Pequeno Jr nao esqueça que no meu caso SAO 3 AMAROKS COM O MESMO PROBLEMA.abcs.
Versão Imprimível
Galera, cuidado com papo de vendedor....
A Toyota, a Mitsubishi e a Nissan subiram a potência de seus motores e tudo isso tem um preço a ser pago. Não confio nessa historia não. E se querem saber bem a verdade, se a Amarok tem EGR cooled (FUKETEIRO, procede?) desde o lançamento, até as Amaroks pré 2012 precisam de S50 para rodarem com CERTEZA de ausência de problemas.
E não se esqueçam, motores PROCONVE L6, P7 Euro V OBRIGATORIAMENTE precisam de diesel S50. Não é historinha não é fato!
Abraços!
x2
Na MIT é obrigatorio uso do S50. eu tinha um rabisco do vendedor em que ele salientava o uso do s50 nas novas e na XB que ele tinha em estoque que nao precisava doi s50, pois era 11/12. na mit todas GLS e GLX só s50, todas xb podem usar qualquer diesel e nas HPE, depende,sairam algumas 12/12 com 162( ou 163)cv, usam qualquer diesel e tem as de maior potencia com uso só de S50. Ah vendedor promete um mundo e quando dá problema eles puxão o tapete.
Daniel,
A verdade é que pelo o certo todos os motores com EGR devem rodar com pelo menos S50 para evitar o acúmulo de fuligem na admissão, como não tinhamos este combustível ainda as montadoras aceitavam e arcavam com garantia, agora que está "disponível" problema do cliente que não abastecer com ele.
Abraço,
Xará, o meu questionamento é: não pode usar diesel comum porque senão vai danificar componentes da viatura OU não pode porque senão a viatura não atinge os indices do PROCONVE L6, P7 EURO V ?
Tenho forte sensação que é somente pela segunda hipótese, duvido MUITO que um SAC de montadora diria que a picape pode ser abastecida com diesel comum quando não pode e, da mesma forma, duvido muito que os vendedores da toyota (os mais bem treinados, como de comum sabença) também dissessem o mesmo...
Agora sobre os problemas da Amarok:
A coisa está ficando realmente séria, tive notícias hoje de duas viaturas de uma mesma familia (de pai e filho) que tiveram os mesmos problemas do marcos e do renato..
Dando pinta de problema cronico e precoce..
Lobo!
Quando o EGR não é refrigerado (se não estou errado, caso das L-200 Outdoors e Triton), só forma fuligem na valvula. Quando ele é refrigerado, forma corrosão nas galerias e apodrece, permitindo vazar água para a admissão.
Uma historinha engraçadas mas que se relaciona com contaminação e desaparecimento de água do radiador. Anos atrás vi o caso de um Santana 2.0 de um conhecido que começou a ter contaminação de água no óleo lubrificante. Desmontaram o cabeçote, junta e estava tudo ok. Foram descobrir que o Santana 2.0 tem uma ligação de água (parte fria) do radiador junto da cabeça do filtro de óleo e o uso de água potável (com cloro) havia corroído o metal de separação e ai aparecendo a contaminação!
Esse sistema só é presente no Santana 2.0 mais novo (pós 97) e o 1.8 ele não existe.
Abraços!
NGDXará
As duas coisas. Não atinge o Euro V PROCONVE L6 e causa danos ao sistema de controle de emissões.
Vale lembrar também que o Diesel S50 tem 46 cetanos frente aos 42 do S500/S1800, o que também influencia nas emissões e no próprio rendimento do motor. A minha "centenária" funciona muito mlehor com S50: Emite menos fumaça, o motor trabalha mais suave, castanha menos quando frio e não engasga em 5 marcha e baixa velocidade (uma retomada em torno de 1500 rpms, por exemplo, na frente de um posto policial)
Abraços
EDIT: O Próprio lubrificante especificação API CJ-4 não foi feito para rodar com diesel de alto teor de enxofre. Norma API.
Eu tenho Amarok. Alias é a segunda. Nunca tive problemas de motor, a não ser na minha primeira, mecânica, que devido a uma revisão mal feita, onde deixaram passar uma correia com defeito, e a mesma arrebentou e causou empenamento de valvulas. Mas a VW trocou todo o cabeçote na garantia.
Agora tenho uma automática.
Eu acho que o que acontece é o contrario. Nos fóruns geralmente o pessoal vem para postar seus problemas, ver se alguém já passou por isso e tentar resolver.
Quem não tem problema algum geralmente apenas tira duvidas ou fica lendo o fórum em busca de novidades e esclarecimento de duvidas.
Alias, tenho uma duvida: sobre o modo Off Road. É aconselhável ligá-lo sempre que rodar em estrada de terra, para ajustar o ABS, ou ele serve apenas para o assistente de descida?
Olá, liguei na css Toyota daqui para especular e me falaram que pode usar qualquer diesel e que o óleo do motor não mudou, tem alguma coisa errada nessa história, semana que vem estarei de férias e vou lá pessoalmente olhar a camionete e ver se tem filtro de partículas, vai que a Toyota só fez um quebra galho para o momento e lançar outro motor no fim do ano? Nesse país chamado Lisarb tudo é possível..... abraço.