2 Anexo(s)
Roteiro do "Projeto Jalapão", feito pelo Jeep Clube de Goiás em 1999
All,
Parece que agora sim, o site aceitou as imagens que fiz do roteiro de 1999...
Eu gostaria de refazer este roteiro! Estou pensando em ir ao Jalapão na segunda metade de julho, partindo de Goiânia. A Defender está sendo preparada para expedições desde fevereiro!
Se tivermos um cronograma a seguir, fica mais fácil decidir datas e prazos para permanência por lá! Lembro-me por exemplo que, para visitar as dunas e o fervedouro, um dia é mais do que o suficiente - se ninguém atolar nas dunas...
Cachoeira da Velha e Cachoeira da Formiga, merecem pelo menos uma noite por lá, cada uma. Antigamente, era possível acampar às margens delas. Atualmente, disseram-me que já não se pode mais... Uma pena, pois mergulhar nas águas transparentes e mornas da cachoeira da Formiga, à noite, era muuuito bom e passar as manhãs dentro d'água, na Velha, comendo e bebendo dentro do Rio, foi de deixar saudades!
Outra sugestão: se formos mesmo em grupo, que sejam 3 ou 4 viaturas, no mínimo, já vale a pena contratar um cozinheiro. Sempre que fui, levamos cozinheiros e nossa única preocupação, depois de rodar e rodar, é chegar ao acampamento com a boca para comer e mais nada! :)
Dormir às margens do rio, em Novo Acordo, é uma boa opção, também! Foi o que fizemos na expedição de 2001. Águas cristalinas, boas para quem aprecia mergulhar! Não sei como estão as coisas por lá hoje (camping, acesso, etc...) mas há 9 e 10 anos atrás, quando ainda não havia acontecido a "invasão" do Jalapão, era tudo muito fácil e barato por lá. Difícil, foi só conseguir estes waypoints em 99!
A comida em pousadas ou restaurantes do Tocantins também deixavam a desejar... isso para dizer pouco. :evil: Ao norte do Jalapão até o sul do Maranhão, já passei fome - literalmente - com dinheiro no bolso!:odedo:
Defender 110 CSW - Prozac