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Machu Picchu – Uyuni – Atacama – Noroeste Argentino (NOA) –

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  • 24/10/2008, 13:49
    Edu mg
    André
    Citação:

    Postado originalmente por andre peissner Ver Post
    Ola Pessoal
    Estou planejando uma viagem para Uyuni-Atacama no periodo de 26/12 a 11/01. Ja devorei todas as páginas deste topico inúmeras vezes e tenho muito a agradecer a enorme contribuição de todos. Realmente este tópico esta se transformando numa referência para qualquer um que pretenda viajar por estas regiões.
    Inicialmente estamos indo em dois carros, minha Hilux e uma Def 110, mas gostaria de trocar idéia com outros que estajam planejando viajar por estas datas?
    Jeison, agradeceria muito se me enviasse o material juntado para sua expedição (e do Ramalho, tbem?) bem como seu checklist para andre_peissner@hotmail.com.
    Abraço e obrigado todos.

    E aí André!

    Pretendo também sair 26/12 do sul de MG rumo a Buenos Aires, acompanhar a largada e uns dois dias do rally Dakar, subir o Chile até Uyuni numa Defender 90.
    E aí, vão sair de onde? Vcs vão primeiro pra Uyuni e depois descer o Chile?

    A gente vai mantendo contato!

    Abç!
  • 24/10/2008, 21:40
    jeisonk
    Transcrevo aqui um e-mail do Ramalho postado no fórum da Nissan, relatando os problemas que ainda enfrentou após ter que fazer o motor da Frontier, não bastasse isso passaram algumas ainda no retorno ao Brasil:

    "Quando nos restava apenas 1 lata de pessego em calda, 2 meias lunas e os alfajores que Gloriete iria levar para suas colegas na SEDU a Nissan finalmente nos foi entregue.

    Como iríamos fazer uma viagem de mais ou menos 1600 km até Foz do Iguaçu resolvemos testar a caminhonete antes e fomos até a cidade de VOLCAN que fica a uns 70 km de Jujuy, na cordilheira de cima (2450 metros). Trata-se de uma subida contínua e se a caminhonete passasse por esse teste estaria apta para a viagem.

    Teste realizado, voltamos a oficina e quando estava tudo ok Gloriete quebrou um dente frontal (comendo pêssego) e tivemos que procurar uma dentista do lado do hotel antes de sair.

    Dente refeito. Bom trabalho por 60 pesos (incrível) partimos para a viagem. Cinquenta kilometros após a saída de Jujuy o carro apresenta problema de patinação da embreagem. Cabe ser ressaltado que o disco de embreagem foi trocado quando do reparo do motor.

    Para aqueles que não conhecem de mecânica, a dificuldade em dirigir um carro patinando é que o motor não consegue transferir a potência para a caixa de marchas e fica muito difícil ultrapassar ou subir uma subidinha na estrada por menor que seja.

    Como Jujuy estava a 1200 metros e Foz do Iguaçu a 200 e a estrada é 80% de descidas planas seria "bico" chegar, tomando cuidado e negociando nas ultrapassagens. Desta forma tomamos a decisão, pois não havia outra senão a de prosseguir a viagem.

    A coisa ia bem, quando após umas 4 horas, no meio daquela reta de 500 km ( Marquinhos sabe qual é), entre 2 pequenas povoações, no meio do nada, a mais de 40 km entre pontos, começando a querer anoitecer, escutamos um barulho muito grande. Pensei logo no motor mas graças a Deus era só o pneu trazeiro que havia estourado.

    Ok, tudo bem, vamos trocar o pneu. Em Vitória, nos preparativos, eu tinha treinado retirar o pneu estepe do seu local em baixo da caminhonete que é muito trabalhoso. Só não contava que a chave de roda não era a apropriada para as porcas que a roda da Nissan possui no momento. Sentiram o problema ... No meio do nada, anoitecendo, não passa ninguém mesmo, sem sinal de celular, sem CHAVE DE RODA, sem @$$@%$%@

    Como a roda era a trazeira e eu estava sem tração, resolvi ligar a tração 4X4 para ter tração na dianteira, passar um pouco da carga para o meu lado, colocar a Gloriete para viajar no estribo ao meu lado e assim, deslocando todo o peso para a esquerda, pude então começar a me movimentar em uma velocidade de uns 10 Km por hora. Seriam só 4 horas de viagem até o lugarejo.

