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Convex Datacenter
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    Resolvendo Problema da Aceleração e Retomada da ASX com o Touch Booster




    Um dos poucos pontos negativos (por enquanto) da ASX 2.0 foi sem dúvida, apesar da boa potência de 160CV, a aceleração e retomada em baixas rotações, em especial em primeira e segunda marchas no trânsito de São Paulo, talvez pela própria configuração do Câmbio CVT automático de 6 marchas.

    Fui pesquisar o que daria para ser feito para melhorar? O que não é muito...

    Talvez uma reprogramação do chip, ou então, uma solução que me pareceu mais rápida, e relativamente mais barata do que a primeira, que foi usar o "Booster", que atua diretamente no acelerador digital, melhorando este ponto da aceleração, colocando um aparelho entre o pedal e o plug original do acelerador digital, como na foto abaixo.

    Novo Mitsubishi ASX-servicos_sprint_booster-02.jpg

    Atualmente veículos não usam mais o antigo cabo do acelerador, os novos modelos usam o ECM (Electronic Control Module), ou acelerador eletrônico.

    O sistema ETC (Electronic Throttle Control), conhecido como drive-by-wire, por muitas vezes possui um tempo de resposta mais lento que os antigos cabos, em algumas situações você sente a necessidade de uma resposta mais rápida, como em subidas de serra e ultrapassagens.

    Existem alguns marcas e modelos no mercado, sendo o mais conhecido o "Sprint Booster". Porém depois de pesquisar acabei escolhendo outro com a mesma proposta, porém bem mais barato, que é o "Touch Booster", fazendo a mesma coisa, e com a vantagem de um nível a mais de sensibilidade.

    Novo Mitsubishi ASX-3.jpg

    Como podem ver pela foto acima, vem na caixa dois plugs para conectar ao pedal e ao plug original, com uma caixa e um fio com botão de ligar/ajustar/desligar para ser instalado aonde desejar. Touch Booster é de fácil instalação sem necessidade de cortar fios e fazer novas instalações. Basta colocar o Touch Booster entre o acelerador e o chicote original do seu carro.

    O primeiro modelo do Sprint, pode ser encontrado na faixa de R$ 1,1 mil, e o segundo do Touch acabei comprando na faixa de R$ 600.

    Em ambos os casos mais o custo (ou não) da instalação, que é relativamente simples e rápida, mas que no meu caso deu mais trabalho, pois tive dificuldade de retirar o plug original do acelerador, fazendo que para resolver, tivesse que retirar o pedal para facilitar o desencaixe e a colocação dos plugs intermediários. Mesmo assim tudo não demorou mais do que 30 min, e custou mais R$ 50 em uma oficina de confiança que recomendo (Tutti Car).

    Existe um botão, que permite ajustar a sensibilidade em até 4 níveis, além do quinto, que é desligado (original). Mudam as cores do Verde fraco e forte, que é o mais indicado para o dia a dia, depois temos o vermelho fraco e o forte, indicado para quem realmente gosta de acelerar, aumentando bastante a sensibilidade do acelerador, o que deve inclusive tomar cuidado. Instalei o botão de ajuste no painel, do lado esquerdo, junto com os demais botões, aproveitando um que não estava sendo usado, como podem ver na foto abaixo.

    Novo Mitsubishi ASX-touch_booster_na_asx.jpg


    Apesar de não ter ganho real de potência, até por que não mexe em nada do motor (e assim também na garantia), ele torna sim o carro bem mais "esperto", fazendo que a curva de aceleração seja bem mais rápida, em especial nas rotações mais baixas, que era meu problema.

    Novo Mitsubishi ASX-sprintboost_stock_comparison_graph.gif

    Vejam abaixo um vídeo que mostra como muda a aceleração na prática:



    A conclusão é que o Booster nada mais é do que um simples amplificador que multiplica o sinal do sensor do pedal do acelerador, fazendo com que o pedal do acelerador fique mais sensível. Ele não elimina qualquer atraso significativo na resposta do acelerador. O que ele faz é dar mais sensibilidade, que é interpretada por alguns como uma melhor resposta do acelerador. Sinceramente ainda um pouco caro para o que faz, porém diante de poucas alternativas ainda mais caras, é mesmo assim algo que recomendo. Estou satisfeito.

    Aos interessados, o contato para compra é diretamente com o Cesar Tonetto (cesartonetto@hotmail.com), que me atendeu rapidamente, enviando por Sedex para minha casa, no dia seguinte já havia chegado sem problemas, em uma caixa bem embalada, tudo como combinado.

  • #1298
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    Olá pessoal. Acabei de comprar o meu, um AWD 14/14 com camera de ré e esse novo multimidia com gPS, por r$ 99500,00. Achei um negócio razoável...Já tinha pesquisado bastante sobre os multimidias, e os cabos abaixo são encontrados no mercado Livre por R$ 180,00 todos ou r$70,00 só o da camera de ré, que é o mesmo da tv digital.




