Olá euclidesneto,
Voce pode me orientar sobre a descarbonizaçao da turbina e das válvulas?
Gostaria de saber como foi feita essa descarbonizaçao, foi preciso remover e/ou desmontar a turbina?
Valeu!
Versão Imprimível
Paulo,
Obrigado pela resposta, estou querendo saber disso pois ontem eu fiz no meca a descarbonizaçao da admissao e saiu 2Kg de lama alí de dentro!! Tiramos aquela gosma de colher :-? depois lavamos a admissao e a entrada para o bloco do motor.
Pude ver que as valvulas estao sujas mas nao quis abrir o cabeçote pra limpar.
Entao fiquei com essa pulga, o meca disse que nao precisava tocar na turbina, por outro lado vi num fórum gringo o pessoal com turbinas (de carros de passeio a diesel) bem sujas e que nem eram TGV.
Aí fiquei nessa, já que a admissao estava tao suja queria saber sobre a turbina e como fazer pra limpar as valvulas sem ter que abrir o motor.
É normal a turbina ficar suja de oleo, pois o oleo passa por ela a todo momento, mas a turbina da sua Pajero não tem as paletas da turbina TGV que abre e fecha a todo momento. A carbonização impede esse funcionamento das paletas, na turbina da sua num existe isso, pode ficar tranquilo.
Henrique, a turbina da minha foi desmontada.
Rodrigo, o consumo é esse mesmo.
Olá amigo, li sobre sua experiencia e gostei muito. Estou tendo esse tipo de problema com uma triton nossa... está com 100mil km e a concessionaria me avisou que será necessária tal descarbonização (até hoje, nao sabia que isso existia). Vou realizar o processo de limpeza e em seguida, impedir a atuação da EGR como vc fez.
Temos uma hilux também e está chipada. Mesmo usando diesel S-10 Petrobras, ela fumaceia quando usada no estágio de ganho de 50cv. Minha dúvida é se eu posso fazer o mesmo processo com o motor Toyota 3.0. Se irá causar algum erro de funcionamento ou perda da garantia do fabricante.
Grato pela ajuda!
Ae Arthur, dá uma lida aqui no tópico do Walter sobre a EGR da Triton http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...gr-killer.html
Sobre a Hilux, se o serviço for bem feito, a concessionária não vai saber que foi fechada, só vão saber se fuçarem o motor, não tem que dar problema nenhum, nem acender nenhuma luz. O problema é que do que eu li por aqui pelo fórum, não achei nenhum que tenha uma Hilux com essa válvula fechada, mas pode ser que tenha, mas tanto na frontier quanto na triton de quem fechou, não acendeu nenhuma luz de falha.
A fumaça na aceleração pode ser só que o mapa de injeção do módulo não esteja 100% regulado, aí injeta muito combustível enquanto a turbina ainda não encheu, aí dá a fumaça.
:concordo:
É que, se eu não me engano, se fechar a EGR na Hilux, qualquer posição que seja, acende a luz da injeção...
Bom dia moçada! Fiz a EGR Killer, instalei, estou rodando faz um mês aprox. e notei algumas mudanças (não sei se foram psicológicas ou reais).
- Em baixa rotação, senti que o motor perdeu ligeiramente um pouquinho de força, precisa cutucar mais o acelerador para responder
- Melhorou bastante um ruido de "ventania" que vinha do motor. Antes, acima de 2.300rpm, o motor produzia um barulho de turbulencia absurdo, depois que fechamos a egr, melhorou bem (Não sei pq...)
- O consumo melhorou legal, mesmo o motor parecendo que está um pouquinho mais lerdo na cidade, o consumo médio diminuiu.
- Nenhuma luz acesa no painel!
Mesmo com 100.000 km, quando desmontei a tubulação dos gases, a carbonização estava super fina.
Prox. passo é a hilux chipada! Vamos ver como está a carbonização e assim que eu tampar e testar... volto a passar pra tds! Obrigado pelas dicas companheiros!!
Vou fazer na minha!!!!
Depois posto o que achei.
Abraços