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  • #1
    Usuário Avatar de Robertux
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    Embora no documento da minha conste jipe, na minha opinião a TR4 é uma SUV, jipes nacionais hoje, temos o Troller, o Marruá e o Stark.
    Das SUVs, a que tem mais características de jipe, sem dúvida é a TR4, mas ainda assim é uma SUV, porque apesar de ter reduzida, coisa que as SUVs modernas estão deixando de lado, não tem todas as características necessárias para ser um verdadeiro jipe, no sentido off road, até porque a reduzida só é necessária no off road, nas expedições basta o 4x4.
    A TR4 não tem, originalmente, altura suficiente para ser um fora de estrada (off road) e não tem como aumentar, mesmo colocando calços na suspensão não cabem pneus grandes o suficiente, pois pegam na largura, além disso o curso da suspensão traseira é ridículo, se você tentar subir uma guia de sargeta, em ângulo de 45º, em 4x2 você fica sem tração, uma das rodas traseiras fica no ar, isso é inadimissível num verdadeiro jipe.
    Todas as vantagens sobre os automóveis, tipo sedan, citadas aqui pelos colegas são características de qualquer SUV (vejam bem, SUV de verdade, não imitação de SUV) e não de jipes, que, como já disseram é para qualquer aplicação, inclusive fora de estrada, portanto um veículo limitado pelo curso da suspensão e pela baixa altura do solo para o fora de estrada não pode ser considerado um General Purpose, ou abreviado GP, em inglês jeep, que no português virou jipe, ou seja, qualquer terreno, inclusive fora de estrada.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Embora no documento da minha conste jipe, na minha opinião a TR4 é uma SUV, jipes nacionais hoje, temos o Troller, o Marruá e o Stark.
    Das SUVs, a que tem mais características de jipe, sem dúvida é a TR4, mas ainda assim é uma SUV, porque apesar de ter reduzida, coisa que as SUVs modernas estão deixando de lado, não tem todas as características necessárias para ser um verdadeiro jipe, no sentido off road, até porque a reduzida só é necessária no off road, nas expedições basta o 4x4.
    A TR4 não tem, originalmente, altura suficiente para ser um fora de estrada (off road) e não tem como aumentar, mesmo colocando calços na suspensão não cabem pneus grandes o suficiente, pois pegam na largura, além disso o curso da suspensão traseira é ridículo, se você tentar subir uma guia de sargeta, em ângulo de 45º, em 4x2 você fica sem tração, uma das rodas traseiras fica no ar, isso é inadimissível num verdadeiro jipe.
    Todas as vantagens sobre os automóveis, tipo sedan, citadas aqui pelos colegas são características de qualquer SUV (vejam bem, SUV de verdade, não imitação de SUV) e não de jipes, que, como já disseram é para qualquer aplicação, inclusive fora de estrada, portanto um veículo limitado pelo curso da suspensão e pela baixa altura do solo para o fora de estrada não pode ser considerado um General Purpose, ou abreviado GP, em inglês jeep, que no português virou jipe, ou seja, qualquer terreno, inclusive fora de estrada.
    concordo que existem algumas restrições com relação ao tamanho do pneu, mas, qualquer dos que você citou como "verdadeiros jipes" possuem restrições também, salvo se fizer alterações. Troller com pneu 35 sem lift, esquece...pneu maior, além de lift, é necessário desbastar os paralamas e por aí vai

    aliás, o seu general purpose original não existe, veja a altura livre do solo, claro, comparando ficha técnica com ficha técnica = carros originais de fábrica - as informações abaixo foram extraídas das fichas técnicas postadas no site dos respectivos fabricantes...

