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Tópico: Clube da Dakota

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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Paulo Mota Ver Post
    Moro no Rio e estou precisando revisar a suspensão de minha Dakota 3.9 2001. Alguém pode sugerir onde?
    amigo, assim que comprei a minha levei em uma oficina que ja conhecia, as peças foram cobradas na media de preço, e o serviço bem legal!

    Auto Center 105 - Oficina Mecânica - Niteroi - RJ. ... Rua Joaquim Tavora, 105. Icaraí. Niteroi - RJ. (21) 2610-6424

    Edson.

    Abraços!

  • #2
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    Olá pessoal,

    Difícil achar um fórum ativo sobre dakotas hein..
    Tenho 26 anos e estou perto de realizar meu sonho de ser dono de uma dakota v6. Já tive duas pickups e a dakota é o carro que sempre quis ter pra mim. Enfim, comecei a pesquisar mais sobre o veículo e achei uma 99 v6 aparentemente bem conservada. Confesso que uma nuvem escura ainda me assombra, então gostaria que se possível respondessem a algumas perguntas e também já peço desculpas pela minha ignorância:

    - O carro é de 2009 e está completando 125.000 km, qual a vida útil que um motor desse pode alcançar (em boas mãos) sem que seja necessário refazê-lo ou gastar altas quantias para mantê-lo em bom funcionamento?

    - Sei que não é viável fazer seguro dela pelo alto valor, então qual dispositivo/solução anti-furto vocês recomendam?

    - Minha intenção é ficar com a dakota, então não penso em comprar pra depois revender. Após vender o meu carro quero pegar a diferença de valor que sobrar e usar pra fazer um check-up geral nela, trocando tudo que for necessário pra mantê-la redonda, então gostaria de saber de vocês quais os principais pontos de atenção (incluindo peças, recomendações, etc.) que devo verificar baseado na experiência de vocês.

    Agradeço a atenção de todos.

  • #3
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    Bom dia senhores

    Alguem ja viu ou ate mesmo ja fez, uma Dakota V8 5.2 com cambio manual da V6 3.9??

    Li aqui no topico mesmo que alguem ja tinha visto coisa parecida, mas pergunto: É possivel??
    Quais as medidas e modelo dessas caixas de cambio?

    Feliz Natal a todos

    Alexandre

  • #4
    Usuário Avatar de Filipe Pinhati
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    Alexandre Tesla,

    O cambio da V6 é o NV1500.
    Encaixa perfeitamente no Magnum 5.2 da V8.
    O cambio automático da V8 é o 42 RE, que é um cambio eletrônico, não hidráulico, ótimo mesmo.
    Se for colocar uma caixa manual na Dakota RT, vai ter que fazer um trabalho elaborado na eletrônica do carro.
    Não sei se vai prestar não.
    Dakota 1998 CS Magnum 2.5 litros gasolina
    Dakota 2000 CE Magnum 5.2 litros gasolina
    Ram 1995 CE Magnum 5.9 litros gasolina

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Filipe Pinhati Ver Post
    Alexandre Tesla,

    O cambio da V6 é o NV1500.
    Encaixa perfeitamente no Magnum 5.2 da V8.
    O cambio automático da V8 é o 42 RE, que é um cambio eletrônico, não hidráulico, ótimo mesmo.
    Se for colocar uma caixa manual na Dakota RT, vai ter que fazer um trabalho elaborado na eletrônica do carro.
    Não sei se vai prestar não.
    O câmbio Manual da Dakota não é o NV1500, pode até ser nos EUA, no Brasil ela foi montada com o AX15 ou o AS82, tem os dois modelos, e essa informação tá dentro do porta luvas das Dakotas Manuais, alí tem o modelo do câmbio.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por AlexandreTesla Ver Post
    Bom dia senhores

    Alguem ja viu ou ate mesmo ja fez, uma Dakota V8 5.2 com cambio manual da V6 3.9??

    Li aqui no topico mesmo que alguem ja tinha visto coisa parecida, mas pergunto: É possivel??
    Quais as medidas e modelo dessas caixas de cambio?

    Feliz Natal a todos

    Alexandre
    Possível é, mas dá um trabalho danado na parte eletrônica, possivelmente vai ter que abandonar o módulo original e trabalhar com uma Injeção programável.

