x
Convex Datacenter
  • #9457
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125



    Bom dia
    Me enviaram um print de um grupo de whatsapp em que o sujeito comenta sobre algo que eu disse aqui, afirmando que "o cara disse que a quatro rodas e a altopapo mudaram de opinião quando leram o artigo dele. A quatro rodas eu não sei, mas até hoje a altopapo nunca disse que a Frontier usa multilink na suspensão traseira.", e continua... "o cara quer saber mais que o Boris que é engenheiro especializado, o altopapo está certo, essa suspensão da Frontier nunca foi multilink".

    É impressionante como a ignorância das pessoas só aumenta com o tempo. Mas, não me custa explicar isso novamente.
    Essa suspensão multilink da Frontier chegou aqui em 2017 no modelo, e se chama multilink por ser fixada por vários braços, ou seja, multi-braços. Posteriormente, a pesada e grandona Toyota Tundra adotou essa suspensão, a RAM também usa, o Jeep Gladiator e outros modelos. A Ford, por vários anos, levantou a possibilidade de equipar a Ranger com essa suspensão, mas acabou optando pela redução de custos e colocou esse conceito da Frontier somente na Ranger Raptor, a picape "valente e bruta que encara os mais difíceis desafios", como ela gosta de referir ao modelo. Claramente, ela optou pela suspensão traseira de feixe de molas nas versões mais baratas por uma questão de custo somente, não tecnológica.

    Eu escrevi no meu site um artigo onde eu mostro o conceito de suspensão multilink, as patentes do modelo e os desenvolvimentos realizados para uso com o eixo rígido (isso tem décadas de desenvolvimento). Até a Wikipédia, para aqueles que não gostam de ler "textões" ou não conseguem interpretar artigos técnicos, traz a definição do conceito de suspensão multilink, e diz claramente:

    "A suspensão multibraço ou multilink é um tipo de suspensão automotiva que caracteriza-se pela utilização de três ou mais "braços" que ligam o chassi do veículo ao seu eixo."

    e a Wikipedia continua:

    "Também pode ser usada com o sistema de eixo rígido, oferecendo vantagens sobre o sistema convencional."

    e para matar de vez qualquer argumento contrário, a Wikipedia fornece até um desenho desse conceito:


    Multi-link com eixo rígido

    Titulo invalido – Wikipedia, a enciclopedia livre.
    O que aconteceu aqui no Brasil, por falta de conhecimento dos "engenheiros especializados" e dos sites desatualizados, foi uma confusão de conceitos, onde se acreditava que suspensão multilink fosse a mesma coisa que suspensão independente. No meu artigo publicado no clubedanissanfrontier.com.br eu mostro bem a diferença entre as patentes e os conceitos tecnológicos envolvidos, onde claramente podemos ver que toda suspensão independente é multilink, mas nem toda suspensão multilink é independente, como nesse caso. São conceitos distintos.
    O fato é que lá fora não existe essa confusão, e esse entendimento é pacífico, mas, no Brasil, para não variar, a ignorância se faz mais presente em diversos ramos tecnológicos ou não.

    Naquela oportunidade, tanto a revista Quatro-Rodas como o site AutoPapo (é assim que se escreve colega) questionaram a nomenclatura adotada pela Nissan, e eu encaminhei para eles o link do meu site com o artigo em questão. A Quatro-Rodas se retratou e criou um artigo específico da suspensão da Frontier dizendo tratar-se realmente um sistema multilink (o artigo está indicado no meu site), já o site AutoPapo preferiu me criticar por algum tempo, mas depois acabou compreendendo a ideia e passou a usar o termo multilink de forma discreta, sem admitir publicamente o erro. Essas referências estão todas no meu site, inclusive um print de uma tela onde o site AutoPapo, logo no começo da confusão, chamou a suspensão da Frontier de multilink e alterou depois que apontei o fato, mas consegui registrar a tela a tempo antes da alteração.

    Então, o sujeito que nem sabe escrever o nome do site ao qual se refere, diz que o AutoPapo nunca disse que a suspensão da Frontier era multilink, ao contrário da mentira que eu contei... pois bem... só para dar um exemplo, vejam este link:
    Nissan Frontier S, versao de entrada da picape, chega as concessionarias , onde o site AutoPapo apresenta mais uma versão da nova Frontier, e diz que:
    "A suspensão traseira segue com sistema multilink e molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido."

    Uau!!! Repetiram exatamente o que está no meu site.

