Valeu Giovani.
Abraços
Versão Imprimível
Valeu Giovani.
Abraços
Olá pessoal,
Primeiro parabéns por este show de informações e troca de experiências!!! Isso é muito bom! Em Janeiro de 2008 fiz o Nordeste Brasileiro com 90% de informações tiradas aqui e foi muito show!
Estarei por volta do ano novo em San Pedro do Atacama. Minha primeira viagem ao Chile. Olhando este tópico percebi que não posso deixar de passar pelo Sul da Bolivia e visitar o Salar Uyuni. O problema é que estou um pouco preocupado em fazer este trecho sozinho ... alguém poderia me esclarecer se este trecho é tranquilo ou se o bicho pega? Também tenho visto relato de pessoas que levaram 2 dias para percorrer estes 500 Km entre Uyuni e SPA ... alguém sabe dizer se consigo fazer um pouco mais rápido, talvez na volta? Quanto a cruzar o Salar de carro, essa idéia é muito maluca?
Se alguém estiver por lá nesta mesma época e quiser percorrer junto este trecho....
Vou aproveitar e pedir este famoso "checklist" para orientar melhor a minha "expedição de um carro só"!
Abraço a todos,
Daniel
Daniel,
A maioria dos trechos é bem tranqüila, com movimento razoável. Inclusive, a estrada entre Potosi e Uyuni está sendo asfaltada :cry:...
Há algumas estradas menos transitadas, como, por exemplo, Tupiza-Atocha-Uyuni, mas nada que vá te dar grandes dificuldades. Claro, leve água e comida pra alguma eventualidade.
Dois são os maiores problemas na Bolívia.
O primeiro, no verão, são as chuvas. Podes ficar parado horas e até dias por causa dela. Muitas das estradas são por leitos secos de rios, então, muito cuidado, porque, às vezes está chovendo nas montanhas e onde vc está não...
Outro problema é a instabilidade política, até agora a pouco vários departamentos estavam com protestos e ainda hoje 21/08/08, Santa Cruz está com as estradas bloqueadas.
Mas nada que um aventureiro não tire de letra! E a Bolívia vale a pena, é um país muuuuito bonito e com uma gente sofrida, mas bastante amigável. Leve balas pras crianças!
[]
Mário.
Fala Daniel, tudo bom?
Mais um pra turma Andina :mrgreen:
Bom, apenas complementando a pronta resposta do Mário, acho que é até um pecado fazer o trajeto SPA a Uyuni em menos de dois dias, tem muita coisa bacana por lá Daniel, e se não quiser acampar tem alguns refúgios também, aproveita o lugar, imagina, ir daqui até lá e passar voando a região.
Quanto à instabilidade política, geralmente acontecem mais problemas na região de Santa Cruz, como o Mário falou, aquela região sempre está reivindicando mais autonomia, etc, etc, etc, mas acho muito difícil se incomodar com isso no altiplano.
Pra cruzar o Salar, na época da chuva, o negócio é conversar e seguir o pessoal das Land Cruiser das agências pra ver até onde dá pra ir, é só questão de se informar direitinho como está a situação quando chegar.
Me manda um e-mail que te mando os materiais que tenho aqui.
Abraços
Ps. Mário, valeu a ajuda cara.
Daniel,
Assino embaixo do Iwa e do Jeison. Você comenta em fazer o trajeto na volta, queres dizer no sentido Uyuni -> SPA? Se for, talvez seja melhor fazer na volta, acompanhando os bolivianos. Você sai em torno das 11:00 da manhã de Uyuni (no verão pode ser diferente, devido as chuvas e ao salar estar alagado), almoça na Isla Pescado (contrate o almoço em Uyuni ou leve os apetrechos para prepará-lo), dorme em uma hospedaria na borda do salar, construída com placas de sal (paredes, camas, mesas, etc), antes do nascer do sol ruma para a laguna Colorada chegando por volta das 16:30. Dorme em um alojamento próximo da laguna. Dia seguinte: acorda às 4:00 para ver os gêiseres Sol de la Manaña antes do nascer do sol. Em torno das 7:30 parada para tomar café e um banho em águas termais. Mais meia-hora e você está na laguna Verde, uns 10Kms depois estará na fronteira com o Chile à 60 Kms de SPA. Como é de manhã, poderá tomar o rumo contrário e seguir para a Argentina voltando para casa (pensando bem não sei se é uma boa idéia, você estará entrando na Argentina via Chile sem ter feito a burocracia no lado chileno - a aduana fica em SPA - não sei se pode ser um problema).
Ah, tem vários caminhos que levam você de Uyuni para SPA, pode sim ser feito em um dia, o que citei tem vários atrativos e leva mais tempo.
Já que o Jeison não apita mais nada nesse tópico, poste teu possível roteiro pra gente palpitar... :-)
[]'s
x2. O que a gente mais gosta é de palpitar!:mrgreen::mrgreen:
E melhor é ir primeiro pro Atacama e depois pra Bolívia! Senão vc vai ficar decepcionado com o Atacama, que não resiste à comparação da majestosidade do Uyuni e do sul da Bolívia... Além de ficar lembrando de como a Bolívia era barata!!
[]
Mário.
Vocês são phod@, kkkkkkkkkk.Citação:
Já que o Jeison não apita mais nada nesse tópico, poste teu possível roteiro pra gente palpitar...
Mas o negócio é esse mesmo, juntar um monte de info não pra minha viagem, mas sim para qualquer um que tenha interesse na região, está tão rico isso aqui que posteriormente abrirei outro somente com as fotos para não poluir demais esse lugar.
Mário, essa tua assinatura tá de babar, cara, coisa fantástica.
Abraços galera
Acho inclusive que vou pedir a mudança de nome do tópico para algo mais abrangente, mais coletivo.
Jeison e colegas
Pretendo fazer essa viagem passando pelo Atacama e salar Uyuni saindo dia 04 dezembro de 2008 e retorno no reveilon. Gostaria de receber dicas e rotas melhores, pois irei sozinho num Bandeirantes. Alguém irá nesta época? Jeison, se possível, poderia mandar esse material garimpado para alyssont@sti.com.br e/ou alyssonide@hotmail.com ???? Obrigado
Sob essa ótica, realmente é melhor visitar primeiro o Atacama. Eu fiz o contrário e, depois do que eu tinha visto na Bolívia, sinceramente, não achei muita graça no Atacama. :-)
Sem falar nos preços, um pernoite (sem luxos, obviamente) na Bolívia mal paga um sorvete em SPA. :-)
[]'s
Alysson, já está na tua caixa de e-mail.
Se precisar de algo a mais, é só avisar aqui que a turma tá afiada.
Abraços
Fala Daniel! Bem vindo a trupe!!!
Mais um aventureiro.... estarei por lá nesta época! Podemos trocar informações sobre datas... quem sabe fazemos algumas travessias juntos... Este trecho de SPA até o Salar seria uma boa ter companhia.
Sobre cruzar o Salar de Uyuni de carro.... vou fazer não:discordo:... pelo que já vi em relatos... é casca grossa...! Farei este trecho com alguma operadora do local.
Abraços e vamos nos falando!