    Troller vão livre do solo 215 (sob eixo)*
    TR4 vão livre do solo é o mesmo 215
    ângulo transp. rampa 29º para o Troller e 30º para TR4 (1x0 pra TR4 com maior capacidade de transpor rampa...hehehehe)

    *não adianta comparar os 315mm de altura da fibra (já que nao tem lata...rsrsrs) pro solo, porque isso não é vão livre do solo

    ops, acho que a capacidade de transpor uma rampa é melhor no SUV do que no jipe...e, coincidentemente, a altura livre do solo é exatamente igual...nossa, que progresso no nosso SUV com quase nenhuma utilidade pois algumas características iguais ao do verdadeiro jipe...

    brincadeiras à parte, seu verdadeiro jipe não existe, quer dizer, ele precisa de vários ups para ser um verdadeiro jipe, como vários proprietários de jipe ou carros off road (já que TR4 é apenas um carro) fazem em suas viaturas...

    então, acho um pouco bobagem "ficarmos discutindo o sexo dos anjos"...importante, também, respeitar a opinião dos outros.

    pra acabar...pro governo é jipe e pro fabricante é um jipe que custa horrores...hahahahaha....já que vem no documento como sendo jipe e a mais completa sai por 75k...ok, o fiesta 4x4 sai por 90k, verdade, bem mais caro e não sei se no documento também vem como jipe

    abs

  • #3
    Usuário Avatar de antoniogeo
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    Citação Postado originalmente por patto Ver Post
    concordo que existem algumas restrições com relação ao tamanho do pneu, mas, qualquer dos que você citou como "verdadeiros jipes" possuem restrições também, salvo se fizer alterações. Troller com pneu 35 sem lift, esquece...pneu maior, além de lift, é necessário desbastar os paralamas e por aí vai

    aliás, o seu general purpose original não existe, veja a altura livre do solo, claro, comparando ficha técnica com ficha técnica = carros originais de fábrica - as informações abaixo foram extraídas das fichas técnicas postadas no site dos respectivos fabricantes...

    Troller vão livre do solo 215 (sob eixo)*
    TR4 vão livre do solo é o mesmo 215
    ângulo transp. rampa 29º para o Troller e 30º para TR4 (1x0 pra TR4 com maior capacidade de transpor rampa...hehehehe)

    *não adianta comparar os 315mm de altura da fibra (já que nao tem lata...rsrsrs) pro solo, porque isso não é vão livre do solo

    ops, acho que a capacidade de transpor uma rampa é melhor no SUV do que no jipe...e, coincidentemente, a altura livre do solo é exatamente igual...nossa, que progresso no nosso SUV com quase nenhuma utilidade pois algumas características iguais ao do verdadeiro jipe...

    brincadeiras à parte, seu verdadeiro jipe não existe, quer dizer, ele precisa de vários ups para ser um verdadeiro jipe, como vários proprietários de jipe ou carros off road (já que TR4 é apenas um carro) fazem em suas viaturas...

    então, acho um pouco bobagem "ficarmos discutindo o sexo dos anjos"...importante, também, respeitar a opinião dos outros.

    pra acabar...pro governo é jipe e pro fabricante é um jipe que custa horrores...hahahahaha....já que vem no documento como sendo jipe e a mais completa sai por 75k...ok, o fiesta 4x4 sai por 90k, verdade, bem mais caro e não sei se no documento também vem como jipe

    abs

    Eita!.....
    Agora tá ficando interessante.... o engraçado é que os argumentos utilizados para desqualificar TR4 como Jipe (e olha que vem no documento, como alguns veículos citados) também podem ser usados para tornar outros menos jipes do que acham que são!....rs

    O problema é que criou-se um mito, uma lenda, uma profissão de fé: "jipes nacionais são o Troller, Marruá, Stark".... Ou "jipe tem que ter iso e aquilo", e pronto, os clubinhos estão fechados e ninguém quer inserir a pobre da TR4 no Ordem Oficial dos Jipes aqui no Brasil....
    Pajero TR4 2009 - (PseudoJipe???..)
    antes: TR4 2006; XJ 2000; TR4 2003
    "
    Sou do mundo, sou Minas Gerais."


  • #4
    Citação Postado originalmente por patto Ver Post
    concordo que existem algumas restrições com relação ao tamanho do pneu, mas, qualquer dos que você citou como "verdadeiros jipes" possuem restrições também, salvo se fizer alterações. Troller com pneu 35 sem lift, esquece...pneu maior, além de lift, é necessário desbastar os paralamas e por aí vai
    Troller com Pneu 35" sem lift

    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post






    Esse troller aqui entrou 35 sem nenhuma modificação de calços ou lift. Apenas rodas mangels e pneus maxxis trepador 35

    Pega apenas levemente no protetor de cárter que foi instalado. Uma esmerilhada e fica zero.

