Gente, qual o problema? Isso não da defeito! Todas as turbinas da atual geração com geometria variável contam com atuador elétrico. Muito melhor que as com variação a vácuo.
Versão Imprimível
Gente, qual o problema? Isso não da defeito! Todas as turbinas da atual geração com geometria variável contam com atuador elétrico. Muito melhor que as com variação a vácuo.
Enrico, acho que o calor acaba se dissipando pela turbina toda e chega no motor elétrico também. A da minha ano 2012 é a vácuo, está com 95.000km e sem problemas com esse atuador, já as 2013 tem vários relatos de problemas de perda de potência, mas é o futuro esse atuador elétrico, igual a injeção eletrônica, vieram para ficar;
Não sei de nenhuma Frontier K3 com problema nesse atuador, aliás, em nenhum turbocompressor com esse tipo de atuador. Ao contrário do senso comum, atuadores elétricos em sua maioria são bem robustos.
Enrico, concordo com você que estes módulos são projetados para resistir às temperaturas a que são submetidos.
Super obrigado pelas dicas.
Bom, o resumo da história é que, neste caso, o motorzinho elétrico não resistiu. Segundo a oficina ele foi o culpado. Trata-se de um veículo de uso familiar, comum, cidade e campo. Sem trilhas nem cargas. Só família. Carro bem mantido com pouco ou nenhum esforço.
Ok, o módulo não deveria dar problema, mas deu. E pior, a peça somente é vendida em conjunto com a turbina!!
Na concessionário o orçamento para deixar o carro em ordem era maior do que R$ 9 mil.
Na oficina, ficou em pouco mais de R$ 5 mil.
[]´s
Seguem fotos do motorzinho e dos serviços executados na Frontier, para registro e futuras pesquisas dos colegas.
Agradeço aos amigos do Fórum Nissan pelo auxílio.
[]´s
Luca, chegaram a abrir esse atuador e proceder uma limpeza nele?
A haste não estava apenas solta da variação?
Enrico, abertura do motorzinho, não fizeram. Ele foi substituido. Já perguntei para meu cunhado se foi em base de troca. Até o momento ele não me respondeu.
Quanto à soltura da haste, não sei dizer. O carro fica no interior do estado, muito lonje de minhas mãos graxentas e curiosas, rs... Mas suas dicas, antes do concerto, eu passei para ele. Acredito que se a haste tivesse solta, tanto a concessionária quanto a oficina que acabou por realizar o concerto a teriam reposicionado. Mas vou aguardar a resposta do meu cunhado e colocarei aqui.
[]´s e obrigado.
Se houvesse jeito, gostaria de abrir esse atuador. Seria o primeiro caso que fico sabendo de problema nessa peça.
Se eles trocaram a turbina, pegue a sua de volta. Se houve mesmo defeito no atuador, sua turbina pode estar em boas condições.
Enrico, a turbina não foi trocada. Provavelemente foi recuperado ou foi substituído a base de troca. Estou aguardando melhor informação de meu cunhado, para postar aqui.
[]´s
Boa tarde.
Conseguisse resolver o problema? Sabe me dizer o que era? Ocorreu a mesma coisa com a minha frontier SE 11/12.