O K&N é lavável e a capacidade de filtragem é igual ou superior ao de papel e tem garantia de um milhão de milhas.
Porem a lavagem deve ser feita respeitando as instruções e com os produtos corretos.
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Thiago, um laboratório de um amigo meu do Clube do Sentra, fez testes com alguns filtros esportivos e com os originais, comparando eles entre si!!
Dos filtros esportivos, o que mais filtrou partículas e obteve os melhores resultados foi o INFLOW e não o K&N como muitos, inclusive eu imaginava!!
O K&N tem muito nome, mas pouco faz sua função...ele ficou em penúltimo lugar só não perdendo para os "originais" Tecfil que foram terrivelmente ruins durante os testes realizados!!
Um filtro esportivo dificilmente terá uma filtragem superior ao de papel...compara-los é bobeira!! Se pegarum filtro de papel de qualidade, contras o melhor filtro esportivo..o esportivo perderá sempre em qualidade de filtração!! O único fato onde o esportivo leva vantagem sobre os de papel "originais", é no caso de entrar água dentro da caixa do filtro de ar, onde os de papel se despedaçarão enquanto os esportivos não!! O papel do filtro esportivo é isso mesmo, deixar passar maior fluxo, e com isso é inevitável segurar mais sujeira!! Como deixar passar mais ar, com menos sujeira? Esse é o enigma pra vc fabricar o filtro de ar PERFEITO.
A garantia que o K&N tem de um milhão de milhas é em relação a sua DURABILIDADE...mas vc não tem garantia nenhuma de filtragem, são coisas completamente diferentes!!
Do que adianta um filtro durar 20/30 nos se não cumpre sua função principal?! É um fato a ser pensado e colocado na balança pra ver se vale a pena!!
Abraço!
Gostaria de ver os resultados desse teste, como faço? Que norma usaram? A ABNT NBR 16401, ou as internacionais SAE J726, ISO 5011 ou a ISO 12130-1?
Já vi testes do K&N e similares, se quiser procurar o Google, inclusive postar por aqui, será útil.
Também já li varias discussões onde há desde loucos que afirmam que trocaram o filtro e ganharam 10% de potencia, até outros que dizem que o motor fundiu alguns km após a instalação.
Esses filtros laváveis e qualidade (conhecidos por aqui de esportivos) apresentam algumas vantagens, pois possuem maior área de filtragem e o elemento filtrante é de outros matérias (geralmente algodão), alem de algum fluído aglutinante.
Não é milagre, é outra tecnologia, outro custo, não que seja coisa moderna, isso já existe a décadas, inclusive o sistema de filtragem com óleo vem dos primórdios da industria automobilística.
Achar que um simples filtro vai aumentar a potencia ou diminuir consumo é ridículo, pois se assim fosse viria de fabrica, ou então o projeto colocaria um filtro comum maior.
O filtro só é vantajoso após alguma preparação, onde o motor precise respirar melhor, ou se simplesmente desejar economizar no logo prazo com as trocas.
Para maiores potencias, inclusive deve-se alterar o sistema de captação de ar, os tais de Air Intakes.
Mas se é bom pq que o filtro original não é assim?
Simples, primeiro custo, um filtro de papel tem um custo de fabricação beirando uma unidade de dólar, e são vendidos por quanto e em que quantidade?
Outra é a manutenção, quantos usuários comuns conseguem dar manutenção em um filtro desse? Ou pior, que oficina consegue fazer a limpeza e lubrificação correta? Não é muito mais fácil jogar o velho no lixo e colocar um novo?
Não sei que norma usou...vou procurar saber com ele e depois passo a você os testes em gráfico se ele tiver disponível!!
Vc mesmo acabou de confirmar o que eu já tinha falado, não existe milagre..assim como não existe maior passagem de ar com melhor filtração!!
Melhor do que qlquer norma é o seu OLHO...pois vai me dizer que ao usar um Filtro esportivo(qualquer um que seja) a TBI não fica mais suja do que usando um filtro original??!
