Olá, Pessoal !
Resolvido, enfim, o “pepino” da tal luz-espia do air-bag do condutor sempre acesa (pela 2ª vez, nos 21 k km) : foi trocada uma peça (em garantia) .
Como da 1ª vez, devido à demora na resolução do assunto( e complexidade envolvida ), uma vez que a assistência(terceirizada) aqui de Caxias não tinha retorno da ccs de Porto Alegre, de pleno acordo com o pessoal de Caxias, resolvi marcar direto com a ccs de Porto Alegre(sim, me dando ao trabalho de levar o carro para lá, em meu último dia de férias) .
Por coincidência ou não, na véspera havia chegado a tal peça que seria empregada na reparação do dispositivo do air-bag do condutor, pois ela não estava em estoque na ccs.
Pelo menos foi a explicação a mim dada do porque não havia sido respondido ao e-mail do pessoal aqui de minha cidade.
No fim da manhã o carro já estava liberado ( e reparado) .
Exceto pela não retirada de um barulho vindo da região onde estava o piloto automático: como comprei o equipamento através da loja de Caxias, com instalação num serviço autorizado/terceirizado de Porto Alegre, lá me fui para o tal lugar, após o almoço, também devidamente encaminhado(não o almoço!) pelo pessoal da ccs.
O barulho sumiu, e era causado por um parafuso que deveria prender o tal equipamento internamente, junto à coluna da direção, e ele estava se soltando...
Após um trabalho de menos de 10 minutos, o carro voltou ao normal !
Aproveitando estar na ccs(na manhã) falei dos meus temores a respeito do diesel causador de problemas nos motores dos SY, ao que o recepcionista mostrou-me um pequeno vidro contendo um líquido marrom-escuro, retirado de um veículo reparado recentemente(bomba + bicos) ...
E ressaltou que nessa situação, não é efetuado o conserto do carro em garantia.....
Falou-me de que a maioria dos casos têm ocorrido após abastecimento em postos do litoral do estado.
Ali, os postos de cidades litorâneas mantém o diesel armazenado por mais tempo nos tanques subterrâneos, pois a venda predominante de combustível é a gasolina ou o etanol, e reforçou a recomendação de usar diesel de postos que tenham “boa cara” e bastante movimento de caminhões-o combustível fica pouco tempo nesses tanques subterrâneos -.
Comentei que acreditava não só os motores de SY fossem sensíveis ao problema, mas também todos os ‘mais atuais’, os que têm o sistema de “rampa comum” nos dutos do sistema de alimentação , e como resposta, me foi informado que um cliente SY também possuía um MB ML diesel, já parado há mais de 20 dias, por falta de bomba+bicos para substituição, danificados também pelo ‘diesel’ !
Lendo os ‘posts’ de vocês, lembro-me de que também, nos primeiros dias de uso, o tal cinto de segurança traseiro esquerdo fazia barulho junto à respectiva porta ( foi só inverter a posição e pronto, resolvido!), bem como o macaco também estava mal fixado e fazia barulho( solução: foi ele mais bem fixado e em sua volta foi colocada uma ‘folha fina de espuma plástica isolante’ ) .
Quanto ao estepe, a própria ccs está vendendo uma trava na tentativa para ajudar a coibir o furto...
Instalação de kits multi-mídia também são oferecidos pela ccs, desse modo acredito que a garantia do veículo não seria afetada.
Quando de minha compra, encomendei o Kyron ‘pelado’, aro 16”, na própria loja(em Caxias) com piloto automático, película, módulo nos vidros, sensor de estacionamento e acrescentei um CD de mala(retirado de meu carro anterior) .
Tive a promessa de ganhar, de brinde,de um jogo de tapetes...que ficou só na promessa !
Depois de muito esperar, e como ando com freqüência em estradas de chão, preferi desembolsar R$ 85,00 na ccs de Porto Alegre e equipei o Kyron também com um jogo de tapetes de borracha, para preservar, por mais tempo, os tapetes originais(tecido) que acompanham o carro !
Quanto à pergunta de troca de óleo+filtros a cada 5 k km, a resposta pode ser visualizada no próprio manual de manutenção preventiva do carro, que tem um espaço específico para isso(quase ao fim do manual).
A própria assistência/ccs deve efetuar o preenchimento a cada troca de óleo de 5 k km !
Fazendo essa troca fora da rede, não existirá esse carimbo, e ocorrerá a perda da garantia...
Entendo também, que se reparos em lataria/pintura forem efetuados fora da rede(ccs/terceiros autorizados), a garantia de 3 anos não poderá ser aplicada, s.m.j.
Por fim, no jornal ZH de hoje, 03/04/11, de Porto Alegre, existe anúncio(ccs) de Kyron GLS por 112,9 k, e para surpresa minha, com câmbio tiptronic de 6 marchas ( a minha, 2010, possui apenas 5 marchas ) >>> já teve alguma evolução aí !
No mais, abraços a todos e vamos continuar a bem aproveitar nosso “brinquedo” !