Postado originalmente por
sm4rco
David, esses pneus aguentam isso mesmo, dependendo do uso, uns 35.000km. Não rodo mais do que isso. Michelin chega a 90 ou 100 mil km fácil.
É esse mesmo o procedimento. Dependendo da situação, você comuta a chave da tração e o 4x4 já desacopla, ourras vezes precisa deixar o volante reto, que é o ideal. Se não soltar, basta dar um ré e andar pouco, não mais de 2 metros que já desacopla.
Não estragou nada, pode ficar tranquilo. O sistema de tração da Frontier não estraga assim tão fácil, é robusto demais. Você não encontra um caso do sistema ter estragado mesmo "malhado" no uso, pode ficar tranquilo em relação a isso. Cada uma que já vi aprontarem, e não quebra nem a pau.
Um colega nosso rodou muito com a tração ligada no asfalto sem perceber, com ela dando trancos e estalos, com a direção super pesada, achando que era um defeito na direção, até perceber que o 4x4 estava acionado. Ele também ficou preocupado, mas não estragou nada. Tava perfeito.
O que mais estraga em carro 4x4 (bom é claro) é bloqueio mecânico, como tem na PRO-4X e na Attack, esse daí é chatinho, pelo menos nos jipes que eu já vi, eu não confio nisso, apesar de também não ter visto uma Frontier sequer com qualquer dano em bloqueio, mas eu pessoalmente não curto muito.
Eu não uso o 4x4 em asfalto na chuva, mas conheço sim quem usa e vai normal. O Edumar tem um amigo que sempre coloca o 4x4 em asfalto na chuva, é uma Attack, e nunca deu problemas. Como eu disse, esse conjunto dela é muito robusto, feito para aguentar de tudo.