Tomei até um susto quando vi este tópico "desenterrado".

Não escrevi mais porque o serviço está suspenso por tempo indeterminado. Ainda não finalizei o trabalho, está do mesmo jeito que parou em agosto do ano passado.

É a história do lençol curto, se você puxa para cima descobre os pés e vice-versa. No caso aqui é a grana que é curta. Casei, mudei de cidade e agora comprei outro NIVA, o "Félix" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=577), que ainda estou pagando.
Acredito que em dezembro eu deva dar continuidade ao "projeto Pangaré". Como tenho um dinheiro para receber pode ser antes, mas, não conto com o ovo que ainda está no fiofó da galinha.

A próxima etapa vai ser a pintura. Quero deixá-lo totalmente na chapa, removendo todas as camadas de tinta anteriores, fazer uma proteção anti-corrosiva decente, vedar todas as emendas, soldas e cantos de chapa com produtos adequados e de qualidade e por fim pintá-lo.
Como fiz até agora, tudo será muito bem detalhado aqui, neste tópico.

Com relação ao seu NIVA, nem sei o que lhe dizer. É difícil opinar numa situação dessas, sem conhecer o carro, o dono do carro e a sua $$$ conta bancária.

No meu caso, por exemplo, o "Pangaré" tem sido a minha terapia. Iria gastar muito mais com analista.

Se você acha que o seu NIVA está lhe dando mais aborrecimento$ do que alegrias, venda-o. Com o dinheiro apurado e paciência você pode encontrar um NIVA arrumado e sem ferrugem, pelo interior do Brasil, veja o exemplo do "Félix".
Um veículo sem ferrugem, que tenha uma boa pintura e determinados cuidados, pode encarar áreas de maresia relativamente bem. Agora, andar ou estacionar o carro na beira da praia e não mandar em seguida para uma lavagem geral muito bem feita com direito a cera, é pedir para os "cupins" comerem. Foi o caso do "Pangaré", tinha areia de praia até dentro das longarinas e o assoalho e as caixas de ar estavam totalmente podres.

Seja o que for que você decidir, desejo-lhe $orte e que não se arrependa da decisão.
[]s