  • #7
    Usuário Avatar de Filipe Pinhati
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    Citação Postado originalmente por vortek Ver Post
    Olá pessoal,

    Difícil achar um fórum ativo sobre dakotas hein..
    Tenho 26 anos e estou perto de realizar meu sonho de ser dono de uma dakota v6. Já tive duas pickups e a dakota é o carro que sempre quis ter pra mim. Enfim, comecei a pesquisar mais sobre o veículo e achei uma 99 v6 aparentemente bem conservada. Confesso que uma nuvem escura ainda me assombra, então gostaria que se possível respondessem a algumas perguntas e também já peço desculpas pela minha ignorância:

    - O carro é de 2009 e está completando 125.000 km, qual a vida útil que um motor desse pode alcançar (em boas mãos) sem que seja necessário refazê-lo ou gastar altas quantias para mantê-lo em bom funcionamento?

    - Sei que não é viável fazer seguro dela pelo alto valor, então qual dispositivo/solução anti-furto vocês recomendam?

    - Minha intenção é ficar com a dakota, então não penso em comprar pra depois revender. Após vender o meu carro quero pegar a diferença de valor que sobrar e usar pra fazer um check-up geral nela, trocando tudo que for necessário pra mantê-la redonda, então gostaria de saber de vocês quais os principais pontos de atenção (incluindo peças, recomendações, etc.) que devo verificar baseado na experiência de vocês.

    Agradeço a atenção de todos.
    O primeiro requisito que utilizei para comprar minhas duas Dakotas e minha Ram foi que o carro nunca, jamais, em nenhum momento de sua vida, poderia ter rodado com KIT GNV. para verificar isso basta procurar por furos (rombo) na caçamba, e central elétrica violada.

    O segundo quesito é óbvio, mas não pode deixar de ser comentado: carro que já foi batido, porrado mesmo, não se compra.

    Outros pontos que eu analisaria seriam:

    - originalidade das peças de acabamento. Só como exemplo, tem uma Dakota V6 azul a venda em Brasília em que o cara colocou uma chave de liga/desliga farol ridícula, no lugar da original. Também colocou um filtro de ar esportivo ridículo, que só contribui para facilitar acontecer alguma merda com o Magnum V6. Além disso, os pneus dessa Dakota não estão na medida original, que deveria ser 255 75 R15, e não esse ridículo 235 75 R15 - Dodge Dakota Sport (azul) 3.9l - R$ 29.500,00 en MercadoLibre - isso demonstra porqueira, desleixo do dono.

    - verificar a facilidade de engate da primeira e da marcha ré, bem como a altura do pedal de embreagem, para saber a quantas anda o kit de embreagem da Dakota. Essa é uma dica que vale para qualquer carro, até mesmo porque minha Dakota 4 cilindros já tem 200.000 km e até hoje roda com a embreagem original, sem indícios de sinal de fadiga à vista!

    -verificar por vazamentos de óleo na junção do volante do motor e câmbio, e principalmente, verificar se há vazamentos de óleo na tampa de válvulas (o que pode indicar perda de compressão no motor), vazamentos no cabeçote (é comum os cabeçotes dos motores Magnum racharem, principalmente devido à utilização de KIT GNV ou da falta de troca de óleo no tempo correto);

    Existem peças cujo desgaste é natural e não se pode evitar, tais como os terminais de direção, buchas e batentes da suspensão, pivôs, amortecedores, discos de freio, pastilhas de freio. Todas essas peças são fabricadas no Brasil, e são de fácil aquisição.
    Dakota 1998 CS Magnum 2.5 litros gasolina
    Dakota 2000 CE Magnum 5.2 litros gasolina
    Ram 1995 CE Magnum 5.9 litros gasolina

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Filipe Pinhati Ver Post
    O primeiro requisito que utilizei para comprar minhas duas Dakotas e minha Ram foi que o carro nunca, jamais, em nenhum momento de sua vida, poderia ter rodado com KIT GNV. para verificar isso basta procurar por furos (rombo) na caçamba, e central elétrica violada.

    O segundo quesito é óbvio, mas não pode deixar de ser comentado: carro que já foi batido, porrado mesmo, não se compra.

    Outros pontos que eu analisaria seriam:

    - originalidade das peças de acabamento. Só como exemplo, tem uma Dakota V6 azul a venda em Brasília em que o cara colocou uma chave de liga/desliga farol ridícula, no lugar da original. Também colocou um filtro de ar esportivo ridículo, que só contribui para facilitar acontecer alguma merda com o Magnum V6. Além disso, os pneus dessa Dakota não estão na medida original, que deveria ser 255 75 R15, e não esse ridículo 235 75 R15 - Dodge Dakota Sport (azul) 3.9l - R$ 29.500,00 en MercadoLibre - isso demonstra porqueira, desleixo do dono.