    Eu até entendo que algumas pessoas têm problemas de interpretação de textos, como já cansamos de ver, mas me parece que esta afirmação publicada no referido site do "ilustre engenheiro" é bem clara até para uma ameba.

    Portanto, está lá, no site da AutoPapo a afirmação de que a suspensão da Frontier é multilink, ou seja, o último site que negava isso se rendeu à verdade, finalmente!

    Eu já tive diversas discussões com o tal "engenheiro especializado", e desisti de ter qualquer debate técnico sério com ele. A nossa última discussão foi sobre uma afirmação que ele fez de que os freios a disco nas quatro rodas usados pela Frontier eram bobagens, pois 70% de toda a carga numa frenagem era concentrada no eixo da frente da caminhonete, e por essa razão não fazia sentido colocar freios a disco nas quatro rodas, como, aliás, antes da Frontier somente a Amarok cometia essa "bobagem", termo que ele usou comigo.
    Por falta de atualização, ele cometeu mais esse erro.

    Primeiro, sabemos que hoje os sistemas de controle de estabilidade usam a frenagem das rodas para controlar o veículo, e que os freios à disco são bem mais precisos nesta função. Ou seja, além da questão da frenagem, os freios traseiros hoje participam da dinâmica de controle do carro, coisa que talvez ele tenha perdido na história da tecnologia automotiva. Além disso, a Frontier é a única picape hoje a adotar o controle de estabilidade de terceira geração, que se beneficia de um ajuste mais preciso da frenagem, lembrando que o sistema de freio à tambor sofre mais fadiga térmica e pode reduzir a eficiência do sistema.

    Segundo, que o nosso amigo "engenheiro" pode ter perdido algumas aulas na faculdade, e não conseguiu aplicar o conceito de vetores de forças para analisar o fato de que a Frontier é uma caminhonete, e pode transportar mais de 1.000kg na caçamba, o que muda toda a distribuição de forças numa frenagem. Nesta condição, os freios à disco na traseira exercem um papel importante de segurança. Vamos recordar que a Ford também adotou os freios a disco nas quatro rodas da Ranger, porém não nas versões mais baratas, novamente por razões de custo penalizando quem não pode adquirir as versões "de luxo".

    É por isso que sempre dizemos que a Frontier é hoje o modelo mais tecnológico, pois apesar de não ter uma tela multimídia "grandona" chinesa que funciona quando quer, ela adota conceitos tecnológicos importantes como suspensão multilink, freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade de terceira geração e outras funções tecnológicas em todas as suas versões, enquanto que algumas marcas só colocam isso no modelo mais caro, e que se dane quem não pode pagar meio milhão.

    Para reforçar o que eu estou dizendo, remeto ao artigo que segue:
    Toyota Hilux SRX Plus: o que voce deve saber antes de comprar uma | Mobiauto

    Atentem ao comentário do artigo:

    "Tivemos que eleger como primeiro ponto positivo da Hilux SRX Plus sua suspensão, já que de fato é o maior destaque da picape – e que poderia muito bem ser utilizada em toda a linha se não fosse pelo fato de ser um conjunto mais refinado, o que certamente aumentaria muito o preço da caminhonete desde a versão de entrada."

    Vejam que os fabricantes não atualizam as suas tecnologias por uma questão de custo, buscando maximizar os seus lucros mesmo abrindo mão da segurança. Ou seja, quem puder pagar pelo modelo mais caro, vai ter mais segurança, quem não puder pagar, que capote e morra.

    Quando falamos em tecnologia, devemos nos atentar à isso, ao que de fato interessa. Tecnologia é uma coisa, frescuras como forma de enganação é outra. E o que vemos de verdadeiro é que a Nissan incorpora em todos as versões da Frontier tecnologias que concorrentes só colocam em versões mais caras e até como opcional nestas versões, para quem possa dispender de muito dinheiro, o que não é a maioria.

    Desmerecer o multilink foi mais uma tentativa de alguns para tentar justificar porque a sua picape preferida não adota o sistema. Aqui mesmo, neste fórum, alguns chegaram a usar estes conceitos equivocados das duas publicações para tentar desmerecer a Frontier, como sempre fazem, aliás, sem nunca se retratarem depois.
    Aliás, tenho certeza que o cidadão que fez o comentário acima no grupo de whatsapp não terá a hombridade de assumir aqui que ele foi o autor do comentário, e se desculpar pelo "erro". Sei que não vai, porque todas as bobagens ditas são convenientemente esquecidas depois, eu poderia enumerar várias aqui.

