Powered by vBulletin

Machu Picchu – Uyuni – Atacama – Noroeste Argentino (NOA) –

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 20 de 86 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 10111213141516171819202122232425262728293070 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/08/2008, 00:53
    cbridi
    4 Anexo(s)
    O Sajama é um parque com pouquíssima ou nenhuma infra (como todos os parques bolivianos). Paga entrada e depois é tudo contigo, se precisar, tem alguns alojamentos beeem modestos (eu precisei). Abaixo uma foto da Igreja (lado direito) do povoado que fica na base do Sajama, ao fundo vulcões Parinacota e Pomerape (fazem a fronteira com o Chile), nas costas de quem fotografou (foto 2) está o Nevado Sajama. Infelizmente, não sei informar sobre acessos e hospedagem em 31/Dez, os alojamentos são familiares e os bolivianos muito prestativos - acredito não haver problemas. Mas procure informar-se.
    Há outros caminhos de Iquique para Uyuni mas não conheço, pelo mapa da Copec (2006) seriam mais de 400 Kms de rípio.
    Existe também um caminho de rípio do Sajama até Uyuni, pelo mapa são uns 400 Kms, sobre esse caminho, perguntei ao dono do alojamento no Sajama se ele conhecia e qual seria a distância. Ele disse que sim, mas que levaria 3 dias (os bolivianos medem distância em horas ou dias que levam para percorrer :-) ), e não recomendava fazer sem um guia. Optei pelo asfalto e fui até Oruro.

Se vc quiser economizar $$$ fique o mínimo possível no Chile e o máximo possível na Bolívia. :-D

Entre Uyuni e SPA, se tiveres a rota é possível se guiar com GPS, mas o problema de ir sozinho é caso ocorra um imprevisto? Só resta sentar e chorar! :-)
    O tour que fiz entre SPA e Uyuni, em grande parte, não seguiu um leito de estrada "oficial", é caminho aberto pela passagem das Land Cruisers, veja fotos 3 e 4. Certamente pelas estradas "oficiais" a coisa é mais fácil, rápida e menos suscetível a imprevistos mas não deve ter os atrativos que os "nativos" percorrem pelos caminhos alternativos.

Teu tempo tá curto, na minha opinião, para fazer tranquilo, precisaria 3 dias para sair de Iquique, passar por Arica, visitar o Lauca/Sajama, conhecer Oruro e chegar um Uyuni. 1º dia - pernoite no Sajama. 2º dia - pernoite em Oruro. 3º dia - pernoite em Uyuni. Tudo bem tranquilo. Mas pode queimar um dia, saindo do Sajama e tocando direto pra Uyuni, uns 700 Kms. De Uyuni para SPA, roteiro das agências, saída por volta das 11:00 e chegada na fronteira do Chile às 10:00 dois dias depois.

Acho que é isso, se alguém quiser completar, retificar, sugerir o contrário, sinta-se a vontade.

[]'s
  • 26/08/2008, 13:29
    Daniel Castanho
    Bridi,

É tranquilo seguir as Land Cruiser dos bolivianos? Voce faz algum tipo de acerto com eles para poder seguí-los, ou fica tudo na camaradagem?

Voce disse dois dias entre Uyuni e SPA. Quais seriam as pernoites sugeridas? tinha visto em fazer 1º dia Uyuni->Laguna Colorada e 2º dia Laguna Colorada->SPA .... isso é possível ou fica muito corrido para conhecer todos os pontos, como os Geisers e a Laguna Verde?

Outra coisa que me ocorreu agora: E a comida? Voce encontra fácil, mesmo em Sajama e outros vilarejos menores e acampamentos deste percurso, ou temos que levar alguma reserva, fogareiro, miojo e etc...

Cara, me desculpe por tantas perguntas mas, além de ser marinheiro de primeira viagem, estou muito empolgado!

Abraços,
    Daniel
  • 26/08/2008, 13:49
    konai
    Daniel,

Como disse o Bridi, as Toyotas bolivianas chegam na fronteira do Chile às 10.00 hs. da manhã, mas do 3º dia. Tem 2 noites de pouso no percurso, a última obrigatoriamente na Laguna Colorada. Acho que não tem outra opção. Não digo que é impossível fazer direto de Uyuni até a Laguna Colorada, mas não é o esquema dos bolivianos.
    Outra dica. No verão o salar estará alagado. É importante levar bastante água doce para o reservatório do limpador do parabrisas. A água do salar é tão salgada que vai formando uma crosta de sal e se não se esguichar água doce, não se encherga mais nada.
    O nosso motorista/guia/cozinheiro esqueceu de levar água doce. Quando acabou a do reservatório, teve que pedir para as outras Toyotas que encontrava o caminho.
    Osvaldo.
  • 26/08/2008, 14:15
    unidade01
    Curioso...
    Pessoal Desculpe a minha ignorancia, mais para uma viagem dessas qual viatura seria a mais indicada ?
    e os equipamentos a levar ?
  • 26/08/2008, 14:59
    cbridi
    Citação:

