Boa tarde, meus queridos amigos!!! (inclusive os fofoqueiros.... kkkk......)
Verdade, meu caro amigo, aproveitei que estendi um pouco a viagem e aproveitei pra fazer um tour pelas lojas de carros para ver algumas picapes. Mas, foi pra conhecer, não para comprar.... kkk.... quem sabe no futuro, por enquanto a Frontier é a opção que atende às minhas exigências, e enquanto ela se manter assim, tenho essa opção local.
Um resumo do passeio:
Definitivamente o povo americano prefere mais as picapes japonesas e os carros alemães do que os americanos. Quando você fala de preferência de picape e carros, é impressionante como o objeto de desejo de consumo deles são as picapes da Nissan, os carros da Mercedes, da Audi e BMW. Essa é a preferência nacional.
Essas marcas só não dominam o mercado por razões culturais e nacionalistas, o povo conhece bem a importância de manter as marcas americanas vivas e bem presente. Você pergunta pra alguém se a pessoa prefere uma Titan ou uma Silverado, e a resposta é a Titan sem pensar. Mas, se você pergunta qual a pessoa deve escolher em sua próxima compra, é a americana. Eles gostam? Resposta certa pra vocês: Não, eles não gostam de carros americanos! Mas, recaem em escolhas racionais, pois a indústria automobilística e o sentimento nacionalista naquele país é muito forte. Em todos os Estados americanos você vê residências com bandeiras do país, pessoal com camisetas e bonés da bandeira e das cores americana, etc. Eu conheci a residência de um cubano que tem uma bandeira americana no jardim!!! kkkk......
Mas olhem... a Titan tem o seu charme. Caminhonete boa, bonita, muito bem acabada. É impressionante o capricho da Nissan. Tanto a Titan como a Frontier deles são muito caprichadas, tudo bem feito. Em termos de acabamento e qualidade são tão bem feitas quanto a nossa Frontier. Mas.... Titan... sei não... ainda acho grande demais, acho que eu não teria. E você tem muitas limitações com caminhonetes grandes aqui no Brasil. Agora, se eu tivesse que escolher entre a nossa e a deles, a nossa ganharia a minha preferência.
Vi outros modelos, e sem querer citar nomes, honestamente, os produtos deles são melhores do que os lançados aqui. Você percebe claramente que aqui temos versões mais "econômicas". Tem fio pendurado em vidro? Tem, mas pelo menos lá eles passam uma tinta para disfarçar um pouco. O acabamento é melhor do que aqui, que é péssimo, e não chega aos pés do acabamento da Nissan. Tanto aqui como lá, a Nissan tem uma qualidade bem superior. Conheci o modelo de outra japonesa, já que o dinossauro vendido aqui não é vendido naquele mercado. Eles têm uma equivalente média, mas muito superior à vendida aqui. Aqui vemos claramente o quanto a concorrente nacional não está nem aí para o nosso mercado, e empurra uma picape datada e perigosa aqui (não só picapes, tem abusado em lançar produtos inferiores aqui).
Visitei a concessionária de outra fabricante americana, e achei o projeto um pouco mais bem feito do que a americana concorrente. Mas, nem perto de comparar com a nossa que, mesmo agora "renovada" copiando um pouco a americana, ainda está bem longe daquela.
Ou seja, a Nissan é nitidamente um produto muito melhor que as concorrentes americanas, e o povo lá tem consciência disso. A diferença é que aqui temos a Frontier que é mais acessível.
Não se culpem também com o que alguma marca fez no Brasil, porque lá também ela não é bem vista. Recordista de recalls, fama de baixa qualidade e de projetos ultrapassados, e gente que jura que ela vai falir, porque a sua picape grande tem problemas sérios de custo, qualidade e de preço final de venda, e lá a marca é como aqui, uma fábrica praticamente de um carro só.
A Frontier é a picape média mais vendida lá no primeiro quarter desse ano. O pessoal gosta muito.
É triste quando vemos o que tem lá, e o que alguns fabricantes "empurram" aqui. Vendo os nossos modelos defasados, ultrapassados, com excesso de lixo chinês, plásticos em abundância, perigosos, desconfortáveis, problemáticos, é algo desanimador mesmo. Se a Nissan descer a Frontier no mesmo nível de suas concorrentes, honestamente, não teremos mais uma opção decente aqui, pelo menos no mesmo patamar.
Eu tenho avaliado um pouco a RAM, acho feia demais, tão feia como estes últimos lançamentos que estão chegando aqui, mas ela é ainda mais retrô para o meu gosto. Porém, a RAM se aproxima mais daquilo que gosto na Frontier. Mas, mais uma vez, as melhores são as RAM´s grandonas, e aí já acho uma falta de propósito para o meu uso.
Por mais curioso que seja, não consegui conhecer a RAM lá, não deu tempo e a concessionárias RAM não ficava próxima das outras. Porém, me parece que os modelos vendidos aqui são iguais aos de lá, não são versões porcas fabricadas na vizinhança.
Eu não tirei fotos. Não acho graça nisso. Para que fotografar se já vi pessoalmente? kkkk.... Mas, um amigo que estava comigo tirou algumas fotos e depois me passou. Se alguém quiser ver, o Edu se ofereceu de hospedar no site dele numa página restrita, aí é só pedir o acesso. Também não vou publicá-las aqui por razões mais do que óbvias... kkkk.....
Já volto...