    Ao invés de perderem tempo tentando mostrar que eu estou errado em alguma firmação, eu vou dar uma dica importante: Informem-se, estudem mais, leiam mais. Parem de ficar reclamando de "textão" e procurem absorver conhecimento. Se a preguiça não te der o ânimo necessário para isso, então aproveite ainda mais essa pouca vontade de fazer algo e evite escrever bobagens.

    Espero que essa postagem tenha sido compreendida, evitando que gente estúpida venha me chamar de "guru" ou de "sabe-tudo", porque tudo o que eu disse está amplamente divulgado em textos sérios, não são invenções de um "gênio". De qualquer forma, o artigo completo sobre o tema multilink encontra-se no meu site, com muito mais informações detalhadas, para quem quiser ou souber ler e interpretá-lo.

  • #9458
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Mario Guerra Ver Post
    O acabamento caiu muito também, muito plastico e fraco. Os adornos externos caem tudo.
    .
    .
    .
    Acho que a Hilux antiga capotava mais,. essa atual é instável mas acho que não capota tanto
    Mario, o acabamento da Frontier é muito bom. Óbvio que pode acontecer de vir alguma bobagem solta como acontece em qualquer produção seriada, que vão corrigir na entrega ou a qualquer momento, e nunca mais vai te incomodar. Isso é um ponto positivo, porque muita gente anda reclamando de barulhos nos carros, e muitas vezes relacionados a coisas mais sérias como a suspensão.
    O mais curioso é que diziam que o sistema multilink da Frontier não seria tão durável, mas ele não dá problemas, enquanto alguns modelos que usam o velho e arcaico feixe de molas estão tendo problemas até de quebra de amortecedores com baixíssima quilometragem. Mas, claro que pra muitos isso é apenas um detalhe à toa comparado com o desenho do volante da Frontier, por exemplo, que conseguem ver até o que não é

    Essa é uma das grandes qualidades da Frontier, ela é bem projetada e construída, e não fica se desmontando com o tempo.
    Essa questão de "adornos" é uma realidade, mas não são só adornos, até componentes que oferecem resultados aerodinâmicos que antes eram importantes (repentinamente deixaram de ser) também apresentam problemas no modelo que você citou. Problema em aerofolio da Hilux vira recall... | Quatro Rodas

    Sobre o seu segundo comentário, discordo respeitosamente. Não é a realidade. Apesar das inúmeras tentativas de resolver o problema de falta de estabilidade, basta jogar no google para ver a quantidade de acidentes. E limite para uma busca de apenas 1 mes, senão os resultados nunca acabam. Já foi provado que mesmo os modelos novos, e até a versão "super sport" ainda falham co comportamento dinâmico. https://patobrancoagora.com.br/toyot...nto-na-br-158/
    A Frontier tem hoje a melhor estabilidade do mercado, e isso tem muito a ver com a suspensão multilink, os freios a disco na traseira e o controle de estabilidade que ela usa, O multilink se não fosse importante, não equiparia os modelos mais sofisticados da concorrência, lógico. Em segundo lugar temos a Amarok, muito boa, mas que também não faz milagres por também usar um conjunto defasado de tecnologia de suspensão.
    Conselho: fique quietinho com a sua Frontier e não acredite no que falam por aí, porque na prática a coisa é bem diferente. A Frontier é muito segura, possui recursos de segurança que muitas ainda não tem, ou só estão disponíveis numa ou noutra versão, e os sistemas da Frontier tem um diferencial importante: eles funcionam! Alguns modelos tem desempenho reduzido (até propositalmente), atuam quando não precisa provocando acidentes que deveriam evitar, ou nem atuam parando o carro quando precisa, a não ser que você solte o "sinto", aí a coisa muda

  • #9459
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Marcão, na época do Edu ainda eram os Motoradio valvulados com ondas curtas

    Estou brincando Edu .
    Participação inspirada hoje, hein? Não tem nem o que discutir, você está certo.
    Tudo isso deveria virar artigos no seu site.
    Que engraçadinho
    Mas saiba que quando garoto eu construía receptores e transmissores para a faixa radioamador de 80 metros (não é o alcance, e sim a faixa de frequências), e eles ainda eram valvulados!!!
    Mas nos meus carros já era tudo "solid state".
    Eu prometi participar mais, e estou cumprindo a minha promessa. Afinal, por ser um "sabe-tudo", eu tenho muito o que compartilhar com quem não "sabe-nada"
    Pior que eu até parei com as minhas previsões de mercado, porque parece que até isso começou a incomodar alguns. Eu não tinha culpa de acertar o que os outros erravam.
    Mas, eu também ando sem tempo para estas análises, e quando fizer alguma vou limitar a sua publicação em meu site para o pessoal não ficar melindrado.

