O Sajama é um parque com pouquíssima ou nenhuma infra (como todos os parques bolivianos). Paga entrada e depois é tudo contigo, se precisar, tem alguns alojamentos beeem modestos (eu precisei). Abaixo uma foto da Igreja (lado direito) do povoado que fica na base do Sajama, ao fundo vulcões Parinacota e Pomerape (fazem a fronteira com o Chile), nas costas de quem fotografou (foto 2) está o Nevado Sajama. Infelizmente, não sei informar sobre acessos e hospedagem em 31/Dez, os alojamentos são familiares e os bolivianos muito prestativos - acredito não haver problemas. Mas procure informar-se.
Há outros caminhos de Iquique para Uyuni mas não conheço, pelo mapa da Copec (2006) seriam mais de 400 Kms de rípio.
Existe também um caminho de rípio do Sajama até Uyuni, pelo mapa são uns 400 Kms, sobre esse caminho, perguntei ao dono do alojamento no Sajama se ele conhecia e qual seria a distância. Ele disse que sim, mas que levaria 3 dias (os bolivianos medem distância em horas ou dias que levam para percorrer :-) ), e não recomendava fazer sem um guia. Optei pelo asfalto e fui até Oruro.
Se vc quiser economizar $$$ fique o mínimo possível no Chile e o máximo possível na Bolívia. :-D
Entre Uyuni e SPA, se tiveres a rota é possível se guiar com GPS, mas o problema de ir sozinho é caso ocorra um imprevisto? Só resta sentar e chorar! :-)
O tour que fiz entre SPA e Uyuni, em grande parte, não seguiu um leito de estrada "oficial", é caminho aberto pela passagem das Land Cruisers, veja fotos 3 e 4. Certamente pelas estradas "oficiais" a coisa é mais fácil, rápida e menos suscetível a imprevistos mas não deve ter os atrativos que os "nativos" percorrem pelos caminhos alternativos.
Teu tempo tá curto, na minha opinião, para fazer tranquilo, precisaria 3 dias para sair de Iquique, passar por Arica, visitar o Lauca/Sajama, conhecer Oruro e chegar um Uyuni. 1º dia - pernoite no Sajama. 2º dia - pernoite em Oruro. 3º dia - pernoite em Uyuni. Tudo bem tranquilo. Mas pode queimar um dia, saindo do Sajama e tocando direto pra Uyuni, uns 700 Kms. De Uyuni para SPA, roteiro das agências, saída por volta das 11:00 e chegada na fronteira do Chile às 10:00 dois dias depois.
Acho que é isso, se alguém quiser completar, retificar, sugerir o contrário, sinta-se a vontade.
[]'s