Tenho uma TR4 08/09 desde zero que atualmente está copm quase 70mil km.
Não tenho o que reclamar quanto à estabilidade. O carro gruda bem nas curvas, apesar da altura e da proposta do carro.
Sobre o curso da suspensão ser curto, em trilhas isso é realmente uma desvantagem. Mas em estradas de terra garante estabilidade mesmo em alta velocidade. O carro gruda no chão.
O motor poderia ser mais potente mesmo. Mas só sinto falta na estrada quanto estou carregando com passageiros. Como costumo andar sozinho ou com duas pessoas no máximo, o carro vai bem.
Consumo, não tenho o que reclamar: faz 7km/l na gasolina em uso misto sem ar (rodovia, estrada de terra, off road com reduzida). No mesmo trecho uma Pajero Full 3d diesel fez a mesma média de 7km/l. Em trechos só de off road com reduzida nunca fiz menos de 6km/l na gasolina, mesmo com ar ligado. A melhor média que consigo é de 8,5km/l gasolina na estrada andando a 120km velocidade de curzeiro. Acho razoável pra um motor 2.0 16v.
Não tive nenhum problema relevante com o carro durante esse tempo. Revisões normais sem gastos extras. E não poupei o carro durante esses 70mil km. Uns 35mil km no mínimo foram rodados no off road ou estradas de terra precárias pelo Brasil, Argentina e Uruguai sem dó.
O carro é muito versátil: vai bem no on road e no off road. Dá pra ser o carro de uso diário sem problemas. Já andei em todo tipo de terreno com ele e o carro me surpreendeu mais de uma vez, passando onde outros jipes ficaram ou tiveram mais dificuldade pra passar. O tamanho e o peso dela são uma vantagem em relação aos outros jiptes maiores e mais pesados.
Como tudo na vida, o carro tem suas limitações.
Mas a proposta da TR4 é muito honesta na minha opinião, entrega o que promete a um custo benefício sem concorrente no mercado.
O sistema de tração é o melhor e mais simples no mercado na faixa de preço da TR4. O 4x4h pode ser utilizado no asfalto sem restrição (o que muitos dos 4x4 no mercado não permite) e o engate se faz por alavanca e não por sistema eletrônico ou elétrico (como em todos os outros com exceção da Dakar, Triton e da Hilux se não me engano). Freios a discos nas 4 rodas com ABS e EBD, air bag duplo.
Pra quem procura um JIPE confrotável que será usado como carro do dia a dia a TR4 é a melhor opção no mercado.
E digo que é JIPE porque está escrito no documento do carro. Então não há dúvidas de que seja!
Abs
Lindóia