Postado originalmente por
Ciro Alencar
Querido Glider
Sei que a pergunta foi para o Bigsd, mas sei também que ele não se importa que colaboremos sempre que possível, e assim vou tentar ajudar aqui.
Sim, o sistema de bloqueio do modelo argentino é automático, e muito mais moderno, porque ele atua em tempo real ajustando o sistema de acordo com a necessidade de cada característica do terreno. Ele colhe informações em milésimos de segundo reagindo imediatamente. Você não precisa fazer absolutamente nada, e ele atua com uma precisão bem interessante.
Não se corre o risco também de "moer" o sistema em função de um uso inadequado, mas pelo que andei lendo lá fora a razão nem foi essa. Eles aproveitaram o sistema de gerenciamento do controle de estabilidade, que é o mais moderno atualmente no mundo, desenvolvido pela engenharia da Mercedes-Bens, e o sistema de tração para gerenciar tudo de forma inteligente e controlar o sistema de bloqueio, que tem hoje o nome de ABLS, mas não tem nada a ver com o antigo sistema ABLS também já utilizado pela Nissan e outros fabricantes. Esse é inteligente e totalmente gerenciado eletronicamente, utilizando protocolos que reagem a cada movimento de roda, com captação de aderência, diâmetro de giro, velocidade de cada roda, etc.
Tem um artigo publicado pela Mercedes sobre isso. Vou procurar aqui e compartilho.
Eu pude comparar os dois sistemas, e ambos funcionaram muito bem, mas a comodidade do automático é muito grande. Você não precisa fazer nada, um computadorzinho lá dentro decide por você, e de forma muito precisa e eficaz.
Na verdade o controle de estabilidade, o sistema ABLS, o mecanismo de controle de tração não são coisas novas, o que muda na nova Frontier é a integração inteligente de todo o sistema e a modernidade de cada um deles, dentro de uma nova geração tecnológica. Além da Frontier, somente alguns raros (e caríssimos) modelos de passeio top de linha da Mercedes possuem esse sistema hoje no mundo. É super interessante de se conhecer.
Abraço