o ajuste dos "tirantes" fez apenas um paliativo. Na verdade este ajuste é de caster, e quanto mais positivo, mais a direção tende a ficar em linha reta no asfalto e voltar mais rapido depois de uma curva. Quando voce tem problemas de folga nos pivo superior e inferior, ajustar o caster pra mais positivo retarda/oculta essa folga , como se forçasse as rodas a trabalharem apertadas, diminuindo o efeito do death wooble. Isso foi apenas um paliativo, e não a soluçao. Death wobble = Pivos superior e inferor com qualquer minima folga que seja, OU buchas da track bar. Se tiver os 2, e já considerando a caixa de direçao da ram que tambem tem uma leve folga na engrenagem sem fim que conecta ao eixo pitman, teremos um problemao. Em resumo, deve-se manter tudo sempre a ouro e fio (sistema de direçao). Outra coisa que costuma ajudar a mascarar problemas de deatch wobble é deixar o toe (convergencia) no maior numero (em graus) aceitavel no manual do carro . (convergencia = rotas levemente viradas pro centro).
Eu recomendo sempre verificar o real problema, pois paliativos apenas atrasam maiores pepinos.
O death wobble nao é tratado com a devida atencao aqui no brasil, as oficinas inclusive autorizadas, dão duas voltas e condenam a suspensao das pickups e nao conheco ninguem que entenda do assunto com propriedade (mecanicos). J
So pra elucidar, este caso do amigo que resolveu o death wobble aumentando o caster positivo (empurrando o ajuste dos tirantes pra frente), pode ver que quando vc faz isso, a direçao fica pouca coisa mais pesada e teima sempre em voltar mais rapidamete pro centro , em uma curva ou afins. Isso ocorre pq a roda fica mais inclianada positivamente em relaçao ao "eixo imaginario vertical" , imaginando um X ao lado da roda, é como se ela inclinasse a posição dela em relaçao a este eixo. Naturalmente, a direçao fica mais pesada justamente pq a pressao sobre os pivos aumenta. Essa pressao é o que acaba mascarando o death wobble, pois acaba deixando estes sob pressao e nao tao soltos (como quando o ajuste de caster está no meio). Pode ter certeza que nesses casos ai (onde se resolve o death wobble aumentando o caster positivo - ajustando os tirantes), se botarem essa ram no macaco e tentarem motiventar as rodas com uma mao encima e outra embaixo do pneu, verticalmente, vao pegar folga nos pivos superiores , CERTEZA.
Sobre os produtos do elias, recomendo muto, a dedicação que ele tem demonstrado em atingir a excelencia só me convencem mais a cada dia de que os produtos são bons . E, claro, eu os uso. hehe.
Fica meus 10 centavos