Valeu pela força, já tô me sentindo em casa, forte abraço.
Versão Imprimível
Uffaaa... quase 3 dias para ler as 358 paginas do tópico, agora preciso descançar um pouco e tentar assimilar pelo menos uns 2% do conhecimento compartilhado por todos os participantes.
Estou comprando uma Xterra 2004, moro na serra gaúcha e já me interessei pelos passeios que surgiram por aqui... mas primeiro preciso estar com o carro, e dar uma boa revisada nele, de qualquer forma vou acompanhar as novidades.
Pessoal,
Alguém aqui já trocou o reparo da turbina, que possa informar o tamanho da mandioca ?
Fui no Louro Diesel(Bosch) abrir a bomba para melhorar a saída e o meca viu a parte de trás do alternador lambuzada de óleo que vinha da mangueira da turbina. Ao checar a turbina, uma pequena folga que não comprometeria o desempenho da VTR até o NOA.
Será?
mram29, na minha também tinha um melejamento encima do alternador. Levei num cara de turbinas, pois havia notado uma folga mínima no eixo da turbina, no sentido vertical (cima / baixo). O cara falou que estava tudo certo e que não pode ter folga no sentido longitudinal (horizontal) do eixo da turbina. E que o melejamento seria proveniente de alguma pequena entrada de ar falso no circuito turbina / intercooler/admissão. De fato, troquei as braçadeiras da mangueira turbina/intercooler e resolveu, nunca mais apareceu o melejamento. Coloquei abraçadeira de inox, que dá um aperto bem legal e não solta. Isso já faz mais de 1 ano, rodei uns 25000 Km desde então e tudo OK até agora.
Flavio,
A folga aparece sacudindo o eixo de cima para baixo e as braçadeiras devem ser ainda as originais.
Já estava bolado com o tamanho da trolha.
O João mencionou lá no Xterra Clube que pode ser a válvula de retorno suja que fica na ponta da mangueira.
Só falta descobrir a medida dessas braçadeiras, para amanhã trocá-las e limpar a tal válvula.
Se tivesse que morrer numa turbina agora, adeus NOA.
Valeu! :curtir:
mram29, as minhas braçadeiras ainda eram originais, coloquei as de inox e nunca mais tive problemas. Acabei de ver a mensagem do João no Face, no meu caso realmente a mangueira de ar fica um pouco melejada de óleo por dentro, vira e mexe limpo a válvula anti-chama (aquela válvula que vai na mangueira do filto de ar) e tem a válvula PCV, que fica antes dessa anti-chama, que também é bom limpar de vez em quando..
Troquei as bracadeiras e coloquei essa igual da foto Anexo 372221ela é mais larga que a original, voce aperta a porca com uma chave 10 e o risco de cortar a mangueira é muito menor do que a bracadeira fininha original.
Zykao, exatamente essa que coloquei, quando me referi a braçadeiras de inox. Fica muito bem apertado e não solta de jeito algum.
João e Flavio,
Existe alguma especificação para essas braçadeiras ?
Segue a foto tirada da parte de trás do alternador lambuzado pela mangueira em 1º plano.
Anexo 372223