    Graças a Deus apareceu um carro em sentido contrário e seguindo viagem, prometeu que iria ligar para o povoado a frente.

    Prometeu e cumpriu. Uma hora depois veio uma caminhonete de um borracheiro em nosso encontro e desta forma o que era impossível de ser feito, ficou tudo simples. Fomos depois até a borracharia onde comprei um pneu mais careca que já comprei na minha vida e de rodagem diferente para ficar como estepe e pude então seguir viagem. Todo a auxílio e o pneu careca ficaram em 80 pesos.

    Com 5 horas de atraso continuamos viagem e entrando noite adentro chegamos ao povoado de PAMPA DEL INFIERNO onde estacionamos a Nissan no lado alguns caminhões e preparamos nossa cama.

    Na Nissan dá para dormir mesmo sem conforto. Cabe ser registrado a amabilidade de algumas jovens que no posto fazem com que os caminhoneiros não se sintam tão solitários durante a noite. O problema é que as vezes eles e elas ficam muito festivos.

    Em Corrientes comprei 2 pneus no cartão e agora estou muito bem calçado. O preço dos pneus aqui é 60% do valor do Brasil.

    Não vou me alongar mais. Chegamos hoje pela manhã em Foz do Iguaçu e segunda estaremos em Vitória. O carro está com deficiência para rodar mas nada que eu não consiga chegar em casa indo devagarzinho.

    Senhores... Um pneu meu não fura a mais de 30 anos. Nessa viagem ocorreram uma sequência acima do normal e seguidamente de eventos negativos e com prejuízo financeiro. Nos abalamos emocionalmente muitas vezes mas com a ajuda de Deus iremos chegar.

    Meu último E. mail será, apenas por curiosidade para relatar tudos os pontos. Eu e Gloriete enumeramos 17 eventos negativos. Faremos também um retrospecto dos positivos que foram muito mais.

    Um abraço e rezem por nós pois faltam só 2000 kilometros.

    Gloriete e Ramalho."


    É phod@ não é

    Abraços galera
  • 24/10/2008, 21:53
    Eduardo costa
    Boa noite,vale a pena dar uma passada em copacabana(Bolivia),e conhecer o lago titikaka,o lugar é lindo e bem barato.
  • 24/10/2008, 22:52
    SÉRGIO HOLANDA
    Putz...

    que falta de sorte...mas vejam o lado positivo, viajaram e possuem muitas histórias pra contar!!!

    Agora, o que levou ao problema no motor???

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Transcrevo aqui um e-mail do Ramalho postado no fórum da Nissan, relatando os problemas que ainda enfrentou após ter que fazer o motor da Frontier, não bastasse isso passaram algumas ainda no retorno ao Brasil:

    "Quando nos restava apenas 1 lata de pessego em calda, 2 meias lunas e os alfajores que Gloriete iria levar para suas colegas na SEDU a Nissan finalmente nos foi entregue.

    Como iríamos fazer uma viagem de mais ou menos 1600 km até Foz do Iguaçu resolvemos testar a caminhonete antes e fomos até a cidade de VOLCAN que fica a uns 70 km de Jujuy, na cordilheira de cima (2450 metros). Trata-se de uma subida contínua e se a caminhonete passasse por esse teste estaria apta para a viagem.

    Teste realizado, voltamos a oficina e quando estava tudo ok Gloriete quebrou um dente frontal (comendo pêssego) e tivemos que procurar uma dentista do lado do hotel antes de sair.

    Dente refeito. Bom trabalho por 60 pesos (incrível) partimos para a viagem. Cinquenta kilometros após a saída de Jujuy o carro apresenta problema de patinação da embreagem. Cabe ser ressaltado que o disco de embreagem foi trocado quando do reparo do motor.

    Para aqueles que não conhecem de mecânica, a dificuldade em dirigir um carro patinando é que o motor não consegue transferir a potência para a caixa de marchas e fica muito difícil ultrapassar ou subir uma subidinha na estrada por menor que seja.

