Olá, Pessoal !
AlexandreJPX : Boa iniciativa de abrir a discussão sobre como resolver o problema da lentidão de resposta dos SY em retomada/partida .
Eu estava frustrado achando que não tinha ainda habilidade para aprender a dirigir esse carro, mas fui percebendo ( e comparando ), que é uma peculiaridade do Kyron .
Essa característica também me incomoda, além de representar uma certa falha na dirigibilidade quanto à segurança em ultrapassagens em pistas curtas/apertadas, pois, às vezes, quando você consegue ‘encher’ o motor para dar boa resposta, desaparece, simultaneamente, a possibilidade de efetuar a manobra( por vir algum veículo em sentido contrário )!
Será que o Mercedes Benz com o conjunto câmbio+motor equivalente ( o que deu origem ao utilizado no SY ) também apresenta(..va) essa característica ?
Concordo contigo que a SY deveria atender aos pedidos dos consumidores( e foristas ) e efetuar a reprogramação desse conjunto, de modo a pelo menos dar maior margem de segurança, não só para quem dirige um SY, como também, para quem está em outro veículo próximo, no momento de uma ultrapassagem .
Por outro lado, procurando efetuar uma reprogramação ‘não oficial’, deve-se considerar que a alteração de características de fábrica pode afetar a garantia de 3 anos do produto, ou mesmo a sua durabilidade. Deve-se lembrar ainda, caso não importe a garantia, como um veículo ‘reprogramado’ vai enfrentar a série de revisões veiculares que estão pipocando aqui e acolá, anualmente, numa sanha arrecadatória impressionante contra os possuidores de veículos motorizados . Por exemplo, o estado do RS está colocando no seu orçamento o que vai ser arrecadado com isso já considerando inclusive veículos produzidos a partir da década de 70 – e hoje ainda sequer existe a revisão veicular implementada !!
Alexandre das neves : Pelo teu consumo obtido na viagem, duas coisas se depreendem : o trânsito estava ‘pesado’, e também, o pé do motorista !! Além do que já verificou na ccs, a pressão dos pneus está dentro dos conformes ? Ou a geometria de direção ? Isso também ajuda a manter o consumo dentro de patamares bem razoáveis ! Ressalto que meu Kyron veio de fábrica ( e não detectado pela revisão de chegada aqui no Brasil ou mesmo a de entrega ao consumidor ) com geometria fora dos limites toleráveis – que fizeram o carro “puxar” discreta e sutilmente para o lado direito, perceptível em trechos longos de estradas/avenidas . Voce pode avaliar isso também observando se existe algum desgaste diferente para os pneus(comparando lado interno/externo) . E eu gostaria também de melhor resposta do motor+câmbio( conforme acima, em resposta ao Adriano ) , mas a esta altura, não sei se ficarei com o carro por três anos(até acabar a garantia), uma vez que já estou sentindo uma certa dificuldade para a obtenção de peças destinadas ao conserto da ‘batida’ que levei. E mais preocupado ainda fiquei ao ler, no tópico da picape SY ASports, que em Vitória existem perto de 30 picapes aguardando uma peça do conjunto do conversor de torque (vide #818), e com a informação de que uma delas está aguardando desde janeiro!!!! Será que esse nº grande de veículos com problema não deveria ser origem para um “recall”, salvo melhor juízo ? Será que o Kyron vai sofrer com este mal também ? Quanto ao diesel aditivado, eu o uso por opção, e baseado em observação, tanto de meu carro anterior(GSTD2001) como dos carros diesel de meu irmão, que depois de passar a usar o diesel aditivado não teve mais dores de cabeça, seja com uma F1000 4x4 MWM, seja com as Hilux CD ( a 1ª delas, 2009, rodou ~ 70 k km e nunca deu problemas, mesmo sem meu irmão autorizar a ccs a praticar a empurroterapia de limpeza/descarbonização de bicos injetores ) .Frise-se que as ccs Toy que o atendiam/atendem recomendam o uso do diesel comum e ao mesmo tempo praticam, a cada 10 k km, essa política . Acredito que a Toy teria o motor do tipo Euro 3, ao passo que a SY estaria usando o Euro 4 ... Mas nota-se que o combustível no Brasil, continua a fazer estragos, vide casos dos VW Tiguan com motor fundido – por causa da gasolina, dizem !
Mauro B: O que está ocorrendo com o piloto automático Spal ? Eu tenho ele instalado mas não percebo problemas, talvez pela falta de um uso mais constante, uma vez que resido em região de serra . Eu apenas o utilizo em viagens, de preferência em caminhos planos- e com movimento de veículos algo contido . Voce estaria usando roda aro 16” ou 18” ? Quando comprei o Kyron, o modelo que já vinha equipado com o piloto tinha roda aro 18”. E a regulagem do equipamento para o K com roda 16” era, claro, diferente, o que motivou uma demora maior na instalação, devido aos ajustes necessários até a obtenção dos resultados compatíveis, sem esquecer que foi um dos primeiros K a ter esse equipamento instalado por aqui. Esse casamento correto entre o ajuste do piloto com a roda 16” pode ser algo delicado mas é possível .
Abraços a todos .