Postado originalmente por konai Ver Post
    Daniel,

Como disse o Bridi, as Toyotas bolivianas chegam na fronteira do Chile às 10.00 hs. da manhã, mas do 3º dia. Tem 2 noites de pouso no percurso, a última obrigatoriamente na Laguna Colorada. Acho que não tem outra opção. Não digo que é impossível fazer direto de Uyuni até a Laguna Colorada, mas não é o esquema dos bolivianos.

É isso aí Osvaldo! É exatamente o que eu tentei dizer no post anterior, desculpas se não ficou claro. São duas noites de pouso.

Citação:

Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    É tranquilo seguir as Land Cruiser dos bolivianos? Voce faz algum tipo de acerto com eles para poder seguí-los, ou fica tudo na camaradagem?

É só andar no mesmo ritmo... :-)
    Segui um carro da agência Cristal Tours. Conversei com a dona da agência, ela disse pra eu falar diretamente com o motorista (Lucas). Ele concordou, disse que não havia problema, que não precisaria pagar, apenas eu deveria andar no mesmo ritmo. Na fronteira com o Chile deixei uma boa gorjeta, ele ficou muito contente. :-)

Citação:

Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Outra coisa que me ocorreu agora: E a comida? Voce encontra fácil, mesmo em Sajama e outros vilarejos menores e acampamentos deste percurso, ou temos que levar alguma reserva, fogareiro, miojo e etc...

Comida: depois que entrou no Salar você tem duas alternativas, ou acerta previamente com a agência que você vai seguir ou faça você mesmo. Mesmo nos alojamentos é você (ou a agência) o responsável pela comida, ou seja, nada de café, nem almoço e nem janta. Leve água, muita água, fogareiro, miojo, etc. Lembre-se que se você for preparar a própria comida deve fazê-lo no mesmo tempo que o carro da agência. Ele não vai ficar te esperando.

No Sajama, eu cheguei à noite, pedi para o pessoal do alojamento fazer uma janta com o que houvesse disponível (quínua, batata frita e ovo frito) e fechei os olhos para as condições sanitárias. :-)

[]'s
  • 26/08/2008, 15:14
    iwakura
    Citação:

Postado originalmente por unidade01 Ver Post
    Pessoal Desculpe a minha ignorancia, mais para uma viagem dessas qual viatura seria a mais indicada ?

Viatura: Palio Adventure Locker!
    Equipamentos: macaquinho pra apertar o botão!

Em sério: a maioria dos caminhos qq carro vai. Importante é ter o carro muito bem revisado, se possível o mais novo. Equipamentos: máquina fotográfica, comida e água de reserva, equipamentos básicos pra pequenos consertors, como ferramentas, arame, etc.

[]
    Mário
  • 26/08/2008, 15:24
    cbridi
    Citação:

Postado originalmente por unidade01 Ver Post

Uma viatura com 4x4 e que você possa confiar, sem problemas mecânicos. Levei um estepe extra, mas não furei um pneu sequer. Levei um galão com 50l de diesel, também não foi necessário, mas te dão mais segurança. Levei uma cinta de reboque, essa usei duas vezes, mas para rebocar os outros. A primeira vez um Land Cruiser que pegou o caminho errado para cruzar um riacho. Na Segunda um Montero (Pajero), com problemas de aquecimento. Leve filtros de ar, combustível e óleo (pois nem sempre você vai encontrar modelos compatíveis com o teu veículo) e, se você tem algum conhecimento de mecânica, uma caixa de ferramentas não faz mal. Ah, silver tape foi minha salvação qdo os bolivianos conseguiram quebrar o alojamento do filtro de ar ao trocá-lo.

Minha viatura é a da assinatura abaixo.
  • 26/08/2008, 17:40
    konai
    Fala Bridi !!!

Peço desculpas pela intromissão, mas achei que poderia causar mal entendido e resolvi reforçar.

Abraços. Osvaldo.
  • 26/08/2008, 20:36
    Celso Pajero
    [quote=iwakura;673704]
    Citação:

Postado originalmente por Celso Pajero Ver Post
    A parte do chaco entre Corrientes e Salta talvez faça em uma pernada só... são 840 km... de reta... me parece que a estrada é boa...!!! Então é pé no porão e chegar breve... Já fiz, pela patagônia, de Buenos Aires sentido Bariloche, 1100 km em um dia...apenas de dia... sem paradas.. apenas gas!
    quote]

Grande Celso!

