Filtro de combustível com a linha de retorno de diesel.
Olá pessoALL,
Caro fertag,
Uma das formas de aquecer o diesel na filtragem para que não ocorra a cristalização nos invernos rigorosos, é o aquecimento do diesel que está na câmara existente, logo antes de ser filtrado.
Para tanto há 2 formas mais usuais:
a) Usando sistema de aquecimento elétrico como já falado anteriormente (Kia Sorento);
b) Utilizando o diesel de retorno dos injetores e válvula de controle de pressão (regulador de pressão do rail), que é uma linha que retorna o diesel desprezado na injeção e no controle de pressão, que vem aquecido pelo calor do motor.
Normalmente usa-se um cabeçote de filtragem especial onde esse diesel circula num circuito fechado, apenas aquecendo a câmara onde fica o diesel, como uma serpentina aquecida imersa no diesel frio que vem do tanque, retornando por uma saída deste cabeçote para a linha de retorno ao tanque.
Outra forma (que me parece ser essa a aplicada) consiste em usar esse diesel aquecido para alimentar a pré-câmara de filtragem, misturando-o com aquele diesel que vem do tanque, bem mais frio, sendo que, havendo excesso, retorna ao tanque via a mesma tubulação que vem do pescador do tanque.
Nos casos de adaptações, a linha de retorno original fica inoperante.
O único inconveniente desta segunda opção, onde há mistura do diesel quente com o frio é que fica mais crítica a questão de entrada de ar, pois agora, todas as conexões desse retorno poderão dar origem a entrada de ar com o motor ainda desligado.
O único efeito colateral é que o sistema de alimentação passa a operar com diesel mais aquecido, destacando-se ainda que o diesel frio ajuda no resfriamento dos componentes iniciais da bomba de baixa e parte da bomba de alta pressão.
Nos regimes de baixa vazão (marcha lenta, etc), como os componentes internos trabalham mais quentes, aumenta um pouco o barulho das partes móveis devido ao aumento das folgas devido à maior temperatura de operação da bomba como um todo.
Como não conheço a forma como foi instalado e o tipo de cabeçote (ou filtro removível), fica difícil dizer qual a forma adotada pela CSS.
Abraços,
Cezar