  • #9460
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    A Bosch já chegou a ter uma linha de som automotivo no Brasil, e eram os tops e mais bonitos da época. Tinha entre outros o Miami, o San Francisco, e até o sonho de consumo Rio de Janeiro, que era digital e bonito demais.
    Época boa que tinha o Roadstar original, o Clarion, Alpine, Fosgate, Kenwood e outros. Agora virou tudo chinês e só colocam as marcas. Lembro até do Tojo, que eram boosters com equalizadores, viraram febre na época. Meu pai era pobre, era só TKR mesmo
    Não querendo te chamar de velho, mas você viveu bem essa época, não foi?
    Bons tempos. Eu tive alguns destes modelos da Bosch. Eram os tops de mercado. Mas já tive TKR, Tojo, etc.
    Mas aí veio a modinha dos Pioneer, que eu sempre detestei, e muitas marcas boas perderam popularidade, e como o que mais vende é popularidade e não qualidade, Clarion, Alpine, Kenwood foram sumindo do mercado.
    Hoje vivemos a época do "telão". Não importa a marca, se o som é ruim, se não funciona direito, o importante é o "visual chique no úrtimo" no painel.

  • #9461
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Eduardo, o pior é que as publicações sobrevivem hoje de anúncios. Antes vendiam as revistas, hoje o acesso é grátis e dependem dos anúncios. O problema é que apareceu uma montanha de sites "especializados" com gente sem nenhuma especialização. Você vê a quantidade de seguidores destes canais e é coisa impressionante. Quantos você conhece hoje que compram uma revista Quatro Rodas por exemplo? Não estou dizendo que ela é melhor ou pior que outras publicações impressas ou virtuais, mas ela não sobrevive mais de vendas de revistas. Quanto mais gente anunciando melhor. São os anunciantes que mantem a revista hoje.
    Mas mesmo antes quando ganhavam na venda das revistas, a manipulação já era gigante. Bastava o anunciante comprar duas páginas que já faziam um teste de um modelo dele cheio de elogios.
    Agora, é verdade que tem muitos curiosos que criaram sites sobre tudo e se tornaram verdadeiros "especialistas" no assunto. Não sabem nada, e muitas vezes apenas repetem o que os outros dizem. Aí quando alguém um pouco mais "sério" diz algo, todo mundo diz a mesma coisa, só que os tradicionais e mais cuidadosos também erram, e aí todo mundo erra junto. E quando você vai contra todo mundo, porque tem a sua própria opinião, o seu próprio conhecimento e fontes mais confiáveis, aí ficam te desmerecendo.
    É complicado isso.
    E tem outro agravante... o mercado não quer ser informado, ele quer ser enganado.
    Se sair uma reportagem falando bem de um carro, todos os donos e fanboys vão divulgar a reportagem ao exagero, mas se você apontar problemas, mostrar farsas, falhas graves, e listar defeitos, ninguém comenta nada do assunto.

  • #9462
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    E afinal, o que há de concreto sobre a nova Frontier que deve chegar por aí em 2025 ou 2026?
    Já descobriu alguma coisa Eduardo?
    Será que vão capar ela? Já estão capando o novo lançamento do mercado, eu vi lá no site do Eduardo.
    Eu estive pensando, e acho que eu apostaria naquela linha de um modelo universal, apesar de saber que americano tem uma preferência bem diferente da nossa, aliás, uma outra realidade também.
    Cada vez que a Nissan mexeu na frontier, ela ficou melhor, espero que dessa vez não seja diferente.
    Eu acho que a Nissan poderia só acrescentar algumas novas cores, mais nada.
    Eu não sei de nada e nem quero saber
    Outro dia um site anunciou que descobriu o grande segredo do lançamento da nova Frontier. Ele pegou uma reportagem lá dos EUA falando da nova versão deles, e entendeu que fosse a nossa. Foi uma bomba jornalística, uma bomba mesmo

    Eu também acho que a Nissan sempre vai melhorar os seus produtos, nunca piorar. Pelo menos esse é o histórico dela, a cada lançamento inovar o segmento. Mas, do jeito que estão as coisas, sei não, o consumidor não colabora.
    Me diga o que surgiu de realmente inovador e tecnológico nestes últimos lançamentos de mercado... nada! Muitas coisas que colocaram como inovação a Frontier já tinha, ou o próprio modelo já tinha. E nem se preocupar em fazer funcionar direito tiveram o cuidado.
    Não acredito que a Nissan possa dizer: "É isso que vocês querem, então tomem!". Até porque o consumidor dela é diferenciado, procura um outro nível de caminhonete, com diferenciais da maioria. Se ela fizer isso, vai se perder no meio de tantas opções todas tão iguais.

