4 Anexo(s)
Relato: Expedição Uyuni, Atacama, NOA
Acabei de voltar de uma expedição pela Argentina, Bolívia e Chile e acho interessante colocar algumas opiniões a respeito da Frontier SEL.
Sai de Curitiba e segui até Corrientes-AR, só asfalto e estradas boas comportamento perfeito, o único senão é pelo fato da suspensão traseira ser muito mole e como estava carregado o carro deu uma sentada legal(abaixada). De Corrientes fui até Yavi-ARG divisa com a Bolívia, muitas retas e estradas boas podendo manter uma média em alguns trechos de 140Km/h , em uma destas retas uma X5 brasileira me passou voando, devia estar a uns 200Km/h.
Chegando na Bolívia é que o bicho pega, adeus asfalto, só pedras e poeira. Fomos de La Quiaca até Uyuni passando por Atocha, a estrada realmente é muito ruim, todos por aquelas bandas andam com 2 estepes e galão de combustível extra. O GPS é essencial, muitas vezes a estrada sumia e seguia por dentro de um rio uns 5Km, vários rios para atravessar. Neste trecho começou a aparecer o pior problema que tivemos, a entrada de poeira. Em alguns trechos era impossível ficar com os vidros fechados devido a quantidade absurda de poeira que entrava pelas portas. A vedação da Frontier SEL é muito ruim. De Uyuni fomos até laguna colorada e verde, estradas ainda piores e chegamos a 4500m, o carro fica muito fraco e solta muita fumaça até embalar, a temperatura subiu um pouco mas não chegou no vermelho (lembrei da minha ex-L200).
Na laguna verde acampamos na base do Licancabur 6000m, acordamos cedo para começar a subir o vulcão e estava -15graus, tudo congelado. Resolvi ver se o carro funcionava, esperei o aviso das velas de aquecimento apagar e dei partida, pegou de primeira, fez muita fumaça mas manteve a marcha lenta.
No Atacama-Chile, pegamos mais poeira e todo dia tínhamos que dar uma limpada no interior, fomos subir o vulcão Lascar e para isso a aproximação era feita de carro por estradas secundarias muito ruins, chegamos de carro até a base do vulcão com 5100m, nessa subida o carro sofreu muito, em reduzida mal andava em cima das pedras soltas que parecem uma areia de tão fofa. Segundo o guia que pegamos só os Troller chegavam uns 100m mais alto.
Do Atacama fomos para San Antonio de Los Cobres-ARG passando pelo passo Sisco, chegamos a uns 4000m e pegamos até neve na pista. De Los Cobres fomos para Cafayate pasando por Abra el Acay, que segundo os argentinos é a estrada mais alta do mundo(e uma das mais altas da Argentina hehehe) Estrada fantástica para quem gosta de off road, muitos rios para cruzar, gelo e neve na pista, altidudes de5000m, paisagens alucinantes.
Neste trecho encontramos um caminhão empurrando uma pick-up Peugeot na subida, simplesmente encostaram os dois veículos e o caminhão saiu empurrando.
Chegando em Cafayate notei um barulho estranho quando esterçava para esquerda, fui dar uma examinada e descobri que suporte da barra estabilizadora tinha se soltado e caído. Dei um jeito com um arame para poder continuar a viagem. O carro inclinava mais nas curvas mas nada perigoso. De cafayate fomos a Posadas e depois retornamos ao Brasil.
O carro me surpreendeu, no asfalto muito conforto e era possível manter uma vel. média bem alta, na terra a única coisa que incomodou foi a entrada de poeira ( sexta feira irão instalar um kit poeira que a Nissan está disponibilizando), A suspensão amortece bem as irregularidades e era possível andar com uma boa velocidade mesmo em trechos ruins (muitas pedras e costeletas). A quebra do suporte da barra nunca vi acontecer mas acredito que seja devido a trepidação excessiva e um uso um pouco “abusivo”.
Se alguém quiser mais detalhes a respeito do roteiro ou do carro é só perguntar.
Recomendo muito essa viagem, é sensacional
Abraço e obrigado pelas dicas que me passaram
Rafael