Powered by vBulletin

Machu Picchu – Uyuni – Atacama – Noroeste Argentino (NOA) –

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 86 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/07/2008, 10:16
    jeisonk
    Citação:

Jeison, você vai levar um GPS?
    Será que alguém já fez esse trajeto e talvez seja possível encontrá-lo na internet para baixar para o GPS?
    Se você for o primeiro, grava o trajeto e divulga na internet, vai ser muito útil para os próximos aventureiros.
    Muito boa sorte na empreitada.
    Antonio.
    Folgado, esse trajeto que vou fazer está todo mapeado, vou andar só por rotas de GPS, se quiser os arquivos me avisa.
    Estou levando um 60CS e um 276C no carro, um fica fixo e o outro uso tanto na viatura quanto em trilhas a pé. Depois que se acostuma com eles não dá pra viajar sem.

Abraços
  • 27/07/2008, 10:38
    iwakura
    Citação:

Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Faaaaaaaaaala Mário, tudo blz?

Então cara, sempre tem alguns furos, principalmente em se tratando de distâncias, que quem não conhece a região acha uma coisa até chegar lá, apesar de que a outra viagem que fiz para os Andes as distâncias e tempos de deslocamentos bateram quase que perfeitamente, a única coisa que não fiz e que estava no roteiro era se deslocar da Villa O'Higgins-CH até El Calafate-AR em um dia, acabei pousando em Bajo Caracoles.

Mas realmente o NOA parece ser um lugar onde temos de esquecer padrões, vamos lá:

No dia 30 realmente é apertado para cobrir esses 287km? Parece coisa simples, a estrada é que é muito sinuosa ou é ruim ou as duas?

No dia 33, na verdade seria um dia para se deslocar direto de Antofagasta a SALC, coloquei como opção aumentar um dia para conhecer o Salar de Antofalla, Arizaro, Casualidad, Socompa, etc. Concordo que se for fazer o roteiro inteiro precisa disso ou talvez até mais um dia ainda, mas esses 300km de Antofagasta a SALC também é o mesmo caso do dia 30?

Fiambalá na verdade seria mais um ponto de passagem mesmo, e aproveitar as termas claro, mas como gostaria de fazer o trajeto de Tinogasta a Antofagasta passando pela Cordilheira San Buenaventura, necessariamente se passa por lá.

O que eu gostaria mesmo é de passar uns 30 dias no NOA, tem coisa pra fazer por lá pra preencher todo esse tempo, da fronteira até a região de Mendoza tem muita coisa pra ver e explorar, mas aí tem que ser em grupo, quem sabe não sai do papel a Expedição dos foristas 4x4 Brasil ao Noroeste Argentino para daqui algum tempo.

Mário, vou estudar seriamente essas mudanças e talvez tirar um dia dos três que planejei para o Chile, mas acredito que dois dias pra conhecer a região do Atacama não é tanto assim, é igual Ushuaia, não tem muita coisa pra se fazer mas é um lugar que quero estar presente pra conhecer por mim mesmo, senão sempre fica aquele negócio, poxa, passei tão perto e não fui lá.

Cara, obrigadão mesmo pelas dicas, vou analisar com carinho isso, conforme for modificando posto aqui.

Abraços

Poiz é! Atacama: eu jogo contra, mas concordo que experiência é pra ser vivida!:mrgreen: Eu fiquei 2 dias e acho que é o tempo ideal. Cheguei de madrugada (umas 4h), fiquei rodando pela cidade, à espera das vans que vão pros Geigers El Tatio. Coisa que não encontro aqui em Porto Alegre, encontrei lá: um carro da polícia chilena fazendo a ronda noturna! Me deu um pito porque estava na contramão!!:mrgreen:

Dia 30: a estrada por Abra Acay eu não fiz ainda... Mas pelo que sei é meio pedreira, pelo menos em certos lugares. Muito mais depois de chuvas. De Payogasta/Cachi até Cafayate é uma estrada típica de terra, com alguns trechos um pouco mais ruins, várias curvas, trechos estreitos, com povoados. Não dá pra ir tão rápido.

O grande problema é que, por exemplo, pra conhecer a Costa do Obispo, Vale Encantado e Parque Los Cardones, a partir de Payogasta, são +- mais 100km de ida e volta. E só SALC até Cafayate, direto, sem escalas, vai te tomar o dia inteiro. O ideal seriam 2 dias, pousando em Payogasta ou Cachi.