  • #9463
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,872
    Agradecimentos: 125
    Pessoal que gosta de falar mais do que pensa sempre diz que peças da Nissan são mais caras, eu já provei o contrário. Mas, olha essa: Chevrolet Cruze 1.4 turbo: catalisador custa metade de um Fiat Mobi | Mobiauto
    Um catalizador de um carro de passeio que sequer é premium, custa metade do preço de um carro zero.
    Bota um chinês .

  • #9464
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,566
    Agradecimentos: 84
    Edu, estou orgulhoso de você. Muito participativo
    Eu é que estou complicado aqui com o fechamento mensal da contabilidade. Logo que possível eu entro com mais tempo.

  • #9465
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,520
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Me enviaram um print de um grupo de whatsapp em que o sujeito comenta sobre algo que eu disse aqui
    Aí você entrega que existem "infiltrados" nos grupos de whatsapp da concorrência

    Eu participo de vários grupos de caminhonetes e jipes, 4x4 em geral. Não sou espião não pessoal
    Não tenho frescura com isso.
    E vou dizer uma coisa, os grupos mais animados e felizes são da Frontier e da L200, o restante é um desânimo total.
    O pessoal da L200 é mais aventureiro, mais animado para equipar as suas caminhonetes. O pessoal da Frontier troca mais experiências sobre o modelo e compartilha mais informações. Tem grupos que parecem muro das lamentações, só tem reclamações Mas eu já notei que só reclamam no reservado, em público é tudo maravilhoso

    Eu só te contei porque achei injusto, distorcem o que você diz e com mentiras. Parece que você virou o inimigo número 1 só porque conta a verdade. E esse pessoal do "gurú" e do "sabe-tudo" deveria amadurecer um pouco e te agradecer, isso sim, porque conhecimento é uma qualidade elogiável, melhor do que ficar contando mentiras ou dizendo bobagens em público e outra coisa no particular. Tem muita gente com duas caras e que quer julgar os outros.

  • #9466
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,520
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Pessoal que gosta de falar mais do que pensa sempre diz que peças da Nissan são mais caras, eu já provei o contrário. Mas, olha essa: Chevrolet Cruze 1.4 turbo: catalisador custa metade de um Fiat Mobi | Mobiauto
    Um catalizador de um carro de passeio que sequer é premium, custa metade do preço de um carro zero.
    Bota um chinês .
    que coisa maluca essa. Será que é de ouro?
    Concessionária é sempre mais cara, mas aí já é exagero.

  • #9467
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,520
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Eu não sei de nada e nem quero saber
    Outro dia um site anunciou que descobriu o grande segredo do lançamento da nova Frontier. Ele pegou uma reportagem lá dos EUA falando da nova versão deles, e entendeu que fosse a nossa. Foi uma bomba jornalística, uma bomba mesmo

    Eu também acho que a Nissan sempre vai melhorar os seus produtos, nunca piorar. Pelo menos esse é o histórico dela, a cada lançamento inovar o segmento. Mas, do jeito que estão as coisas, sei não, o consumidor não colabora.
    Me diga o que surgiu de realmente inovador e tecnológico nestes últimos lançamentos de mercado... nada! Muitas coisas que colocaram como inovação a Frontier já tinha, ou o próprio modelo já tinha. E nem se preocupar em fazer funcionar direito tiveram o cuidado.
    Não acredito que a Nissan possa dizer: "É isso que vocês querem, então tomem!". Até porque o consumidor dela é diferenciado, procura um outro nível de caminhonete, com diferenciais da maioria. Se ela fizer isso, vai se perder no meio de tantas opções todas tão iguais.
    É bem por aí o que eu penso também.

  • #9468
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,520
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Mario Guerra Ver Post
    Eu continuo com a frontier bem satsifeito, não saio dela não. Vamos ver essa nova que estão falando. Eu duvido que a Nissan lançaria um novo modelo pior que o atual. nem tem lógica isso, a tendencia é sempre melhorar.
    É o que nós também achamos, Mário

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade