Postado originalmente por
rbata
Nunca consegui fazer 9km/l com a minha TR4 2010 AT.... principalmente tentando ultrapassar carros 1.0 na estrada.
Relação peso x potência:
Celta 1.0
peso em ordem de marcha=860kg
potência=77cv
torque máx.=9,7kgf.m @ 5.200rpm
relação peso potência=0,089 cv/kg
relação torque potência=0,011
TR4 2.0
peso em ordem de marcha=1.420kg
potência=140cv
torque máx.=22kgf.m @ 4.500rpm
relação peso potência=0,098 cv/kg
relação torque potência=0,015
Corolla 1.8
peso em ordem de marcha=1.290kg
potência=144cv
torque máx.=18,6kgf.m @ 4.800rpm
relação peso potência=0,111 cv/kg
relação torque potência=0,014
Entre Celta e TR4 manual acho que a TR4 leva com facilidade.... já a TR4 automática acho que sofre um pouco para superar o Celta. Principalmente em velocidades acima de 100km/h onde a aerodinâmica da TR4 não contribui em nada. Vcs já repararam no retrovisor da TR4 oscilando querendo fechar em altas velocidades (110~130)?
Contra o Corolla não tem nem como competir... ganha na relação peso potência, na aerodinâmica e na curva do motor pois tem comando de válvula variável, é um motor com muito mais tecnologia.
Mas TR4 não foi feita pra isso.... não tem pq querer ganhar de carros feitos para o asfalto.
TR4 é um carro robusto que aguenta pegar umas estradas de terra e trilhas leves.... por ser robusto e por ter um motor um pouco antiquado acaba se dando um pouco mal no asfalto em termos de aceleração e consumo.