Pessoal que ja fez de tudo pra tirar aquele "toc toc" da direção quando pega imperfeições na estrada, e aquela teimosia dela em nao querer andar reto (fica fugindo pra um lado ora pra outro), abaixo vai a solução (Requer um pouco de paciencia, uma marreta e algumas ferramentas):
Ferramentas:
1 Chave allen 3/16
1 Chave de boca 16
1 Marreta ou extrator de pivô.
1) Essa nao é nessessariamente obrigatória, mas eu recomendo. Desconectar o pivo da ponteira de direção do braço "pitman", para deixa-lo solto da barra. Com extrator de pivô ou marreta pois nao é facil de sacar. Tambem da pra desrosquear a luva de ajuste da direção virando o volante todo pra um lado e desrosqueando até soltar, mas marque bem a posição que ela está originalmente pra nao deixar o volante torto quando montar haha... Depois de solto o pitman, tente joga-lo (mechendo pros lados) e verá/ouvirá um toc toc (pequena folga pros lados). É essa a folga que incomoda tanto, faz barulho e deixa a direção meio imprecisa. Existe um parafuso no final do eixo da caixa de direção (eixo estriado que conecta no pitman), que ajusta o eixo pra cima e pra baixo, e é neste parafuso que iremos mecher.
Explicação: A engrenagem que conecta o eixo do pitman a caixa de direção cria uma folga em alguns pontos. O que se faz é descer levemente o eixo pra que a engrenagem mude os pontos de apoio/toque, pra lugares que ainda nao estão gastos.
Segue a foto de como é e onde é a folga:
Anexo 501513
Então, acima da caixa de direção, bem na posição do eixo estriado, há uma porca 16, com um parafuso no meio. Esse parafuso tem encaixe pra chave allen:
Anexo 501514
Eu deitei embaixo da minha e fui com o capo aberto pra iluminar, e a mão ali pelo eletroventilador, e consegui mecher sem problemas e sem retirar nada. Basicamente, primeiro: Vc conecta a chave allen 3/16 no parafuso central pra evitar que ele saia da posição que se encontra quando você frouxar a porca trava 16. Afrouxe a porca cerca de duas voltas, e então aperte o parafuso allen 1/4 de volta. Mecha no pitman, se a folga continua, aperte mais o allen. Va indo até que sinta que melhorou, POREM, nao aperte demais, sempre teste virando o volante e ouvindo se há algum ruído ou se o volante fica duro, caso isso ocorra volte de 1/4 em 1/4 de volta até encontrar o meio termo.
Basicamente isso resolveu os toc toc, os jogos de direção e inclusive uma pequena folga de meio cm que a direção tinha, no meu caso. Há casos em que a coisa tá tão preta que nao adianta mais. Esse parafuso tem recurso de ajuste justamente pra isso.
TAMBEM é recomendado fazer o ajuste de pré carga do rolamento na outra extremidade da caixa de direção (onde conecta o braço que vem da direção), porem no meu caso nao fiz por não ter a chave adequada, fazendo isso resolve-se 100% normalmente até os casos mais críticos.
Ajuste de pré carga:
Anexo 501516
Desconectar a luva que conecta a barra de direção a caixa, afrouxar a contra-porca em forma de losango (circular).
Anexo 501517
Onde atua?
Anexo 501519
A chave nessessária:
Anexo 501520
Bem, no meu caso apenas o ajuste do eixo do pitman resolveu o problema.
Pra quem gosta de brincar e aprender, mecanicos de fim de semana, mãos a obra :)
Um abraço!