    ABs
    O limite de pneu para esses jipes é a "ousadia" e o "dinheiro no bolso" hehe

    Abraços

  • #5
    Eu sai de um azera e fui pra uma tr4, cansei de andar devagar nas perfeitas ruas de nossas cidades, agora com o tr4 é bacana, as vezes até fico mirando nos buracos! Lombada? Não sei mais oq é isso! Entre outras coisas.
    Conforto? Potencia? Infelizmente tambem não sei mais oq é isso mas blz, eu fiz a troca sabendo oq queria e consegui isso.

    Por enquanto estou gostando, 16k km sem nada me encher o saco, sem perder alinhamento nem nada, bacana mesmo. Pra muitos esses 16k km podem parecer muito pouco, pra mim é muito, troquei azera com 12k km, enfim não esquento a cabeça com o carro pq quando for começar de encher o saco eu já terei trocado ele mesmo.

    Pra mim tr4 é um baita jipão, no sentido de resistencia, melhor que ele nesse sentido eu só tive/tenho 1 carro, uma kia besta gs grand 2005, minha desde 0km e hj com 100k km, uso 100% sovietico e até hj nunca quebrou nada, nunca precisou trocar peça nenhuma de suspensão, não perde alinhamento, enfim pra mim é um tanque de guerra!

    []'s
    Paulo

  • #6
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    Apenas uma analogia, sem querer fugir do tópico, um carro sedan, pode ser um classic (GM) até um Accord, Camry,....

    Por isso que eu continuo afirmando TR4 é jipe sim.

  • #7
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    Pessoal, entendo que a TR enquanto 4x4 está acima dos SUVs e abaixo do jipes, tem muitas deficiências como falta de espaço interno, desempenho sofrível em cidades e péssimo em estradas, alto consumo etc, mas, tem uma característica muito boa que é a versatilidade, pois anda bem em trilhas de até média dificuldade, é resistente, e tem um nível de equipamentos que para solteiros e/ou famílias pequenas (casal + 2 filhos até a pré-adolescência) proporciona uma agradável utilização no dia a dia e pequenas viagens! dojao campeao

  • #8
    Agora sim pessoal que tem tr4 ta falando o que e de verdade , opnioes a parte todos amigos aqui do forum tem que ter elas e claro o que torna saudavel este forum , Parabens aos caros amigos que tem o carro e estao satisfeitos como eu, e tr4 na cabeça gente alias Jipe tr4 rssssssssssssss
    Paulo Lond.

  • #9
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    26/08/2009
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    essa discussão não acaba hehehe...se for analisar teóricamente então nem o engesa e nem os antigos band não são jipes, pois não tinham reduzidas, igual ao suzuki ASX (é este mesmo o nome)...seriam então SUV...hehehe...
    desisti de equipar minha TR4 pq gosto muito dela para esfolar na trilha, então pretendo comprar uma Land mais velha para mexer e fazer trilha..

    dou risada...pq enquanto o mundo for mundo vai haver discórdia, quem sabe um dia termina...

    abraços
    Rica
    Rica_Ferreira
    PIMENTA - SAVANA Vermelha 11/11 - "original" - Guincho MXV 12000

  • #10
    Usuário Avatar de euclidesneto
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    E pra quem tem e gosta da vtr, que diferença faz o batismo?

  • #11
    Usuário Avatar de antoniogeo
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    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    E pra quem tem e gosta da vtr, que diferença faz o batismo?
    Euclides, certíssimo!... diferença nenhuma!... é que estão interessantes os argumentos....
    Pajero TR4 2009 - (PseudoJipe???..)
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  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Campos dos Goytacazes/RJ
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    Um troller só tem 215 mmm de vão livre !!! até a minha barriguda 4X4 tem mais vão livre ..... 248 mmm heheheheh.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

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