Em Cafayate, tome pelo menos meio dia para conhecer a Quebrada de Cafayate (RN68).

Dia 33: A partir de ADLS há dois caminhos até SALC. O mais direto e fácil é pela RP17, passando pelo Salar del Hombre Muerto. Esse se faz em 1 dia (sai-se cedo e chega-se à noitinha).

O outro é pelo Salar de Antofalla, Antofalla, Mina La Casualidad, Salar de Arizaro, Tolar Grande, SALC. Aí o furo é bem mais embaixo! É trilha pra se fazer em 3 dias... Geralmente o pessoal pousa em Antofalla (em alguma casa do povoado) e Tolar Grande. O roteiro seria: ADLS-Antofalla (1/2 dia), percorrer as atrações do Salar de Antofalla (outro 1/2 dia). Pousar em Antofalla. Antofalla, Cono de Arita, Mina La Casualidad, Socompa, Salar de Arizaro, Tolar Grande (1 a 2 dias). Pousar em Tolar Grande. Talar Grande, Salar e Deserto del Diablo, Viaduto La Polvorita, SALC (1 dia).

Fiambalá até El Peñon, passa por uma zona de areais. Cuidado aqui: se atolar, não vai ter quem te tire... Mas é uma estrada que devo fazer ano que vêm também, principalmente pelo Campo de Pedra Pomes, mas não vou sozinho...

Se sair uma expedição do 4x4Brasil ao NOA, podem contar comigo!! Principalmente se for pra subir até a laguna Corona del Inca Pillo (5380m)!!:mrgreen:

Abraços,
    Mário.
  • 27/07/2008, 10:40
    iwakura
    Citação:

Depois que se acostuma com eles não dá pra viajar sem.
    Abraços

x2! É uma tranquilidade sem preço saber exatamente onde se está!

Mário.
  • 27/07/2008, 10:59
    jeisonk
    Valeu Mário, hoje devo me dedicar a estudar essas mudanças.

Agora, estava olhando umas fotos de Iruya e Yavi, caramba, não conhecia a região, muita coisa linda pra se ver por lá, bela dica.

Abraços
  • 27/07/2008, 16:11
    iwakura
    Citação:

Valeu Mário, hoje devo me dedicar a estudar essas mudanças.

Agora, estava olhando umas fotos de Iruya e Yavi, caramba, não conhecia a região, muita coisa linda pra se ver por lá, bela dica.

Abraços

Jeison,

Poiz é! É muito pouco conhecida dos brasileiros, que vão, direto e sem escalas, pro Atacama...:parede:

Outra dica que me esqueci: estando em Fiambalá, é altamente recomendável, tirar mais 1 dia para ir e voltar ao Paso San Francisco, conhecer este que é um dos mais bonitos pasos da Cordilheira (quem disse isso foi um argentino de um parador perto de Cafayate, nas inúmeras conversas que o Newton Guerra teve com os locais!:mrgreen: Eu, e acho que o Newton também (!), estamos concordando, pelo menos nos pasos que já passei...).

Lá duas atrações imperdíveis: a maravilhosa Laguna Verde com suas mini piletas termais (piscinas) à beira da laguna de água gélida. E, do outro lado da estrada, o vulcão Ojos del Salado (6879m), maior vulcão do mundo e segunda montanha em altura da América do Sul.

No Paso San Francisco, na aduana argentina, vc diz que só vai até a Laguna Verde e eles te retém os documentos e te deixam passar tranquilamente sem os trâmites (pelo menos assim relatam os argentinos...).

Lá na beira do Paso San Francisco, têm outra estradinha 4x4 muito interessante, que dá lá no Salar de Antofalla. Ainda vou passar por lá...

No Salar de Antofalla, têm um pequeno e IDÍLICO pedaço de verde, chamado Vega La Botijuela. Lá vive um ermitão, criador de ovelhas, que não pára de falar (pelo menos até vc comprar uma das pedras que ele tenta te vender). Têm uma casa lá em cima do morro, e uma pileta térmica particular. O local é FANTÁSTICO, fotos não fazem justiça à sua beleza. Não subimos até lá em cima, mas depois, vendo fotos de outros que o fizeram, deu um arrependimento... Mas inda vorto lá!

