordem.
Um abraço
Boa Noite Amigos do Forum!!
Há um bom tempo venho pesquisando aqui e trocando algumas mensagens privadas principalmente com o Mário, o Jeyson e com o Ramalho e durante este tempo "afinei" muito as intenções é cheguei a fase final de meu roteiro. Já estão definidas as datas, estou em contato com hoteis para reservas, os documentos estão quese ok, o troller está na revisão preliminar (uns 10 dias antes de sair, faço outra para garantir), enfim, está quase tudo certo.
Eu e minha noiva vamos sair dia 22/12 de Bauru/SP com destino à Foz, corrientes, Salta, S.A. Los Cobres, SPA, Uyuni, Vilazón, Jujuy, Salta, Corrientes, Foz, BAuru.
Pretendemos concluir o trajeto em 16 dias.
Estou registrando aqui sem muitos detalhes mas deixo meu e-mail disponivel e quem quiser meu roteiro detalhado, é só entrar em contato que eu envio.
Agradeço muito à todos, e deixo um abraço especial ao Ramalho que é um grande exemplo de organização, de persistencia e nos deu uma aula de coragem e inteligencia ao enfrentar todos os problemas de forma estrategica e racional.
Obrigado!
lfmartinhao@hotmail.com
Luis, se quiser postar o roteiro completo por aqui sinta-se à vontade, já temos vários postados aqui o que acabou tornando esse tópico um bom ponto de referência quando o assunto é Peru, Bolívia e NOA.
Sua contribuição é muito bem vinda.
Abraços cara