Olá, Fertag e demais colegas, bom dia! Já estou indo para 9000 km, sempre com diesel comum do mesmo posto (à exceção de viagens longas, onde tem que abastecer em qq lugar), e por hora está tudo perfeito. Como dizia aquela velha máxima, "a ignorância é uma benção", ou seja, se eu não acompanhasse o fórum, eu não estaria esperando acontecer o tal problema do diesel...
Mas certamente o fórum é bom, pq. se acontecer algo, já estaremos preparados; mas lembrem, devem ter muitos proprietários de SSY que estão rodando por aí sem problemas, e como não tem problemas, eles não postam nada no fórum, por isso aproveitei para dizer que está tudo ok com meu Kyron.
Sobre qualidade do diesel, outro dia vi uma reportagem (não sei se foi no Jornal Nacional) que os motores diesel que estão saindo agora da linha de montagem no Brasil só vão poder trabalhar bem com o tal do diesel S 50 ("Mesmo em motor velho, diesel S50 baixa poluição" - O Estado de S.Paulo | Rede Nossa São Paulo), ou seja, se abastecerem com diesel "mais sujo", vão perder até 50% da potência!!!
Então essa coisa toda de diesel limpo, comum, aditivado e etc é uma conseqüência da tecnologia e das exigências ambientais. Como todos sabem, o motor Mercedes da SSY é moderno e atende os padrões europeus (pelo menos os padrões até 2005), e cada vez mais o combustível tem importância no rendimento do veículo. Foi-se o tempo que os veículos aceitavam qq. coisa para beber, afinal, um motor 2.0 movimentando satisfatoriamente mais de 2,5 toneladas precisa usar todos os recursos possíveis, e o combustível é um dos principais recursos. Então, para quem vai viajar para longe, acho que o recurso dos 2 filtros é uma boa pedida.
Abraços e até a próxima.