Primeiro, se vai de GPS anote a cordenada aí: S26 42.351 W60 44.816. Se não vai, anote a cidade: Avia Terai. É onde a Transchaco (RN16) faz uma curva e tens de entrar à direita. Nove entre dez viajantes vão reto e entram na RP94, indo parar em Santiago del Estero!

Segundo: tens uns 60km que o asfalto desapareceu, estão recapando a uma velocidade de uns 500m/ano!

Terceiro: cuidado, saia cedo e não meta o pé, mesmo nos trechos bons (maioria)! Há muitos animais e gado que eventualmente atravessam a pista e causam muitos acidentes! Fique atento!

[]
    Mário.

Faaallllaaaa Mario,

Esta saída já havia lido em alguns relatos sobre esta travessia! :D:D:D
    Porém analizando as suas dicas, não seria melhor sair neste local em sentido Santiago del Estero, Tucuman, Ruinas de Quilmes, Cafayate e depois ir subindo pelo NOA. Ou melhor ir até Salta e descer e depois subir tudo de novo?

Estou pensando em ir primeiro para o Salar de Uyuni por La Quiaca e depois para SPA por Calama... isto é, faria um laço em volta do NOA.

Forte Abraço,
    Celso
  • 26/08/2008, 20:45
    Celso Pajero
    Bridi / Mário,

Mais perguntas :concordo::concordo::concordo:...

É possivel conhecer as Lagunas Verde e Colorada a partir de SPA em um bate e volta de dia inteiro?

Tens algumas dicas de Hoteis BARATO em SPA.... to vendo que o Chile tá na hora da morte pros brazucas....!!!

Abraços....

Celso
  • 26/08/2008, 23:58
    cbridi
    Citação:

Bridi / Mário,

É possivel conhecer as Lagunas Verde e Colorada a partir de SPA em um bate e volta de dia inteiro?

Tranquilamente. A Laguna Verde fica aos pés do Licancabur, a Colorada alguns quilômetros adiante, entre elas tem águas termais (dá pra tomar banho!) e os Geiseres Sol de La Manana. E, alguns kms ao norte da Laguna Colorada está o Arbol de Piedra. Pode fazer tudo em um dia partindo de SPA. Um detalhe que não sei te informar: se há necessidade de fazer o trâmite aduaneiro (teoricamente haveria, na prática não sei). A aduana chilena é em SPA e a boliviana fica além da Laguna Verde.

Citação:

Tens algumas dicas de Hoteis BARATO em SPA.... to vendo que o Chile tá na hora da morte pros brazucas....!!!

Fiquei em uma pousada, simples, mas com instalações novas, duas noites para duas pessoas por 40.000,00 pesos chilenos, sem café da manhã. Hostal Puriko, Calle Licancabur, 246. O Google é nosso amigo: http://www.sanpedrochile.com/espanol...o_20070214149/

Ei Konai, não há porque pedir desculpas (eu não sei mesmo escrever...), teu comentário foi muito apropriado.

[]'s
  • 27/08/2008, 07:53
    iwakura
    Postado por Bridi:
    Ei Konai, não há porque pedir desculpas (eu não sei mesmo escrever...), teu comentário foi muito apropriado.

César: Se tu não sabes escrever, então eu não sei o que é escrever!

Postado por Celso:
    Porém analisando as suas dicas, não seria melhor sair neste local em sentido Santiago del Estero, Tucuman, Ruinas de Quilmes, Cafayate e depois ir subindo pelo NOA. Ou melhor ir até Salta e descer e depois subir tudo de novo?

Olha, eu prefiro fazer esse roteiro na volta! Depois de uma viagem desgastante na Bolívia/Uyuni, nada melhor que uma cidade aprazível como Cafayate e suas vinícolas pra relaxar!

Embora só tenha chego perto do Uyuni, mas com nuestro amigo Viajeros Mapas, constata-se que a Aduana Boliviana fica entre a laguna Verde e Colorada. Parece que estão fazendo uma aduana antes da laguna Verde, mas aparentemente não está funcionando.

Em todo o caso, acho que por uns trocadinhos devem te deixar ir até a Laguna Colorada/Arbol de Piedra. Por exemplo, no Paso San Francisco, a aduana Argentina deixa ir até a Laguna Colorada, que fica pouco depois da fronteira com Chile, se vc deixar algum documento com eles. Talvez o melhor seja se informar e/ou talvez contratar algum passeio desses em San Pedro.

Qto ao hostal em San Pedro, não me lembro o nome de qual fiquei.

[]
    Mário.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 20 de 86 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 10111213141516171819202122232425262728293070 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:04.