Eu já usei por uns 5 anos de todas as marcas que vc imaginar HPF,K&N,Simota, Conico Xing Ling..e no final das contas o resultado é sempre o mesmo!! A TBI sempre precisa de uma descarbonizaçãodepois de um certo tempo...e isso que eu lavava de 3 em 3 mil km...vez ou outra lavava com 5 mas era muito difíciil!! Comprei meu Celta 0KM em 2008 e rodei em torno de 40.000km com filtro esportivo e o restante (32.000km com original). Depois de um tempo abandonei o esportivo pel oque já disse, é só enganação e ninguém me mostrou nem falou nada não..EU USEI!! No final das contas gastei mais com os esportivos(trocando de marca) e limpeza de TBI do que trocando o original!! Tá certo que aqui tem poeira pra kct, mas o filtro não é pra isso?! Tem que fazer seu papel...
Thiago, esse negócio de custos já foi amplamente discutido por aqui..não só em filtros como em todas as peças de produção em escala!!
Ninguém aqui tá falando de potência ou etc...estamos falando de poder de filtração!! eu mesmo senti diferença sim entre os filtros, no desempenho mas coisa mínima mesmo, isso devido ao fluxo maior que é uma das principais propostas desse tipo de filtro! Hoje em dia que o marketing está em cima do quesito "lavável" pois essa coisa de potência EXTRA POWER TUNDER já foi pelo ralo há algum tempo!!
Se acha conveniente usar o lavável, ótimo...use a vontade...teu motor não vai fundir com 50.000km amigo!
Mas falar que tá sendo mais cuidado do que um motor que usa filtro convencional..aí eu discordo!!
É lógico que se andar com um veículo com o filtro convencional topado de sujeira, não adianta nada, vai ser até pior do que usar um lavável!!
Mas entre colocar um novo de papel e lavar o seu a cada 5000km...eu fico com o novo de papel!!
O pessoal na página anterior estava falando sobre a iluminação do painel com leds...a um tempo achei um video no youtube que mostra uma empresa q faz essa alteração, só não faria azul, deixaria o branco ou verde mesmo...
https://www.youtube.com/watch?v=_sAT272pHWw
Rodrigo, é exatamente isso que o amigo Euclides estava procurando pra fazer na sport dele!!
Em azul tbm não gostei muito não..o branco certamente fica mais agradável e melhor pra visualizar os instrumentos!!
Mas me parece que não ficou muito bem feito não viu...algumas partes ficaram mais fortes que outras!!
Um amigo meu no Celta Clube era especialista em fazer isso em painéis..o trampo ficava muito legal e bem feito!!
O negócio é ter cuidado com as presilhas do painel, pois algumas são bem frágeis!!
E cuidado ao manusear as lampadas tbm, pois fui fazer no meu carro isso uma vez e depois de montado a lampada não pegava contato..por isso é bom sempre testar e ver como ficou antes de montar tudo de volta!!
Ok, aguardaremos os dados científicos, inclusive podemos envia-los a equipes de F1, Indy, Nascar, etc que utilizam filtros de algodão banhados em óleo, já que cada vez mais os regulamentos exigem maior durabilidade do motor.
Sobre o que suja TBI, na realidade é a ventilação do cárter com seus vapores do óleo, não houve nenhuma mudança para melhor ou pior depois de utilizar o K&N, inclusive só optei por este em apenas um dos meus carros justamente pelo custo do filtro original, faço a limpeza do K&N a cada 30.000 km e não é cônico e sim instalado exatamente no mesmo local do original.
Instalar um filtro desse em um carro popular onde original custa uns R$15,00 realmente não vale a pena.
A galera to vendo aqui pivôs para trocar, até agora vi duas marcas diferente e preço também, porém não as conheço então queria saber se vocês já usaram ou ao menos sabem se é de boa qualidade!
Então achei a mando por R$79,00 os superiores e R$69,00 os inferiores, e vi tb a DLV R$65,00 ambos!
Será que são de boa qualidade ou devo procurar outros?