Postado originalmente por
Robertux
Embora no documento da minha conste jipe, na minha opinião a TR4 é uma SUV, jipes nacionais hoje, temos o Troller, o Marruá e o Stark.
Das SUVs, a que tem mais características de jipe, sem dúvida é a TR4, mas ainda assim é uma SUV, porque apesar de ter reduzida, coisa que as SUVs modernas estão deixando de lado, não tem todas as características necessárias para ser um verdadeiro jipe, no sentido off road, até porque a reduzida só é necessária no off road, nas expedições basta o 4x4.
A TR4 não tem, originalmente, altura suficiente para ser um fora de estrada (off road) e não tem como aumentar, mesmo colocando calços na suspensão não cabem pneus grandes o suficiente, pois pegam na largura, além disso o curso da suspensão traseira é ridículo, se você tentar subir uma guia de sargeta, em ângulo de 45º, em 4x2 você fica sem tração, uma das rodas traseiras fica no ar, isso é inadimissível num verdadeiro jipe.
Todas as vantagens sobre os automóveis, tipo sedan, citadas aqui pelos colegas são características de qualquer SUV (vejam bem, SUV de verdade, não imitação de SUV) e não de jipes, que, como já disseram é para qualquer aplicação, inclusive fora de estrada, portanto um veículo limitado pelo curso da suspensão e pela baixa altura do solo para o fora de estrada não pode ser considerado um General Purpose, ou abreviado GP, em inglês jeep, que no português virou jipe, ou seja, qualquer terreno, inclusive fora de estrada.