4 Anexo(s)
Resolvendo Problema da Aceleração e Retomada da ASX com o Touch Booster
Um dos poucos pontos negativos (por enquanto) da ASX 2.0 foi sem dúvida, apesar da boa potência de 160CV, a aceleração e retomada em baixas rotações, em especial em primeira e segunda marchas no trânsito de São Paulo, talvez pela própria configuração do Câmbio CVT automático de 6 marchas.
Fui pesquisar o que daria para ser feito para melhorar? O que não é muito...
Talvez uma reprogramação do chip, ou então, uma solução que me pareceu mais rápida, e relativamente mais barata do que a primeira, que foi usar o "Booster", que atua diretamente no acelerador digital, melhorando este ponto da aceleração, colocando um aparelho entre o pedal e o plug original do acelerador digital, como na foto abaixo.
Anexo 451638
Atualmente veículos não usam mais o antigo cabo do acelerador, os novos modelos usam o ECM (Electronic Control Module), ou acelerador eletrônico.
O sistema ETC (Electronic Throttle Control), conhecido como drive-by-wire, por muitas vezes possui um tempo de resposta mais lento que os antigos cabos, em algumas situações você sente a necessidade de uma resposta mais rápida, como em subidas de serra e ultrapassagens.
Existem alguns marcas e modelos no mercado, sendo o mais conhecido o "Sprint Booster". Porém depois de pesquisar acabei escolhendo outro com a mesma proposta, porém bem mais barato, que é o "Touch Booster", fazendo a mesma coisa, e com a vantagem de um nível a mais de sensibilidade.
Anexo 451640
Como podem ver pela foto acima, vem na caixa dois plugs para conectar ao pedal e ao plug original, com uma caixa e um fio com botão de ligar/ajustar/desligar para ser instalado aonde desejar. Touch Booster é de fácil instalação sem necessidade de cortar fios e fazer novas instalações. Basta colocar o Touch Booster entre o acelerador e o chicote original do seu carro.
O primeiro modelo do Sprint, pode ser encontrado na faixa de R$ 1,1 mil, e o segundo do Touch acabei comprando na faixa de R$ 600.
Em ambos os casos mais o custo (ou não) da instalação, que é relativamente simples e rápida, mas que no meu caso deu mais trabalho, pois tive dificuldade de retirar o plug original do acelerador, fazendo que para resolver, tivesse que retirar o pedal para facilitar o desencaixe e a colocação dos plugs intermediários. Mesmo assim tudo não demorou mais do que 30 min, e custou mais R$ 50 em uma oficina de confiança que recomendo (Tutti Car).
Existe um botão, que permite ajustar a sensibilidade em até 4 níveis, além do quinto, que é desligado (original). Mudam as cores do Verde fraco e forte, que é o mais indicado para o dia a dia, depois temos o vermelho fraco e o forte, indicado para quem realmente gosta de acelerar, aumentando bastante a sensibilidade do acelerador, o que deve inclusive tomar cuidado. Instalei o botão de ajuste no painel, do lado esquerdo, junto com os demais botões, aproveitando um que não estava sendo usado, como podem ver na foto abaixo.
Anexo 451641
Apesar de não ter ganho real de potência, até por que não mexe em nada do motor (e assim também na garantia), ele torna sim o carro bem mais "esperto", fazendo que a curva de aceleração seja bem mais rápida, em especial nas rotações mais baixas, que era meu problema.
Anexo 451639
Vejam abaixo um vídeo que mostra como muda a aceleração na prática:
http://youtu.be/ekWNH3alWiY
A conclusão é que o Booster nada mais é do que um simples amplificador que multiplica o sinal do sensor do pedal do acelerador, fazendo com que o pedal do acelerador fique mais sensível. Ele não elimina qualquer atraso significativo na resposta do acelerador. O que ele faz é dar mais sensibilidade, que é interpretada por alguns como uma melhor resposta do acelerador. Sinceramente ainda um pouco caro para o que faz, porém diante de poucas alternativas ainda mais caras, é mesmo assim algo que recomendo. Estou satisfeito.
Aos interessados, o contato para compra é diretamente com o Cesar Tonetto (cesartonetto@hotmail.com), que me atendeu rapidamente, enviando por Sedex para minha casa, no dia seguinte já havia chegado sem problemas, em uma caixa bem embalada, tudo como combinado.