gmilami,
O "inverno" lá é agora, a estação chuvosa! Por isto escrevi "inverno" em meu e-mail anterior! :)
A partir de abril, maio... até outubro, é uma seca só!
Abs,
Alfonse Leite
de Goyaz
Defender 110 CSW - Prozac
Versão Imprimível
alfonso ,amigo, vc me deu um tremendo susto...kkkkkimagina pegar chuva todo diakkkkkkk melhor naum..:parede::parede::parede:
vc foi o highlander do jalapao...... só de aviao e coisa e tal kkk parabens, naquela epoca é que devia ser dificil, hj ta tudo mais facil......
gostei das dicas....
obrigado
Fala THIROD, ta pensando em ir também?
A única data que rolou pelo forum foi algo entre os 10 e 25 de julho.
Particularmente acho uma data legal! Sairia de férias dia 01 e teria um tempinho para arrumar as coisas. Não Creio que sejam necessários mais de 5 dias lá... Mas de qualquer forma, precisamos montar um roteirinho legal. Andei dando uma pesquisada em outro forum o mochileiros.com e tem alguns relatos de gente que foi para lá, infelizmente ainda não tive tempo de entar em contato com ninguém em específico e pegar mais detalhes. Lembro que havia indicações de uma guia lá chamada Dona Lázara, que inclusive tem uma pousadinha por lá (não lembro a cidade).
Pelo que vi os pontos que valem a pena são o fervedouro, cachoeira da velha, as dunas e mais algumas... O grande problema, pelo andei lendo, são as grandes distâncias (sempre em estrada de chão) mas cerca de 200~300 km, o que leva um grande tempo para chegarmos até elas...
acho que é isso... até mais pessoal!
lotharrrrrrrrrrrr, cd vc ?????
e ai , ninguem mais vai pro jalapao???
ta muito devagar a coisa, acho que todo mundo desistiu??? é isso???
Benito, por lá existem lugares MUITO interessantes para acampar, às margens dos rios do Sono e Novo. São rios de águas cristalinas, de águas quase mornas na estação das secas (o "verão" da região) e pouca corredeira - dependendo das cheias! E com as estradas que há no Jalapão, 200 ou 300 quilômetros num 4x4 não são de assustar! Dá para andar bem!Citação:
Pelo que vi os pontos que valem a pena são o fervedouro, cachoeira da velha, as dunas e mais algumas... O grande problema, pelo andei lendo, são as grandes distâncias (sempre em estrada de chão) mas cerca de 200~300 km, o que leva um grande tempo para chegarmos até elas...
O mês de julho, época da vazante aqui no Centro Oeste, é garantia de águas calmas nos rios dos nossos sertões, por isto incluo as margens de alguns deles no roteiro "Cachoeira da Velha-Fervedouro-Dunas".
Acredito que 4 meses é um bom tempo para organizar uma expedição, mas o tempo voa! E 5 ou 6 dias por lá também são o suficiente para ver tudo... ou quase!
Na última vez que organizamos (Jeep Clube de Goiás) uma expedição para o Jalapão, foram 6 meses, 6 longos e divertidos meses de preparação e 6 dias por lá. Levamos entre ida e volta, partindo de Goiânia, 3 dias na estrada.
Vou procurar em meus guardados, para ver se encontro a apostila com as coordenadas geográficas daquela viagem...
Milani, acho que somos muito a "corujar" este tópico! :-)
Abs,
Alfonse Leite
All,
A 4x4 & Cia do mês de fevereiro, ainda nas bancas, traz uma matéria sobre o Jalapão.
Apesar de muito breve e superficial, com a ajuda de um bom mapa - de preferência da cartografia do exército - e um GPS, é possível organizar a partir dali uma expedição interessante...
Alfonse Leite,
de Goyaz
Caro amigos,
Sou um novo membro do forum, gostaria de saber o dia e onde será a saida, pois dependendo do tempo em percurso posso me agendar... estou em Campo Grande-MS.
Forte abraço a todos nobres e novos amigos.
Fala pessoal!!
Então, como eu continuo planejando minha viagem e achei um outro site som algumas informações úteis... alguém conhece? é o jalapaooffroad.org.br
Entrei em contato com eles, o o Rodrigo prontamente me respondeu com algumas informações extras criando um roteirinho básico para a viagem, que seria: ir por Ponte Alta, passando por Mateiros dando a volta por São Félix.
Sugeriu não perdermos a Cachoeira da Velha, Dunas, Fervedouro e Cachoeira do Formiga. Reservando uns tres dias, pelo menos.
Convidou para encontrarmos com ele também: "Passando por Palmas nos visite as 6 feiras no Predileta que estaremosm à disposição."
No site tem várias informações interessantes. Vale a pena dar uma conferida.
Há o telefone de algumas pousadas/hoteis. Vi em um vídeo no youtube uma imagem da pousada Galhão, me pareceu muito amigável e excelente (tomando por base o que espero encontrar por lá).
Sobre datas, estava pensando que poderiamos nos encontrar em Palmas dia 12 de julho. (É uma segunda-feira) Sugiro essa data pois daria para o pessoal tirar férias no começo do mes para acabar de se preparar e teria uns dias de descanso antes de retornar à rotina.
Vamos lá pessoal, Jalapão 2010 ai vamos nós... :mrgreen::pipoca:
O jalapão é super tranquilo, até na chuva. Estive em janeiro por lá e tinha até uno nas dunas. Tude bem que tinha um golzinho insisistente que foi guinchado umas 10 vezes.
Repasso arquivo do google e trackmaker para carregar no Garmin, inclusive com o trecho mateiro sentido bahia, que não tem nos mapas do Tracksource, pois fiz este caminho na volta.
Excelentes os seus tracks, Klein :palmas:
Eu estava justamente buscando uma solução melhor para sair do Jalapão e seguir para Lençois (BA) sem ter que subir até Alto Parnaíba (MA) para voltar ao asfalto. Pelo que entendi, você saiu por Mateiros e foi até Formosa do Rio Preto - BA (onde termina seu tracklog) e de lá provavelmente até Barreiras (BA). Foi isso ?
Poderia comentar esse trecho ?
Estado das estradas, deificuldade, distâncias sem abastecimento e coisas do gênero ?
Obrigado pelas valiosas informações. :concordo:
Aquele Abraço.
Muito bom seu tracklog, Klein!
Adianto que as estradas asfaltadas (estaduais) no Tocantins, eram muito boas! Hoje, não sei como estão, mas eram boas!
Abs,
Alfonse Leite
de Goyaz