Postado originalmente por
hcr2463
Aporveitando sua linha, a amarok mecanica( tanto a 163(usamos no testdrive) quanto a 122cv sentimos que falta força em baixas rpm( soltar a embreagem toda a menos de 1400 rpm. Realmente isso até a Ranger 2.5 mandava bem, porem, subiu dos 1400 acima esse motor de 122cv segura a pickup viva, muito melhor que a mesma ranger. Por efeito de comparação, Numa subida aqui da fazenda, onde subiamos de 1° chorando vazia na Ranger 2.5, hj subimos de 2º com folga na Amarok. Isso com ar ligado. Nesse morro, se colocasse 400kg, a ranger não subia se tivesse o ar ligado.
Sobre esses motores, concordo que o uso digamos está forçado, mas não acredito que os problemas sejam em relação a esse uso, e sim talvez de falhas na construção do mesmo. Tenho fé que esse 122cv que internamente é igual ao 180cv vá ser um motor quase eterno, usa TGV, tem atuação do mesmo entre 1400 e 4 mil rpm, dificilmente ela passa disso.E o melhor de tudo, dá pra andar com ele a 2 mil rpm sem passar raiva. A ranger só atuava apartir de 1700~1800 rpm, era uma cólica.
OBS: acredito( alguem mais entendido vai esclarecer) que a durabilidade depende muito da pressão do turbo sobre o motor, e nas bi turbo essa pressão não é excessiva, seria apenas para dar uma faixa mais ampla de potencia e torque.