    - verificar a facilidade de engate da primeira e da marcha ré, bem como a altura do pedal de embreagem, para saber a quantas anda o kit de embreagem da Dakota. Essa é uma dica que vale para qualquer carro, até mesmo porque minha Dakota 4 cilindros já tem 200.000 km e até hoje roda com a embreagem original, sem indícios de sinal de fadiga à vista!

    -verificar por vazamentos de óleo na junção do volante do motor e câmbio, e principalmente, verificar se há vazamentos de óleo na tampa de válvulas (o que pode indicar perda de compressão no motor), vazamentos no cabeçote (é comum os cabeçotes dos motores Magnum racharem, principalmente devido à utilização de KIT GNV ou da falta de troca de óleo no tempo correto);

    Existem peças cujo desgaste é natural e não se pode evitar, tais como os terminais de direção, buchas e batentes da suspensão, pivôs, amortecedores, discos de freio, pastilhas de freio. Todas essas peças são fabricadas no Brasil, e são de fácil aquisição.
    Pega o Manual que vai ver que de fábrica as Dakotas 2.5, V6 e Diesel, todas elas sairam de fábrica com 235/75x15 a única excessão foram as RTs que saíram com os pneus 31/10.5x15

  • #9
    Usuário Avatar de Filipe Pinhati
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    Citação Postado originalmente por Carlos Feruti Ver Post
    Pega o Manual que vai ver que de fábrica as Dakotas 2.5, V6 e Diesel, todas elas sairam de fábrica com 235/75x15 a única excessão foram as RTs que saíram com os pneus 31/10.5x15
    O manual da minha Dakota 2.5 gasolina indica 255/75/15.
    Dakota 1998 CS Magnum 2.5 litros gasolina
    Dakota 2000 CE Magnum 5.2 litros gasolina
    Ram 1995 CE Magnum 5.9 litros gasolina

  • #10
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    Citação Postado originalmente por vortek Ver Post
    Olá pessoal,

    Difícil achar um fórum ativo sobre dakotas hein..
    Tenho 26 anos e estou perto de realizar meu sonho de ser dono de uma dakota v6. Já tive duas pickups e a dakota é o carro que sempre quis ter pra mim. Enfim, comecei a pesquisar mais sobre o veículo e achei uma 99 v6 aparentemente bem conservada. Confesso que uma nuvem escura ainda me assombra, então gostaria que se possível respondessem a algumas perguntas e também já peço desculpas pela minha ignorância:

    - O carro é de 2009 e está completando 125.000 km, qual a vida útil que um motor desse pode alcançar (em boas mãos) sem que seja necessário refazê-lo ou gastar altas quantias para mantê-lo em bom funcionamento?

    - Sei que não é viável fazer seguro dela pelo alto valor, então qual dispositivo/solução anti-furto vocês recomendam?

    - Minha intenção é ficar com a dakota, então não penso em comprar pra depois revender. Após vender o meu carro quero pegar a diferença de valor que sobrar e usar pra fazer um check-up geral nela, trocando tudo que for necessário pra mantê-la redonda, então gostaria de saber de vocês quais os principais pontos de atenção (incluindo peças, recomendações, etc.) que devo verificar baseado na experiência de vocês.

    Agradeço a atenção de todos.
    Havia um fórum ótimo, mas o dono não pagou o nome.com.br e o fórum sumiu, mas procure no orkut que você vai achar um especializado em Dakota que tem tudo que precisa saber.