    Citação Postado originalmente por LHL67 Ver Post
    Ontem fui instalar um receptor de TV Digital (Marca DSW) que havia comprado, e na hora de instalar com o painel desmontado, para minha surpresa, a central multimidia Clarion NX-501BD, que vem na nova ASX 14/14, não veio com os "rabichos" dos cabos RCA traseiros de fábrica, que permitem a instalação de: amplificador externo, do próprio receptor de TV digital e outros auxiliares, e por fim o que permite a instalação da Zona 2 com monitores de encosto ou teto na parte de trás.

    São 3 cabos separados como podem ver pela foto abaixo.

    Anexo 451637

    A dúvida que fiquei, é se realmente não vinham originalmente de fábrica, ou se eventualmente tinha sido retirados na concessionária na instalação do desbloqueador...

    Independente desta dúvida, dificil de responder e descobrir, precisava resolver a situação de forma rápida, por isto acabei ligando diretamente para o suporte da Clarion do Brasil (Telefone: 11-2813-5888 ou sac@clarionbr.com.br), aonde fui informado de que deveria procurar uma assistência técnica para comprar diretamente estes cabos.

    A única em que consegui, foi na F. S. Assitência Técnica LTDA (Endereço R. Américo Brasiliense, 1742 A na Chacara Sto. Antônio em SP e Telefone: 11-2372-8772), que me cobrou R$ 70 por cada um, totalizando R$ 210 (incluindo aqui a entrega em casa, que por sinal não aconteceu no dia e hora combinados). Detalhe é que ela mesmo foi quem montou os cabos, já que não os tinha pronto. Fica a dica da solução para quem esta com o mesmo problema...

  • #1299
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    Raf-cre,

    Aré agora uma viagem - 8Km/l
    Na cidade - 5Km/l

    Citação Postado originalmente por Raf-cre Ver Post
    Eu dirijo super suave e não consigo melhorar o cansumo


    faca e sua medição e poste aqui

  • #1300
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    Citação Postado originalmente por Bambucho Ver Post
    Raf-cre,

    Aré agora uma viagem - 8Km/l
    Na cidade - 5Km/l

    Na cidade esta igual a minha e na estrada a sua ainda está pior q a minha


    nao consigo admitir q esse carro seja tão alcoólatra

    tinha um crv e ela fazia 9,5


    e e o estranho q os modelos importados da asx faziam 9

  • #1301
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    Boa Noite amigos!!

    Estou precisando daquele BOTÃO DO PAINEL para o ASX 13/13, alguém sabe onde posso encontrar?
    Agradeço!!

  • #1302
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    Citação Postado originalmente por Danillo Braga Ver Post
    Boa Noite amigos!!

    Estou precisando daquele BOTÃO DO PAINEL para o ASX 13/13, alguém sabe onde posso encontrar?
    Agradeço!!
    Que botão e esse que vc quer?

    Tenta no ebay escreve outlander sport que é o mesmo carro

  • #1303
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    O seu gps já veio funcionando? Acabei de comprar uma ASX AWD e qnd eu clico em navegação, (tanto no painel quanto no display, nada acontece... Também não to conseguindo arrumar a hora....

  • #1304
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    Citação Postado originalmente por RMAMOURAD Ver Post
    O seu gps já veio funcionando? Acabei de comprar uma ASX AWD e qnd eu clico em navegação, (tanto no painel quanto no display, nada acontece... Também não to conseguindo arrumar a hora....
    No meu caso sim. Veio funcionando.

    Mas junto com o pacote de manuais e chaves, na entrega do carro na Brabus, veio junto um pequeno micro-SD card, com os mapas e dados, que precisa ser colocando no leitor da central Clarion NX-501 BD, que fica no próprio painel, atrás do botão Map, do lado direito inferior.

    Aliás é neste mesmo cartão que é preciso gravar os radares...

  • #1305
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    Quando se toca na tela da multimídia e nada acontece! Falta o modulo!

  • #1306
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    Citação Postado originalmente por RMAMOURAD Ver Post
    O seu gps já veio funcionando? Acabei de comprar uma ASX AWD e qnd eu clico em navegação, (tanto no painel quanto no display, nada acontece... Também não to conseguindo arrumar a hora....
    Meu GPS também tá funcionando normalmente. Tenho que aprender apenas a baixar os radares.

  • #1307
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    Citação Postado originalmente por Bambucho Ver Post
    Meu GPS também tá funcionando normalmente. Tenho que aprender apenas a baixar os radares.
    Maparadar. Baixe os arquivos para Igo Primo e substitua na pasta: navigation - content - speedcam.

  • #1308
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    Citação Postado originalmente por RMAMOURAD Ver Post
    O seu gps já veio funcionando? Acabei de comprar uma ASX AWD e qnd eu clico em navegação, (tanto no painel quanto no display, nada acontece... Também não to conseguindo arrumar a hora....

    Verifique, se informe, se esta faltando o modulo de navegação!

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