É... Se deixar o "Peru de fora" vc pode ter problemas...:lol:
Com a Bolívia não estamos nem esquentando a cabeça. Como o Jeison disse, deixe uns pilas à mão. E tenha sempre moeda local...
[]'s
Versão Imprimível
Jayson,
Tchê! Como vais viajar sozinho com a mulher, é bom levar oxigênio... Vcs podem ficar tão mal que não vão nem conseguir dirigir, principalmente se subirem muito depressa. O ideal é fazer um roteiro em que não se suba mais de 1000/1500m por dia. Ou que suba de dia, mas durma no baixo de noite...
Mas, não precisa comprar não!! Esses kits são alugados! Deve sair por volta de 100 a 150 pila/mês, com a carga e os caninhos do respirador, vendidos separadamente. Ah, e o ideal não é máscara, mas esses caninhos como os da foto, pois só queres suplementar o oxigênio que estás respirando e não respirar somente pelo tubo (senão o oxigênio acaba logo, logo...):
http://img339.imageshack.us/img339/8007/pateticaes7.jpg
[]
Mário.
Pois é Mário, fui atrás primeiro de aluguel, mas em Cuiabá só achei daqueles tubos grandes, usados em hospitais, solda, etc, um cilindro de quase 2 metros.
Deste pequeno não tem aqui pra alugar, só vender.
O único ponto crítico acredito que seja a entrada no Peru, vou sair da Amazônia Peruana e pousar em Cuzco (3400msnm) num único dia, pois depois disso as variações não são tão grandes.
[]'s
Jeison, sobre o roteiro ainda nao tenho ele definido.
estou colhendo informações ainda se vou pra nazca depois de machu pichu e antofagasta, cortando o salar boliviano.
ainda nao tive tempo de bolar tudo, mas preciso de um tempo livre pra pensar e pesquisar e claro perguntar aqui pros "mestres do mercosul" hehe
Giovani!
O peru pode ficar de fora sim!!! nao sempre!!! hehehe pq se tiver frio ainda passa uma vergonha!!! hehehe
sobre a altitude, posso falar da experiencia que eu tive.
trabalhando na colombia, ano passado sai de cali de carro(1200 mts altitude) e fui para uma cidade chamada manizales que fica a 2500 mts. dormi lá e depois dirigi até 4800 saindo pela manhã e chagando lá na hora do almoço.
não tivemos problemas por isso, porém o que todos disseram foi:
- nao tome bebida alcoolica 2 dias antes(isso inclui a vespera!)
- nao saia agasalhado de uma vez. saia com camiseta e vidros abertos para ir se aclimatando e se agasalhando aos poucos.
- tomamos um chá de coca com rapadura(panela) no caminho. muito bom!
- na subida, a gente parava a cada hora aprox, descia do carro ficava por ali uns 10, 15 minutos e ai seguia.
com isto nao tivemos problemas de altitude, e ainda quando chegamos a 4800 subimos a pé pela neve mais 100 mts. ok, quase morremos devido ao esforço fisico, mas foi tranquilo!
Falando sério, sobre a contratação do seguro para entrada no Peru, se pode fazer na fronteira?
isso é simples?
[]s
Jeison, como estão os preparativos? Já tens a rota definida entre o P.N.Sajama e Uyuni? Fará o tradicional ou vai arriscar o caminho que o Bridi falou? Estava vendo o site dos mochileiros e por acaso vi um relato onde era citado uma taxa p/ rodar no Peru chamada SOAT, já ouviu falar?
......"SEGURO SOAT: procure se informar na aduana peruana onde vc compra, esqueci de comprar e uns 2000 de lá tive que correr atrás, os guardas queriam prender o carro, multar...e tudo mais....foi um sufoco totalmente desnecessário!!!!"........
http://www.mochileiros.com/atacama-p...25689-105.html
http://www.irb-brasilre.com.br/revis..._sousa_290.pdf
É um tipo de dpvat, agora não sei se estrangeiro tem que ter. Procurei e não achei nada que fale a respeito.
Qualquer novidade dá um toque.
Abç
Grande Jeisonk ,
vc consegue alugar essa garrafa de oxigenio em loja de mergulho, vc faz um pacote de 30 dias , assim vc aluga a garrafa com a valvula de mergulho, com isso vc pode usar normalmente , quando fomos não usamos , mais é importante ter cuidado em não fazer esforço e mastigar a folha da coca ,foi que me aliviou .
abraço
cesar cassique
Valeu Cesar, vou procurar se existe alguma casa de mergulho em Cuiabá.
Abs
Pedro, valeu pela info, vai ajudar a mim e ao Otávio, eu não estava muito preocupado, mas vou chegar na Aduana e perguntar certinho pra não ter problemas na trip.
Quanto ao trajeto Sajama-Uyuni, vou chegar lá e me informar, dependendo do que disserem, das condições e tempo de percurso, decido o que vou fazer.
Abs
Jeison,
Qdo fui para o Atacama, levei uma garrafa grande de oxigenio, devia de ter +d 1 metro d altura, levei ela na caçamba e chegando em purnamarca, coloquei ela no chao entre os bancos, e fixei ela entre os banco com esticadores, pra nao ficar batendo, sobrou apenas um pq espaço pro meu filho de 15 anos colocar os pes, e minha flha de 7 anos colocava os pes em cima da garrafa, minha filha usou durante a viagem + por diversao msm.
Mas no atacama, sempre usavamos o oxigenio antes de dormir, faziamos inalaçao para hidratar/umidecer as vias aereas, pois la é muito seco, e segundo um medico amigo, orientou-me a sempre usar com soro, nunca so o oxigenio...
Aluguei esta garrafa, atraves de um amigo q tem uma loja de escapamentos e usam solda, quem usa solda, recebe visita no max a cada 15 dias dos fornecedores de gases (aqueles caminhoes com um monte de cilindro em cima), e quase todas essas empresas trabalham com oxigenio medicinal, e so pedir q na proxima visita eles trazem, paguei R$ 60,00 por 30 dias de aluguel, com um kit de inalaçao.
Agora qto a comprar uma garrafa descartavel la naquelas bandas acho isso muuito dificil....(relatos q li)
boa viagem
Valeu Robson.
A minha preocupação mesmo é o oxigênio em si, para umidade estou levando um inalador daqueles caseiros.
[]'s
Robson, basicamente em viagens uso equipamentos elétricos só na viatura mesmo.
Quando fui pra patagônia só lembro de ter ligado uma única vez algo na tomada de um hotel.
Mas mesmo assim levo plug redondo e chato.
Abs