  • #11
    Usuário Avatar de SamucaPR
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    26/12/2011
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    Olá Srs,depois de muita pesquisa para adquirir uma pickup,acabei optando e comprando uma Dakota diesel ano 2000 com motor original VM ,ela está com 150.000km era de 2º dono e está 100% original,moro em Curitiba-PR e fui buscar ela em Londrina-PR+ - 400km(Na hora da avaliação verifiquei que o nivel do oleo do motor estava baixo e completamos),fiz o trajeto tranquilo(temperatura OK,fiquei preocupado com o que já li nos tópicos a respeito de seus cabeçotes e vim monitorando a temperatura e pressão de oleo mas tudo OK sem nenhuma alteração) mas observei que ela não tinha força(minha impressão e que as vezes não enchia o turbo)e ela não passava de 90 km por hora em retas e menos ainda em aclives...Assim que cheguei em Curitiba-PR fui fazer uma inspeção visual no motor(verifiquei nivel de oleo e o mesmo estava OK de acordo com o que tinha completado lá em Londrina) e vi que a parte fria da turbina estava babando oleo,retirei a mangueira que vai ao intercooler e observei que a mesma tinha resquícios de oleo em suas paredes internas(Fiquei preocupado e temeroso desta turbina estar com vazamento de oleo e que poderia aumentar e disparar este motor a qualquer momento de acordo com o que li a respeito sobre oleo em turbina)retirei a mesma que é uma IHI,verifiquei que não tem folga axial e radial,mas enviei para revisão(alegaram somente rotor com vibração e autorizei o conserto(R$ 650,00).Teria mas algum motivo para estar passando oleo para turbina?(Válvula PCV poderia estar trancada e desviando a pressão interna do motor para a turbina? onde fica e como é essa valvula PCV que cuida dos gazes internos do motor?como testar o funcionamento da mesma? Apesar de não ter baixado o nivel de oleo nesses 400Km farei medições da compressão dos cilindros!De acordo com o que nosso amigo Sergio Augusto disponibilizou no manual verifiquei que é de + - 25 bar.Faço questão de manter e melhorar este(injustiçado) Vm motori !!!É minha primeira pickup e tambem meu 1º diesel, por isso me desculpem pelas perguntas e colocações que voces acharem sem nexo!!!Aos que puderem ajudar desde já agradeço.....

  • #12
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por SamucaPR Ver Post
    Olá Srs,depois de muita pesquisa para adquirir uma pickup,acabei optando e comprando uma Dakota diesel ano 2000 com motor original VM ,ela está com 150.000km era de 2º dono e está 100% original,moro em Curitiba-PR e fui buscar ela em Londrina-PR+ - 400km(Na hora da avaliação verifiquei que o nivel do oleo do motor estava baixo e completamos),fiz o trajeto tranquilo(temperatura OK,fiquei preocupado com o que já li nos tópicos a respeito de seus cabeçotes e vim monitorando a temperatura e pressão de oleo mas tudo OK sem nenhuma alteração) mas observei que ela não tinha força(minha impressão e que as vezes não enchia o turbo)e ela não passava de 90 km por hora em retas e menos ainda em aclives...Assim que cheguei em Curitiba-PR fui fazer uma inspeção visual no motor(verifiquei nivel de oleo e o mesmo estava OK de acordo com o que tinha completado lá em Londrina) e vi que a parte fria da turbina estava babando oleo,retirei a mangueira que vai ao intercooler e observei que a mesma tinha resquícios de oleo em suas paredes internas(Fiquei preocupado e temeroso desta turbina estar com vazamento de oleo e que poderia aumentar e disparar este motor a qualquer momento de acordo com o que li a respeito sobre oleo em turbina)retirei a mesma que é uma IHI,verifiquei que não tem folga axial e radial,mas enviei para revisão(alegaram somente rotor com vibração e autorizei o conserto(R$ 650,00).Teria mas algum motivo para estar passando oleo para turbina?(Válvula PCV poderia estar trancada e desviando a pressão interna do motor para a turbina? onde fica e como é essa valvula PCV que cuida dos gazes internos do motor?como testar o funcionamento da mesma? Apesar de não ter baixado o nivel de oleo nesses 400Km farei medições da compressão dos cilindros!De acordo com o que nosso amigo Sergio Augusto disponibilizou no manual verifiquei que é de + - 25 bar.Faço questão de manter e melhorar este(injustiçado) Vm motori !!!É minha primeira pickup e tambem meu 1º diesel, por isso me desculpem pelas perguntas e colocações que voces acharem sem nexo!!!Aos que puderem ajudar desde já agradeço.....
    Fala Samuca:
    PARABÉNS PELA AQUISIÇÂO!!
    Quanto ao "problema de pouca acelação/força', pode estar relacionado com mal ou nenhum funcionamento do sensor de posicionamento da agulha, o "popular BICO ELTRONICO", o primeiro. Desconecte o cabo que sai dele, no fio a uns 30 40 cms, de pois que sai do porta injetor, e veja se o funcionamento modifica(fica PIOR), se não mudar o funcionamento, a chance é grande de ser ele. Cheque todos os sensores( os de temperatura, são dois, um em cada cabeçote, que pelo menos o que manda informação para o painel, está bom, segundo relata), troque os cabos de posição, de um para o outro, e veja se muda o funcionamento, verifique o sensor de rotação, suas conexôes e chicote( fica na carcaça do volante, logo à frente do cambio), verifque o conector do solenoide da EGR, (ao lado esquerdo olhando da frente do carro) do reservatorio de expansão do sistema de arrefecimento. Falhas nesatas conexões e sensores que citei, causam o sintoma que descreveu.
    Abraço
    Sérgio

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