[]
    Mário.
  • 27/07/2008, 18:37
    raphaelmacae
    tenho muita vontade de fazer uma viajem dessas.... :/
  • 28/07/2008, 00:13
    konai
    Expedição Machu Pichu - Salar de Uyuni - Deserto do Atacama - Fev/Mar-2009
    Jeison

Entre Urubamba e Chinchero tem as salineras de Maras que considero imperdível. Nada a ver com as salinas tão comuns no altiplano. São pequenos lagos formados em tabuleiro com as águas de um riacho salgado que sai de um buraco do meio de uma montanha. Quando secam, os nativos retiram o sal e voltam a enche-los. A visão que se tem da estrada é impactante, bem como a visita dos tabuleiros. Interessante também, na mesma região, as ruinas de Moray. Chinchero é dispensável, mas como está no caminho para Nazca, faça uma visita rápida. Continuando para Nazca, vais passar pela Reserva Nacional Pampa Galeras, onde tem muitas alpacas que se deixam fotografar bem pertinho.

De Nazca, se gostar de vida marinha, vá para Pisco e faça uma visita às Ilhas Ballestas, onde poderá ver milhares de aves, pinguins e lobos marinhos. Não gostei muito da Reserva Paracas.

Concordo com o Iwakura que 4/5 dias em S.Pedro do Atacama é muito. Em 1 dia dá para ir ao geiser El Tatio e ao Vale da Lua. Na minha opinião, o resto não vai acrescentar muito não.

Se não chover, indo pelo paso de Sico dá para conhecer as lagunas Miniques e Miscanti e várias outras no caminho.

Se ainda não tiver cessado a chuva, vá pelo paso de Jama que também é muito interessante.

O NOA pretendo conhecer em futuro próximo (NÉ MÁRIO ...)
  • 28/07/2008, 05:15
    iwakura
    Citação:

Postado originalmente por konai Ver Post
    O NOA pretendo conhecer em futuro próximo (NÉ MÁRIO ...)

É, com certeza!! Se as datas ficarem próximas, podemos acertar com o Jeison e fazer o NOA a três!

[]
    Mário.
  • 28/07/2008, 08:15
    jeisonk
    Citação:

Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Jeison,

Poiz é! É muito pouco conhecida dos brasileiros, que vão, direto e sem escalas, pro Atacama...:parede:

Isso é verdade Mário, a minha intenção nunca foi fazer do NOA um ponto de passagem somente, mas vejo muito isso em relatos, e inclusive gente que fala que não tem nada pra se fazer, que o negócio é esticar o pé pra chegar ao Atacama.

Citação:

Outra dica que me esqueci: estando em Fiambalá, é altamente recomendável, tirar mais 1 dia para ir e voltar ao Paso San Francisco, conhecer este que é um dos mais bonitos pasos da Cordilheira (quem disse isso foi um argentino de um parador perto de Cafayate, nas inúmeras conversas que o Newton Guerra teve com os locais! Eu, e acho que o Newton também (!), estamos concordando, pelo menos nos pasos que já passei...).

Lá duas atrações imperdíveis: a maravilhosa Laguna Verde com suas mini piletas termais (piscinas) à beira da laguna de água gélida. E, do outro lado da estrada, o vulcão Ojos del Salado (6879m), maior vulcão do mundo e segunda montanha em altura da América do Sul.

No Paso San Francisco, na aduana argentina, vc diz que só vai até a Laguna Verde e eles te retém os documentos e te deixam passar tranquilamente sem os trâmites (pelo menos assim relatam os argentinos...).

É verdade, mas como tinha muita coisa nessa viagem a gente vai normalmente selecionando e excluindo alguns pontos, é inevitável. Outro ponto que fiquei me coçando pra ir é até a região da Laguna Brava e Paso Pircas Negras, parece ser outra região muito bela.

Citação:

Lá na beira do Paso San Francisco, têm outra estradinha 4x4 muito interessante, que dá lá no Salar de Antofalla. Ainda vou passar por lá...

É, vi uma viagem dessas no Viajeros4x4, mas é coisa pra uma expedição específica, essa estrada já depende de bastante preparação e planejamento, mas é fantástico o lugar.