    Como Jujuy estava a 1200 metros e Foz do Iguaçu a 200 e a estrada é 80% de descidas planas seria "bico" chegar, tomando cuidado e negociando nas ultrapassagens. Desta forma tomamos a decisão, pois não havia outra senão a de prosseguir a viagem.

    A coisa ia bem, quando após umas 4 horas, no meio daquela reta de 500 km ( Marquinhos sabe qual é), entre 2 pequenas povoações, no meio do nada, a mais de 40 km entre pontos, começando a querer anoitecer, escutamos um barulho muito grande. Pensei logo no motor mas graças a Deus era só o pneu trazeiro que havia estourado.

    Ok, tudo bem, vamos trocar o pneu. Em Vitória, nos preparativos, eu tinha treinado retirar o pneu estepe do seu local em baixo da caminhonete que é muito trabalhoso. Só não contava que a chave de roda não era a apropriada para as porcas que a roda da Nissan possui no momento. Sentiram o problema ... No meio do nada, anoitecendo, não passa ninguém mesmo, sem sinal de celular, sem CHAVE DE RODA, sem @$$@%$%@

    Como a roda era a trazeira e eu estava sem tração, resolvi ligar a tração 4X4 para ter tração na dianteira, passar um pouco da carga para o meu lado, colocar a Gloriete para viajar no estribo ao meu lado e assim, deslocando todo o peso para a esquerda, pude então começar a me movimentar em uma velocidade de uns 10 Km por hora. Seriam só 4 horas de viagem até o lugarejo.

    Graças a Deus apareceu um carro em sentido contrário e seguindo viagem, prometeu que iria ligar para o povoado a frente.

    Prometeu e cumpriu. Uma hora depois veio uma caminhonete de um borracheiro em nosso encontro e desta forma o que era impossível de ser feito, ficou tudo simples. Fomos depois até a borracharia onde comprei um pneu mais careca que já comprei na minha vida e de rodagem diferente para ficar como estepe e pude então seguir viagem. Todo a auxílio e o pneu careca ficaram em 80 pesos.

    Com 5 horas de atraso continuamos viagem e entrando noite adentro chegamos ao povoado de PAMPA DEL INFIERNO onde estacionamos a Nissan no lado alguns caminhões e preparamos nossa cama.

    Na Nissan dá para dormir mesmo sem conforto. Cabe ser registrado a amabilidade de algumas jovens que no posto fazem com que os caminhoneiros não se sintam tão solitários durante a noite. O problema é que as vezes eles e elas ficam muito festivos.

    Em Corrientes comprei 2 pneus no cartão e agora estou muito bem calçado. O preço dos pneus aqui é 60% do valor do Brasil.

    Não vou me alongar mais. Chegamos hoje pela manhã em Foz do Iguaçu e segunda estaremos em Vitória. O carro está com deficiência para rodar mas nada que eu não consiga chegar em casa indo devagarzinho.

    Senhores... Um pneu meu não fura a mais de 30 anos. Nessa viagem ocorreram uma sequência acima do normal e seguidamente de eventos negativos e com prejuízo financeiro. Nos abalamos emocionalmente muitas vezes mas com a ajuda de Deus iremos chegar.

    Meu último E. mail será, apenas por curiosidade para relatar tudos os pontos. Eu e Gloriete enumeramos 17 eventos negativos. Faremos também um retrospecto dos positivos que foram muito mais.

    Um abraço e rezem por nós pois faltam só 2000 kilometros.

    Gloriete e Ramalho."

    É phod@ não é

    Abraços galera

  • 25/10/2008, 08:34
    jeisonk
    Sérjão, estamos acompanhando a situação dele no tópico do Clube Nissan:

    http://clubnissanarg.com.ar/Foro/vie...?p=45195#45195

    Mas a princípio parece que houve uma quebra na turbina e fragmentos foram para a câmara de combustão, daí o motor foi pro vinagre.

    Quanto à embreagem, ele chipou a picape, você acha que pode ser isso o causador? Mais potência e torque acabaram sacrificando platô e disco?

