Postado originalmente por
alfonse leite
Respondendo:
Rádio: é fundamental quando se viaja em comboio! Para conversar fiado, combinar as paradas, nos separar (e reencontrar depois) quando passarmos por alguma cidade ou vilarejo. Comunicação é segurança!
Ainda não decidi se reinstalo o PX ou viajo só com o PY mesmo... Aqui em Goyaz, o Jeep Clube usa a freqüência de 144,440 MHz e o canal 16 no PX.
Vacina: eu costumo ter a minha caderneta de vacinação em dia. Há 2 anos houve por aqui um surto de febre amarela!
Água: os rios da região tem água de boa qualidade, existem nascentes, etc... mas eu levaria/compraria por la pelo menos 2 litros/dia/pessoa. Não temos que comprar isto de uma vez. Podemos comprar aos poucos.
Barraca/colchonete: se viajasse sozinho, dormiria dentro da Land, que é preparada para expedições (até 2 pessoas dormem MUITO bem lá dentro). Se levar mais gente, pretendo levar também uma barraca Coleman Extra Lite para 5 pessoas. Estou levando colchão extra (além do que há na Land), roupa de cama, travesseiro e saco de dormir para a remota eventualidade de fazer frio.
Gelo: em 2001 levamos uma caixa térmica gigante, de madeira, forrada com zinco e cheia de barras de gelo. Só abríamos à noite, para tirar gelo dali e abastecer as pequenas caixas de isopor. Já comecei a fazer outra para levar!;-)
Comida: já ouviu falar em "Miojo"?! Pois é... :twisted:
Nas vezes anteriores, compramos carne em Novo Acordo e passamos todos os dias à base de carne: churrasco com mandioca; carne assada com cebola e alho; bife com arroz... e até um farto estrogonofe que a esposa de um expedicionário fez! A carne no TO era MUITO barata e farta. Acredito que ainda seja. Picanha e filé, compramos à vontade!
Sugiro que levemos/contratemos por lá um cozinheiro... falo por experiência própria! Mais seguro é levar um cozinheiro daqui de Goyaz!
Para o café da manhã e sobremesas: frutas, pães, bolos, queijos, requeijão, manteiga, maionese (desde que bem refrigerada), leite e sucos (em embalagem longa vida), Ovomaltine/Toddy/Nescau, biscoitos, barras de cereais, granola, doces... Eu evitaria coisas como presuntos (a menos que recém comprados), salsichas e outros embutidos...
Roupa: bermuda e camiseta (muitas!), camisa de manga comprida (eu prefiro, pois protegem os braços nas caminhadas e no fim da tarde, dos mosquitos) uma calça de moletom para quem sente frio à noite e pronto! Eu, que nasci em Minas, acho que não faz frio aqui em Goyaz e menos ainda no Tocantins. E para o "frio" que faz, um simples moletom resolve. Chapéu ou boné são peças importantes!
Protetor solar e repelente contra mosquitos são fundamentais! Compra-se por aqui mesmo!
Um abraço,