Expedição Machu Pichu - Salar de Uyuni - Deserto do Atacama - Fev/Mar-2009
Jeison
Entre Urubamba e Chinchero tem as salineras de Maras que considero imperdível. Nada a ver com as salinas tão comuns no altiplano. São pequenos lagos formados em tabuleiro com as águas de um riacho salgado que sai de um buraco do meio de uma montanha. Quando secam, os nativos retiram o sal e voltam a enche-los. A visão que se tem da estrada é impactante, bem como a visita dos tabuleiros. Interessante também, na mesma região, as ruinas de Moray. Chinchero é dispensável, mas como está no caminho para Nazca, faça uma visita rápida. Continuando para Nazca, vais passar pela Reserva Nacional Pampa Galeras, onde tem muitas alpacas que se deixam fotografar bem pertinho.
De Nazca, se gostar de vida marinha, vá para Pisco e faça uma visita às Ilhas Ballestas, onde poderá ver milhares de aves, pinguins e lobos marinhos. Não gostei muito da Reserva Paracas.
Concordo com o Iwakura que 4/5 dias em S.Pedro do Atacama é muito. Em 1 dia dá para ir ao geiser El Tatio e ao Vale da Lua. Na minha opinião, o resto não vai acrescentar muito não.
Se não chover, indo pelo paso de Sico dá para conhecer as lagunas Miniques e Miscanti e várias outras no caminho.
Se ainda não tiver cessado a chuva, vá pelo paso de Jama que também é muito interessante.
O NOA pretendo conhecer em futuro próximo (NÉ MÁRIO ...)
Expedição Machu Pichu - Salar de Uyuni - Deserto do Atacama - Fev/Mar-2009
Jeison,
Me ocorreu uma coisa. Não sei dizer se é possível em 1 único dia sair de SP Atacama, visitar as lagunas (via paso de Sico) e chegar em Antofagasta de La Sierra. Acredito que outros foristas que já fizeram este percurso poderão te ajudar. Eu, quando estive naquela região, só fui do Atacama até a fronteira com a Argentina e voltei para o Atacama.
Quanto à região de Cuzco, quando for para Machu Picchu, poderá dormir em Urubamba (tem boas pousadas lá). Não precisa retornar a Cuzco para sair para Nazca. Se pretende visitar as salineras, talvez tenha que "perder" mais 1 dia na região. A estrada para Nazca tem trechos com muitas curvas onde a velocidade média cai bastante, e, pelo seu perfil, vais demorar bastante curtindo a paisagem.
Outra coisa. Acho pouco 2 dias para Arequipa e o vale do Colca. Arequipa é linda. Vale uma parada de 1 ou 2 dias. Saindo para o vale do Colca, uma boa pedida é dormir em Cabanaconde (tem uma boa pousada lá, mas não é muito barata não). Tem outras pousadas, mas de nível bem mais inferior, se não fizer questão. Cabanaconde fica pertinho do mirante Cruz del Condor. Acorde cedo, passe pelo mirante, espere pelo voo dos côndores e siga para Puno. Não precisa voltar até Arequipa. Quando chegar ao asfalto, pegue à esquerda. A estrada estava ótima em 2006. Só na chegada a Juliaca que estava mais desgastada.
Osvaldo.