    []'s
  • 25/10/2008, 09:22
    SÉRGIO HOLANDA
    Beleza Jeison...

    vou dar uma olhada...

    Quanto a embreagem...o fato de chipar com certeza reduz a vida útil do sistema, até porque este é projetado para a potência original, mas mesmo assim existe uma faixa de segurança...o grande problema é a forma de se conduzir...um veículo como o seu Troller, por exemplo, não foi feito para andar em 33", então se você não controla o pé na saída sei semi-eixo vai pro saco, ou até mesmo sua embreagem...

    Abrs,

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Sérjão, estamos acompanhando a situação dele no tópico do Clube Nissan:

    http://clubnissanarg.com.ar/Foro/vie...?p=45195#45195

    Mas a princípio parece que houve uma quebra na turbina e fragmentos foram para a câmara de combustão, daí o motor foi pro vinagre.

    Quanto à embreagem, ele chipou a picape, você acha que pode ser isso o causador? Mais potência e torque acabaram sacrificando platô e disco?

    []'s

  • 25/10/2008, 10:34
    jeisonk
    Citação:

    um veículo como o seu Troller, por exemplo, não foi feito para andar em 33", então se você não controla o pé na saída sei semi-eixo vai pro saco, ou até mesmo sua embreagem
    É, tanto que tive que trocar platô e disco do bugão quando estava com uns 92 ou 93.000km, antes de ir para a Transamazônica.
  • 25/10/2008, 11:19
    SÉRGIO HOLANDA
    Pra você ver como faz a diferença o motorista, ou seja, você sabe controlar bem o pé no seu carro...amigos aqui de recife com 33" nos Trollers não rodam 10mil sem trocar o kit...Carlinhos é um bom Exemplo...eu rodei 319mil km com minha SW4 EFI e vendi sem trocar o kit, perfeito!!! Claro, a embreagem já estava mais dura que o normal, mas perfeita...Meu Pai está com SW4 EFI dele com 235mil km e kit original...minha primeira Hilux, não era acostumado com motor diesel, acabei com a embreagem com menos de 15mil km rodados, ai aprendi a lição!!!

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    É, tanto que tive que trocar platô e disco do bugão quando estava com uns 92 ou 93.000km, antes de ir para a Transamazônica.

  • 26/10/2008, 20:42
    lpfm
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Pra você ver como faz a diferença o motorista, ou seja, você sabe controlar bem o pé no seu carro...amigos aqui de recife com 33" nos Trollers não rodam 10mil sem trocar o kit...Carlinhos é um bom Exemplo...eu rodei 319mil km com minha SW4 EFI e vendi sem trocar o kit, perfeito!!! Claro, a embreagem já estava mais dura que o normal, mas perfeita...Meu Pai está com SW4 EFI dele com 235mil km e kit original...minha primeira Hilux, não era acostumado com motor diesel, acabei com a embreagem com menos de 15mil km rodados, ai aprendi a lição!!!

    Sérjão

    Serjao, como seria isso se o carro fosse automatico? o condutor faria diferenca tb?
  • 26/10/2008, 21:07
    SÉRGIO HOLANDA
    lpfm,

    faz sim, não é mesma coisa, mas por exemplo, arrancadas bruscas, deixar a temperatura do óleo do câmbio subir quando uso extremo (existe uma luz no painel que mostra), uso inadequado do 4x4 (usando a 4x4 hi em local que seria necessário o uso de low - reduzida)...então, a forma de conduzir pode danificar o câmbio AT, mas certamente em câmbio MT o mal uso surge mais rapidamente.

    Abrs,

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por lpfm Ver Post
    Serjao, como seria isso se o carro fosse automatico? o condutor faria diferenca tb?

  • 26/10/2008, 21:43
    lpfm
    Valeu Serjao, obrigado!:grin:
  • 27/10/2008, 10:06
    SÉRGIO HOLANDA
    As ordens!!! :concordo::concordo::concordo:

    Abrs

    Sérjão
    Citação:

    Postado originalmente por lpfm Ver Post
    Valeu Serjao, obrigado!:grin:

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