Citação:

No Salar de Antofalla, têm um pequeno e IDÍLICO pedaço de verde, chamado Vega La Botijuela. Lá vive um ermitão, criador de ovelhas, que não pára de falar (pelo menos até vc comprar uma das pedras que ele tenta te vender). Têm uma casa lá em cima do morro, e uma pileta térmica particular. O local é FANTÁSTICO, fotos não fazem justiça à sua beleza. Não subimos até lá em cima, mas depois, vendo fotos de outros que o fizeram, deu um arrependimento... Mas inda vorto lá!

Devidamente anotado :cool:

Citação:

Postado originalmente por konai
    Entre Urubamba e Chinchero tem as salineras de Maras que considero imperdível. Nada a ver com as salinas tão comuns no altiplano. São pequenos lagos formados em tabuleiro com as águas de um riacho salgado que sai de um buraco do meio de uma montanha. Quando secam, os nativos retiram o sal e voltam a enche-los. A visão que se tem da estrada é impactante, bem como a visita dos tabuleiros. Interessante também, na mesma região, as ruinas de Moray. Chinchero é dispensável, mas como está no caminho para Nazca, faça uma visita rápida. Continuando para Nazca, vais passar pela Reserva Nacional Pampa Galeras, onde tem muitas alpacas que se deixam fotografar bem pertinho.

Isso é um lugar que quero ver, essas salineras, vi umas fotos muito bacanas.
    Valeu a dica.

Citação:

Postado originalmente por konai
    De Nazca, se gostar de vida marinha, vá para Pisco e faça uma visita às Ilhas Ballestas, onde poderá ver milhares de aves, pinguins e lobos marinhos. Não gostei muito da Reserva Paracas

Ta aí uma coisa que não me atrai, sei lá, é questão de gosto mesmo acho, vou ir até o pacífico para ver o mar mesmo, a costa.

Citação:

É, com certeza!! Se as datas ficarem próximas, podemos acertar com o Jeison e fazer o NOA a três!

Mário, tu tem alguma idéia de data para essa viagem?

Galera, valeu mesmo a ajuda, conforme for fazendo as modificações vou postando aqui.

Abração
  • 28/07/2008, 09:09
    iwakura
    Citação:

Mário, tu tem alguma idéia de data para essa viagem?

Jeison,

Minha idéia preliminar é ultima semana de fevereiro, emendando o feriadão de carnaval, e as duas primeiras de março. Pra escapar das férias escolares.

Qual é a tua previsão?

[]
    Mário.
  • 28/07/2008, 09:42
    jeisonk
    Olha Mário, ao que tudo indica, devo estar saindo no finalzinho de Fevereiro e voltando no começo de Abril.

[]'s
  • 28/07/2008, 10:30
    konai
    Expedição Machu Pichu - Salar de Uyuni - Deserto do Atacama - Fev/Mar-2009
    Jeison,

Me ocorreu uma coisa. Não sei dizer se é possível em 1 único dia sair de SP Atacama, visitar as lagunas (via paso de Sico) e chegar em Antofagasta de La Sierra. Acredito que outros foristas que já fizeram este percurso poderão te ajudar. Eu, quando estive naquela região, só fui do Atacama até a fronteira com a Argentina e voltei para o Atacama.

Quanto à região de Cuzco, quando for para Machu Picchu, poderá dormir em Urubamba (tem boas pousadas lá). Não precisa retornar a Cuzco para sair para Nazca. Se pretende visitar as salineras, talvez tenha que "perder" mais 1 dia na região. A estrada para Nazca tem trechos com muitas curvas onde a velocidade média cai bastante, e, pelo seu perfil, vais demorar bastante curtindo a paisagem.

Outra coisa. Acho pouco 2 dias para Arequipa e o vale do Colca. Arequipa é linda. Vale uma parada de 1 ou 2 dias. Saindo para o vale do Colca, uma boa pedida é dormir em Cabanaconde (tem uma boa pousada lá, mas não é muito barata não). Tem outras pousadas, mas de nível bem mais inferior, se não fizer questão. Cabanaconde fica pertinho do mirante Cruz del Condor. Acorde cedo, passe pelo mirante, espere pelo voo dos côndores e siga para Puno. Não precisa voltar até Arequipa. Quando chegar ao asfalto, pegue à esquerda. A estrada estava ótima em 2006. Só na chegada a Juliaca que estava mais desgastada.

Osvaldo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 86 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920212262 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:45.