Ciro, você está perdido com esse pessoal

Não teve mágica nenhuma. O problema era o ponto de vista da observação do problema. Isso é outra limitação das pessoas que vejo no dia a dia.
O cara precisa passar uma informação urgente, mas o celular dele está sem whatsapp, e ele fica tentando descobrir o porque, tentando configurar o sistema. Aí você diz: "liga para o cara pelo telefone convencional" e ele te olha surpreso. Não é um exemplo hipotético, eu vi isso

Nesse caso do Ciro, um consultor contábil ficou analisando todos os impostos aplicados e as renúncias possíveis e existente para aquele código de operação. Os advogados estudaram as leis e os benefícios fiscais para aquela classificação e também nada encontraram. Eu primeiro fui estudar a operação e ver se aquele regime estava adequado, e não estava.
O Ciro na verdade não comprou um equipamento e o importou ao Brasil. Para agilizar o negócio, a empresa americana optou, ao invés de fechar a empresa e vender os seus equipamentos e outros bens e papéis, ela vendeu a empresa em cotas, para o Ciro (pela sua empresa) e mais um grupo de empresários que assim viraram donos da empresa (que depois foi encerrada), e tomaram para si o que cada um negociou que queria. Ou seja, não foi uma aquisição, foi uma transferência de bens entre empresas. Isso mudava tudo, e o que foi feito foi a alteração da operação, com um enquadramento diferente. É uma coisa complicada de explicar aqui e nem interessa para o nosso tópico.
Isso não funciona para comprar uma Frontier ou reduzir os seus impostos, emplacamento e IPVA...