Aqui, um mapa do mais recente Estado da Federação e nosso destino em julho, em .pdf
Defender 110 CSW - Prozac
Versão Imprimível
Aqui, um mapa do mais recente Estado da Federação e nosso destino em julho, em .pdf
Nota 1000 teu mapa, para ficar melhor só se tu tivesses marcado nosso trajeto, mas me achei, localizei Porto Nacional, mas as outras citadas nas mensagens anteriores tipo: Ponte Alta, Mateiros e Gurupi não.
Poderiamos marcar Porto Nacional ? Lá pelo dia 17 de julho? Volta dia 22/24?
Abraço,
Badia
Badia,
Por mim, tudo bem! Dia 17, 18... sendo na segunda quinzena, ótimo! Mas temos que reservar no mínimo 6 dias por lá.
Acredito que o ideal sejam 6 ou 7 dias, porque acampar às margens do Rio do Sono é MUITO bom! Tem lugares por lá, num calor de 40ºC à sombra, onde um banho de rio em águas cristalinas é a melhor coisa do mundo!
No mapa, todas estas cidades estão locadas! Gurupi fica ao sul de Palmas. Saia de Palmas a oeste, siga 60 km pela TO-080 e depois, ao sul pela BR-153. Está lá no mapa!
O Jalapão é uma área "naturalmente delimitada", pois começa a leste de Palmas e é circundado pelas cidades de Taquarussu do Porto, Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo, São Felix do Jalapão e, no extremo leste do Estado, Mateiros, quase na divisa TO-MA-PI. Depois, voltando pelo sul do deserto, Ponte Alta, sempre no sentido horário. Todos os lugares a se visitar estão dentro deste círculo de cidades e estradas de terra - hoje, há mais asfalto do que em 99 ou 2001... Em 86, de avião, deu para ver lá de cima o "nada" lá embaixo. Só a Serra do Espírito Santo perdida naquela imensidão!
Em 99, foi de Ponte Alta que iniciamos nosso retorno a Goiânia. Em 2001, saímos de Mateiros pelo Piaui e Bahia, voltando ao Tocantins, tendo como destino a cidade de Dianópolis e depois Arraias.
As estradas saindo de Mateiros, na época, não existiam nos mapas e só mesmo com GPS para decidir por onde ir, nas muitas encruzilhadas da estrada de areia fofa que partia de Mateiros... mas aí, já é oooutra estória!
Guilheme, mail respondido, valeu.
Acho que começamos a ter realmente um projeto, repassando:
- Encontro dia 15 a 17 de julho em Porto Nacional.
- Percurso a ser percorrido o mesmo que Alfonse fez.
- Pelo que entendi até agora, não consegui visualizar no mapa, mas faremos um circulo, saindo de Ponte Alta e retornando 800km depois, é isso ?
- Tempo necessário largando em Ponte Alta, 7 dias é isso?
- No meu caso chegaria 2 dia antes em Palmas, compraria o material faltante, pegaria o carro e tocaria até Porto Nacional (+-60km de Palmas)
- Pergunta, quantos kms de Porto Nacional até a boca da trilha, Ponte Alta?
Até aqui esse roteiro acima confere?
Abraço,
Badia
PS.: ainda não obtive resposta das locadoras.
Badia,
Sim, o seu roteiro confere! De Palmas a Porto, mais ou menos 60 km e outros 140 de Porto até Ponte Alta. Sugiro porém que de Palmas, nos encontremos em Taquarussu do Porto e de lá para Novo Acordo, acampando o quanto antes às margens do Rio do Sono e deixando Ponte Alta para o final...
Temos que nos lembrar que o Tocantins é um dos Estados da Federação que mais crescem, portanto, não nos surpreendamos se encontrarmos alguns dos antigos caminhos de terra, asfaltados!:odedo: Vou conversar com um amigo que tem fazenda por lá e depois, postarei aqui.
Agora que começamos a escolher a data e já temos um roteiro à disposição, sim, podemos ter um projeto de expedição de verdade!
Procurarei nos meus guardados as fotos que fizemos em 99 e logo postarei as outras páginas do roteiro que fizemos. Porque tudo o que postei até agora foram apenas os waypoints. Falta o planejamento detalhado, em cima do qual, depois, pode-se escrever o "diário de bordo" da expedição!
Um abraço,
Boa noite Alfonse
O trajeto será feito sentido horário. Saindo de Porto Nacional sentido Ponte Alta ou Novo Acordo, ou direto Novo Acordo, encontro do pessoal em Taquarussu do Porto? Desculpe a pergunta, mas como vejo essas cidades no roteiro e temos entrada tambem por Ponte Alta, fiquei meio confuso. Ponte Alta ficaria para o fechamento da viagem, é isso?
Olha, só vou poder estar em Porto no dia 19, antes nao tem como, pq vou estar a 2000 km de distancia e minhas férias começa no dia 17. Com esse entrave da minha parte devido as datas, ainda vou poder compartilhar com voces dessa viagem?
Abraços
Guilherme
Guilherme, Badia, Lothar (que iniciou o tópico), L.Panoni, L.Castilho, A.Benito e quem mais se dispuser nos acompanhar, com ou sem Land, mas com 4x4!
Acredito que circular o Jalapão a partir de Porto/Palmas, seguindo para Novo Acordo, é uma boa idéia!
Apesar de a maioria das atrações do Jalapão estarem próximas à cidade de Mateiros, viajar de Novo Acordo para São Félix, acampando pelo caminho, nos dará tempo para encontrar e deixar que outros expedicionários nos encontrem, antes de Mateiros!
Nas 2 vezes em que estive lá, por terra, fiquei impressionado com a beleza daqueles rios de águas transparentes, em especial o Rio do Sono. Havia uma travessia de balsa (que não sei se ainda existe, pois há uma estrada nova ligando Novo Acordo a São Félix) onde paramos por horas, para tomar banho de rio, sem preocupação alguma com a travessia dos carros!:dance:
Assim, se fizermos o roteiro de 99, mas SEM PRESSA, acredito que poderemos acampar pelo menos umas 2 noites, antes de chegar a São Félix. Os rios Novo e do Sono merecem ao menos uma noite em suas margens e, desta vez, eu gostaria de acampar onde não acampei em 99 nem em 2001!
Assim, teríamos uma forma de "atrasar" a chegada em Mateiros (Cachoeira da Formiga, Dunas, Fervedouro) para percorrermos juntos o maior trecho e tempo de expedição possível.
Vale a pena lembrar que aquilo lá é um deserto. Verde, mas deserto! E é sempre seguro ter a companhia uns dos outros!
Em 99 uma Toyota fundiu o motor e em 2001, teve Engesa, Jeep Willys e Toyota Bandeirante quebrando... só "ícones"! Todos muito robustos, seguros, confiáveis, etc... mas quebraram assim mesmo!:mrgreen:
All, se conseguir montar minha saida, por mim tudo bem, qualquer sentido de roteiro me serve.
Tô dentro.
Alguma dica do que levar??
Alguem conhece algum parceiro morador de PALMAS, preciso de apoio por lá.
Abraço,
Badia
All, visitem relatos de viagens tópico do forum, pesquizem JALAPÃO e irão encontrar muitos relatos, selecionei esse, para vocês que conhecem vai ser mais esclarecedor:
http://vidadetoyoteiro.blogspot.com/...1-jalapao.html
Espero pelos seus comentários.
Abraço,
Badia
Mais um, esse com todos os way-points, a desculpa que faltava prá comprar um GPS e fazer um cursinho.
http://antonio_almeida.sites.uol.com.br/index.htm
Vamos que vamos.
Badia