Exatamente, Glaicon. O negócio é levar o pessoal na esportiva. Viajar com a documentação correta e o carro em boas condições é o mínimo que se espera. Na minha última viagem até Salta, pegamos o "temido" trecho do Chaco. Fomos parados meia dúzia de vezes, pediram a documentação normal, alguns revisaram se os equipamentos e iluminação estavam funcionando, e um só quis revisar a bagagem, alegando uma barreira sanitária, ao passar de uma província para outra. Todos muito educados, em dois deles, pediram gorjeta na cara dura, e chocolates Garoto (não sei qual a devoção deles por essa marca). Ganharam uma caixinha de bombons cada um, e se despediram felizes da gente.
Quando fui até Ushuaia, em 2005, o pessoal era mais hospitaleiro. O que não impediu que, ao chegarmos em uma aduana perto de Puerto Natales, os guardinhas estavam comemorando o aniversário de um moleque deles, e fomos "convidados" a participar com uma caixa de chocolates e um refrigerante... Faz parte da viagem ter bom humor e jogo de cintura.