Confrades,
Seguindo a jornada DPF, eu consegui algumas informações a respeito desse componente e do seu funcionamento que passo a seguir; confesso que não reli tudo o que foi postado recentemente aqui então peço de ante mão minhas desculpas se o material for repetido.
Começando pelo DPF em si, pode-se imaginar ele como um filtro, o componente é conhecido como conversor catalítico composto por cerâmica e titânio com paredes em formato alveolar para a retenção das partículas poluentes que é a fuligem (soot); entretanto ele não armazena diretamente a fuligem nos seus alvéolos, o DPF reduz a fuligem para cinza (ash) por ser um material mais leve e de menor volume, e essa redução ocorre dentro do DPF em condições de temperatura elevada conhecida por regeneração e a regeneração tem duas maneiras de serem feitas; Passiva e Ativa. No entanto a cinza (ash) não é removida do DPF, ela fica aderida nos alvéolos até o ponto de saturação plena, que em condições normais devem ocorrer depois de 150.000 km tendo casos com mais de 180.000 km ter ocorrida a substituição
A regeneração Passiva, ocorre sem a intervenção da ECU do motor, em jornadas longas por rodovias, onde a temperatura do sistema de exaustão atinge a faixa de trabalho entre 350°C a 500°C, nessas condições o processo de conversão da fuligem (soot) para cinza (ash) vai acontecer lentamente e de acordo com a demanda.
A regeneração Ativa ocorre com a intervenção da ECU do motor, quando detectada a carga acumulada de fuligem (soot) de 45% dentro do DPF. O processo de regeneração demora de 5 a 10 minutos e a ECU toma medidas específicas para elevar a temperatura do sistema de exaustão em 600°C, incluindo o fechamento da válvula EGR, a injeção de diesel cru diretamente na tubulação de escape e a injeção de diesel no óleo do motor; que naturalmente reduz a vida do óleo do motor e obrigatoriamente nos faz usar óleo de motor especificado para motores com DPF.
A operação de regeneração pode ser abortada em caso de redução de velocidade, parada do veículo ou o desligamento do motor; o processo é reiniciado quando detectado novamente as condições certas para a regeneração; acima de 60km/h e por pelo menos 15 minutos.
Se depois de 2 (duas) tentativas de 15 minutos de tempo de regeneração fracassarem, o percentual da carga de fuligem do DPF vai aumentando gradativamente. Ao atingir 50% de carga a ECU do motor manterá o processo de regeneração ativa com a temperatura entre 600°C e 650°C por mais 2 (duas) tentativas e caso falhe essas duas tentativas, a luz indicadora no painel acenderá acusando a obstrução de 50% do DPF por fuligem (soot) em decorrência da utilização em trajetos curtos ou abaixo de 60 km/h. O procedimento de regeneração pelo intervalo de 15 minutos e acima de 60 km/h é suficiente para apagar a luz indicadora do painel e remover toda a carga de fuligem (soot).
Ignorar o aviso de 50% de carga de fuligem (soot) e não adotar os procedimentos necessários para a regeneração do DPF, a ECU vai abrir um novo limite programado de carga que é de 75%, com a adição de uma nova luz indicadora no painel e a perda de potência do motor.
A 75% de carga, ainda é possível a regeneração do DPF, utilizando o software VAS/VCDS, procedimento que deve ser feito em empresa especializada ou concessionária, somente quando os alvéolos do DPF atingirem 95% de carga é que é preciso substituir o componente.
Alguns pontos ainda que demandam uma pesquisa e estou empenhado em achar, é qual é o percentual de redução que é feito e ou se existe, quando se queima a fuligem transformando-a em cinza dentro do DPF, qual o tempo que o DPF atinge os 45% de carga em condições de rodagem de ciclos curtos, porque supondo que ocorra em em 10 dias, é possível que o proprietário do veículo "encaixe" uma viagem de final de semana, levando o carro a uma condição de ciclo de regeneração boa.
Nesse link, existe uma matéria que me deu mais consistência de informações a respeito do DPF
http://uk-mkivs.net/topic/31023-dpf-...equipped-cars/
Nesse, um material publicado em 2008 pela VW da América do Norte para os motores a diesel, muito bom material esclarecendo todo o funcionamento dos sistemas do motor
http://www.natef.org/NATEF/media/NAT...-0-TDI-SSP.pdf
Abraço